Dicas valiosas de iluminação para banheiro

Dentre todos os ambientes domésticos que podem ser otimizados por meio da decoração e da iluminação, o banheiro é o que oferece os resultados mais surpreendentes – justamente por ser uma área muito utilizada, mas que recebe pouca atenção dos projetos luminotécnicos.

A iluminação para banheiro tem relação direta com a qualidade de vida: onde se cuida do corpo e do bem-estar. Pensando nisso, o blog Decorlumen preparou dicas práticas e essenciais sobre o assunto, confira:

Porque investir na iluminação para o banheiro

Se você quer ter um ambiente aconchegante ao mesmo tempo que funcional, é hora de pensar bem na iluminação do espaço; lâmpadas fortes, por exemplo, devem ser evitadas.

A decoração nesses ambientes tem ido muito além dos azulejos e lâmpadas azuis, com aposta em novas ideias que aproveitam mais centímetro e criam núcleos e temas.

Além disso, como toda região da casa, o banheiro também deve ser estruturado e decorado conforme o seu estilo de decoração e preferências pessoais, equilibrando os objetos decorativos, a paleta de cores e as sensações de cada cômodo.

Organizando os pontos de luz

É importante definir uma iluminação central para o banheiro. Mesmo que ela seja composta por vários fachos de luz, ter um foco central pode ajudar a economizar energia nos usos rápidos, desde que você opte por lâmpadas de baixo consumo, como as de LED.

Considere um plafon – modernidade e sutileza

Plafon para banheiro

Uma das opções mais queridas e que combina muito com o banheiro são os plafons; transparentes ou opacos, ele oferece uma luz mais difusa, que é útil e tem alcance uniforme sem incomodar. Além de combinar com diversos temas minimalistas e rústicos.

Pendentes e lustres, também!

Pendentes de iluminação para banheiro

O lustre e o pendente para banheiro fazem sucesso especialmente naqueles que não têm área de banho, que são apenas áreas públicas da casa, porque podem dar uma focalização mais especial para o lavabo, para facilitar a maquiagem ou higiene básica, por exemplo.

Iluminações descentralizadas: funciona?

Se tiver um banheiro bastante espaçoso, especialmente se tiver banheira, é provável que você prefira ter mais de um ambiente; para o banho, a temperatura da luz mais ambar dá muito mais relaxamento, enquanto a luz mais azulada sobre o lavabo ajuda nas tarefas do dia a dia e também a ficar mais desperto ao escovar os dentes pela manhã.

Luminárias para banheiro são ótimas opções para começar de forma prática e econômica, já que muitas peças têm aquele design versátil para diversos temas.

Teto decorado – detalhes que fazem diferença

Sancas para banheiro

As sancas criam ótimos efeitos decorativos no teto, especialmente em apartamentos com espaço mais limitado. O melhor é que é possível instalar uma iluminação indireta e com grande alcance na estrutura, com efeito moderno e clean.

Depois, para agregar um pouco mais de luz, basta posicionar outras fontes mais específicas, tais como:

Spots de luz

Spots de luz para banheiro

Os spots de luz garantem efeitos incríveis na hora de destacar algo. Além de complementar muito bem a iluminação instalada, eles podem jogar mais luz sobre o lustre, aumentar a precisão de cores do ambiente e até mesmo serem instalados ao pé da banheira para dar marcação e mais segurança ao sair do banho.

Evite instalar muitos spots juntos, para preservar a estrutura do teto e da parede e, caso precise de mais luz, você pode escolher lâmpadas com maior potência.

Arandelas

Arandelas para banheiro

Com um tom mais intimista, as arandelas não são aplicáveis somente aos halls e jardins. Elas também garantem um toque muito especial para seu banheiro, especialmente ao redor do espelho.

É muito importante considerar que, se o espelho for usado para fins estéticos, como aplicar maquiagem, é fundamental haver foco de luz lateral, porque o foco da luz do teto causa sombras sob partes do rosto.

Fitas de LED

Fitas de LED para banheiro

Também é interessante usar fitas de LED na borda do espelho ou sobre a bancada, que dão um toque ainda mais profissional e podem ser agregadas com qualquer outro estilo de iluminação para banheiro mencionado acima.

Dicas finais – adequando a iluminação

O tipo de iluminação que você escolher tem de estar em sintonia com o layout do ambiente. Por isso, preste atenção ao tema e às cores do ambiente: paredes mais escuras absorvem mais luz e exigem lâmpadas mais fortes.

O nível ideal de temperatura para ter uma boa reprodução de cores no espelho fica entre 3.000 e 4.000K, assim você pode mesclar essas duas temperaturas para tentar um efeito ainda mais natural.

O foco principal costuma estar sobre a bancada da pia; evite spots por sobre a privada e, no espaço do banho, iluminação mais fraca e em tons quentes garante muito mais relaxamento.

Aqui no blog da Decorlumen você confere muitas outras dicas de decoração e iluminação para todos os ambientes de casa. Acompanhe nossas atualizações para receber os conteúdos em primeira mão.

Nos vemos na próxima postagem!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.