Estilos de decoração: transforme o seu lar com estilo e personalidade!

Uma casa é composta por diversos fatores, além de peças decorativas e todo um design planejado, os estilos de decoração precisam contar com identidade e personalidade, afinal, para se ter um lar harmonioso e aconchegante é necessário muito mais do que objetos bonitos, apesar deles funcionarem como um complemento e tanto!

As dicas em sites e revistas especializadas em design de interiores são realmente muito úteis, mas acabam se tornando vazias se não forem adequadas ao estilo de vida, funcionalidade e gosto dos moradores.

Para conquistar a casa dos sonhos é preciso muito mais do que copiar um modelo decorativo, acompanhe a leitura deste conteúdo completo que a DecorLumen preparou e fique por dentro dos mais diversos estilos e tendências!

Cada elemento contribui direta ou indiretamente na composição da sua casa, por isso, na hora de escolher qual o estilo de cada ambiente, é preciso levar em consideração um conjunto de fatores: uma lista daquilo que você deseja inserir, conhecer quais são os modelos de decoração e até mesmo a loja que você irá fechar parceria. Um estabelecimento inovador, que acompanha as tendências e é referência no assunto será fundamental!

Em outros posts nós oferecemos dicas extremamente importantes para harmonizar o seu ambiente, como essa sobre acertar a decoração do hall de entrada de um jeito simples e possível. No entanto, falaremos agora sobre o estilo geral de todo o lar.

Combinações como: clean e minimalista, contemporâneo e moderno, rústico e campestre e outros estilos versáteis e milenares que agora contam com tendências, ítens e variações ainda mais elegantes e convidativas. Desfrute com a sua família de novos ambientes propícios para momentos de tranquilidade, relaxamento e lazer!

O primeiro passo para entender melhor sobre a ornamentação dos cômodos é saber diferenciar o estilo da tendência. O estilo decorativo é a essência da casa, ao longo dos anos esse estilo pode ganhar nuances novas mas a sua essência permanece intacta. As tendências por sua vez, mudam de acordo com determinada época do ano mas nem por isso devem ser descartadas.

É completamente possível acrescentar tendências novas aos estilos residenciais, o home office por exemplo, está em alta, logo, você precisará acrescentar alguns objetos essenciais ao cômodo, um detalhe pode fazer toda a diferença. Se prepare para embarcar nos estilos decorativos, do clássico ao clean, confira os principais!

Tipos de decoração: primeiro passo para aprender a escolher!

Como citado acima, não basta escolher o estilo decorativo favorito, uma casa não deve ser somente bonita como também funcional e adequada ao lifestyle das pessoas que vivem ali. Veja só esses três passos que vão te ajudar a escolher a decoração perfeita para a sua casa:

  • Fator climático: A região e clima de uma cidade são fatores essenciais ao escolher a decoração de uma casa. As regiões mais frias pedem ambientes mais acolhedores e aconchegantes enquanto locais mais quentes chamam por um estilo clean.
  • Rotina diária: As atividades e rotinas diárias da família deve ser levada em consideração ao planejar o estilo decorativo, imagine só uma casa com objetos deslocados que mais atrapalham do que auxiliam nas tarefas diárias. Da mesma forma as cores e iluminações, tudo precisa estar em harmonia!
  • Estilo pessoal: Seguir as dicas e conceitos listados em revistas e sites profissionais podem até te proporcionar uma bela casa mas isso não significa que ela será agradável de morar. Ao decorar uma casa é preciso levar em consideração os gostos e características pessoais daqueles que residem ali. Transforme uma casa de novela na sua casa e não o contrário!

 

Agora sim, você está bem situado(a) em relação aos primeiros passos para escolher a decoração mais adequada, a seguir conheça os principais estilos, se inspire e descubra o seu!

7 Principais estilos de decoração: conheça todos e identifique o seu!

   1. Estilo Clássico

O estilo clássico é atemporal, esbanja sofisticação, beleza e elegância, esse estilo é para amplos espaços que remetem primor e classe, como o próprio nome já sugere. O décor de ambientes clássicos são compostos sobretudo por mármores, móveis robustos, mogno, bronze, dourado e outras peças marcantes.

Para um quarto clássico por exemplo, prateleiras e armários escuros são indispensáveis. Na sala de estar invista em cortinas de seda de cores variadas e cheias de personalidade como vermelho ou dourado. Escolha poltronas de botonê e outros ítens bem detalhados. O clássico não deve ser apenas belo ele também precisa inspirar conforto visual e ergonomico.

Os pendentes clássicos, com estruturas de ferro, são chamativos e elegantes. Eles possuem aparência marcante e direciona a luz do ambiente para o local principal. As velas ou castiçais proporcionam um toque ainda mais intimista as ambientações e podem ser utilizados nas mesas de centro da sala de estar, experimente!

Objetos na tonalidade ouro, bronze e prata são boas dicas mas acrescentar um toque ainda mais clássico a sua casa.

   2. Estilo Moderno ou Contemporâneo

O estilo moderno não cabe só para os que possuem uma paixão pelo que é futurístico. A melhor característica desse estilo é ser funcional e prático, eles oferecem praticidade e simplicidade para a casa e seus residentes. Aqui nada de objetos decorativos em excesso e a arquitetura de toda a casa é planejada para proporcionar essa sensação de fluidez no cotidiano da casa.

