Decoração para casas de praia: 7 dicas para te inspirar!

Casas de praia são lugares relaxantes e aconchegantes que emanam tranquilidade, beleza e frescor. Mas existem alguns cuidados para decorar esses lugares, devendo sempre ter em mente os materiais de fabricação dos objetos devido à maresia e ao clima.

Hoje, preparamos uma série de dicas para te ajudar na decoração da sua casa de praia com o maior aproveitamento dos ambientes. Continue sua leitura para não perder nenhuma dica de como embelezar seu recanto no litoral!

1. Ilumine bem os ambientes!

A iluminação é um fator essencial para um ambiente acolhedor. Decidir a temperatura das cores das lâmpadas é essencial para seu lar transmitir uma mensagem de local arejado e aconchegante. Luzes quentes expressam conforto e tranquilidade, já as frias trazem atenção para os detalhes.

Além de definir a temperatura das luzes, fazer a escolha das luminárias corretas é primordial. Em razão da maresia, opte por acessórios de iluminação em alumínio, aço inox ou cerâmica.

Aqui na Decor Lumen você encontra peças que possuem garantia de resistência à maresia para atender quem está buscando a melhor iluminação e com qualidade para sua casa de praia.

cozinha e sala bem iluminadas

2. Brinque com as cores

Casas de praia tipicamente usam cores neutras e claras, já que regiões quentes pedem por um estilo mais clean. Brincar com as cores certas em alguns objetos de decoração, como almofadas, trilhos de mesa, cachepots e quadros, podem trazer uma diversão e leveza de forma sutil.

O azul, além de remeter ao mar e ao céu, traz serenidade e calmaria para os ambientes – vai ficar um conceito bem navy. Essa cor também traz sensação de profundidade, ajudando a ampliar os cômodos da casa.

Você pode apostar em uma decoração monocromática com tons de azul e alguns pontos focais em amarelo, para uma decoração moderna, serena e alegre ao mesmo tempo.

sala montada com móveis de diferentes cores

3. Utilize móveis rústicos em madeira maciça

O toque rústico de móveis feitos em madeira transformam o ambiente e o deixam mais próximo da natureza. Mobiliários de madeira maciça, como mesas, aparadores, armários, camas e outros, são clássicos e combinam com diversos estilos de decoração. Além disso, a madeira apresenta alta durabilidade e resistência à maresia.

Apesar dos vários benefícios dos móveis feitos em madeira, estes requerem cuidado e manutenção anual. Pelo menos uma vez ao ano deve ser feita a aplicação de verniz no mobiliário, garantindo uma maior longevidade para a madeira.

móveis elaborados em madeira maciça

4. Aposte em objetos decorativos inspirados no mar

Decorações relacionadas ao universo marítimo são essenciais para uma casa de praia. Peças que aludam a conchas, anzóis, lemes, estrelas do mar, âncoras ou barcos, estes objetos trazem todo o charme do litoral para dentro de casa.

Acessórios de esportes náuticos, como remos ou pranchas de surfe também são ótimas referências para o clima praiano.

sala com ambientação naútica

5. Dê um toque tropical em sua casa usando plantas!

Folhagens e flores trazem frescor, tranquilidade, leveza e dão um toque especial para sua casa de praia. Mas, é preciso considerar as condições climáticas da região para ter plantas duradouras e belas por mais tempo.

Plantas tropicais como samambaias e costelas-de-adão são as mais indicadas. Também temos opções de plantas artificiais e preservadas que podem ser escolhidas para as casas de praia.

Confira nosso post sobre plantas para interiores e saiba quais são as melhores espécies para se ter em casa!

sala ambientada com plantas

6. Use decorações naturais

Artigos de decoração naturais feitos a partir de matérias-primas orgânicas como a palha, fibras naturais de palmeira ou bambu, são ideais para aqueles que querem explorar as sensações de aconchego e calor humano em suas casas de praia.

Peças de artesanato feitas por artistas da comunidade local também são ótimas apostas para decorar casas de praia. Além de prestigiar os artesãos da região, os artigos combinam perfeitamente com a estética natural litorânea.

7. Invista em decorações de materiais certos!

Você já sabe que devido à maresia os móveis tendem a serem danificados mais rapidamente se não forem de materiais adequados, e isso também é válido para as decorações.

Artigos decorativos em madeira são muito bem-vindos para substituir produtos em ferro ou aço – os materiais que mais sofrem com os efeitos da maresia. A cerâmica também é ótima para se ter em casas na praia, pois não são afetadas pela maresia e são muito versáteis, combinando com diversos tipos de decoração.

sala de estar decorada

Dica extra: crie espaços para relaxar!

Casas de praia são o local perfeito para passar tempo com a família e criar memórias.

Uma excelente opção para esses locais são as redes, além de confortáveis, são ótimas para relaxar e tirar um cochilo. Elas podem contribuir muito para a decoração da área externa de sua casa. Para acertar na escolha, opte por tons quentes, confeccionadas em crochê ou linho.

ambiente decorado com rede

E aí, gostou das dicas que selecionamos para você? Esperamos que sim! Compartilhe esse post com seus amigos e família, eles podem ajudar a escolher a decoração para sua casa de praia.

Fique por dentro das novidades postadas aqui no blog. Nos vemos no próximo post!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.