O estilo moderno parte do pressuposto que a casa é um organismo vivo, sendo assim, a geometria e harmonia são considerações que não podem faltar. As linhas retas por exemplo, são comumente utilizadas, uma vez que oferecem essa base para organia do espaço. Armários embutidos na parede e prateleiras são excelentes, elas escondem e organizam tudo o que prejudicaria visualmente a harmonia dacasa.

Mesas de jantar de aço inoxidável, cadeiras e poltronas com pés cromados, tonalidades em preto, branco e cinza, espaços livres e cômodos que seguem a mesma linha de continuidade na decoração são fatores essenciais para criar um ambiente moderno.

Acesse o nosso post sobre lustres modernos e fique ainda mais por dentro da iluminação nesses ambientes.

   3. Estilo Rústico

O estilo rústico é perfeito para quem deseja criar um refúgio da correria do dia a dia, com ele é completamente possível criar um lar que foge completamente do urbano. Se você busca por uma casa que exala tranquilidade, esse estilo pode ser a solução!

Por serem imperfeitos e darem a impressão de naturalidade os móveis rústicos criam uma atmosfera aconchegante e vintage. Paredes de tijolos, bancadas de madeira, tonalidades envelhecidas, esse estilo pode ser aplicado tanto nas áreas externas como varandas e terraços quanto nas áreas internas como salas, cozinhas e quartos.

Acessórios que parecem desgastados ou demolidos, em zinco, porcelana, quadros de paisagem, cestos, estampas florais e xadrez dão um toque ainda mais familiar. Finalize com plantas tendências do momento, essa mescla de madeira e verde criam um refúgio ainda mais poderoso e cheio de personalidade. Invista em um lar tranquilo e relaxante!

   4. Estilo Industrial

Excelente para apartamento e lofts, o estilo industrial chegou com tudo. Esse estilo é para quem não abre mão da urbanidade e identidade. A iluminação é uma característica que conta muito aqui, ambientes claros e janelas amplas são fundamentais para essa composição. Paredes de tijolos e imitações como tubulações a mostra também são tendências em alta!

Invista em luminárias cosmopolitas, pendentes e até mesmo artesanais para um toque ainda maior de intimidade. Acesse esse post e descubra tudo sobre iluminação industrial, aprenda a reproduzir esse conceito moderno no seu lar!

Não se esqueça de misturar madeira com ferro, para criar um estilo industrial é necessário investir nessa mescla, mesas rústicas com cadeiras de ferro por exemplo, quadros abstratos, eletrodomésticos coloridos e esculturas diversas trarão uma composição ainda mais fiel a esse estilo. Para ser um adepto ao estilo industrial sem dúvidas é preciso ter muita personalidade!

   5. Estilo Vintage

A tendência vintage dominou todo o mercado de moda, decoração e design. Os móveis vintage dão um ar de antiguidade, desde a sua estrutura até as suas cores e marcas de uso. Diferente do retrô, o vintage são objetos realmente preservados e antigos de alta qualidade e beleza. A madeira maciça é uma matéria prima muito utilizada para esses compostos, peças que passam de geração em geração e objetos encontrados em antiquários e brechós também fazem parte do estilo vintage.

Para um quarto nesse estilo, aposte em penteadeiras com pés curvilíneos, espelhos barrocos, iluminação indireta, papéis de parede com ar romântico com tons mais neutros para que o ambiente não contraste tanto e continue com a cara de casa. Aposte na variação entre móveis antigos e atuais para uma atmosfera atual e sofisticada.

   6. Estilo Escandinavo 

Básico e aconchegante ao mesmo tempo, o estilo escandinavo dispõe de uma mescla entre cores brancas e neutras com as tonalidades mais vivas. O conforto e a personalidade são características muito fortes desse estilo, basicamente ele atende as pessoas que buscam por uma casa natural, que carrega consigo vivacidade em seu interior.

Para aderir a esse estilo, misture tudo o que for tradicional com o moderno, as cores brancas, cinza e bege são excelentes opções, em seguida basta decorar com peças coloridas, amadeiradas. Um piso laminado por exemplo, é ideal. Além disso, móveis como sofás e cadeiras de madeira com mantas de lã e crochê representam perfeitamente o estilo escandinavo.

   7. Estilo Minimalista

Estilo universal, o minimalista tem ganhado cada vez mais adeptos. Como o próprio nome sugere, a principal ideia desse estilo é se dispor apenas do necessário no décor, tudo isso para que os espaços possam cumprir a sua função com maestria no dia a dia. Invista em móveis de madeira com tonalidades mais claras, armários acinzentados.

O consumismo exacerbado e exagero de decorativos são excluídos desse estilo, cores leves, cleans, poucos móveis e organização imperam!

Para criar esse estilo no seu lar, aposte na iluminação natural e cores claras, esses dois fatores contribuirão para a sensação de amplitude dos cômodos. O cimento queimado, o preto e o branco são as principais cores de fundo, de resto basta decorar com detalhes mais sóbrios, quadros e itens pessoais, para não errar siga sempre essa máxima: menos é mais! 

Viu só a quantidade de estilos existentes para deixar a sua casa ainda mais a sua cara? A DecorLumen além de trabalhar com as melhores marcas e ser uma especialista no quesito iluminação e decorações de ambientes, ela conta com esse Blog repleto de dicas essenciais que fazem toda a diferença.

Aprenda a criar conceitos e inserir personalidade, conquiste finalmente a casa dos sonhos com as nossas dicas de sofisticação, decoração e iluminação de ambientes. Deixe um comentário para gente saber o que você achou desse texto, a sua opinião é essencial para gente! Sugira um novo tema e não deixe de acompanhar! Até a próxima.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.