5 Dicas de iluminação para área de churrasco! Confira!

Entender como iluminar a área do churrasco é importante para quem deseja compartilhar momentos de descontração com família e amigos, aproveitando o conforto e a praticidade que a área externa da casa pode oferecer. A iluminação é responsável por deixar o ambiente adaptado e bem-preparado tanto para o preparo de alimentos, como para desfrutar de um tempo de qualidade.

Quer saber como deixar sua área de churrasco ainda mais útil, confortável e bonita, com o clima similar de uma área de piscina? Então confira nossas dicas para que você transforme a iluminação decorativa da área externa, extraíndo o que há de melhor deste ambiente especial.

Boa leitura!

A importância da iluminação para a área de churrasco

A iluminação é um dos principais elementos de qualquer cômodo, considerando que a luz, tanto natural quanto artificial, fazem total diferença na construção de um espaço agradável e aconchegante.

 

A luz natural, embora limitada ao período do dia, deve ser especialmente privilegiada. Isso porque, além dos benefícios para plantas e para a regulação de temperatura do ambiente, ela garante boa visibilidade para a realização das atividades sem gastos com energia elétrica — fazendo com que aquele churrasco de almoço seja devidamente iluminado!

Entretanto, quando a noite chega, é importante contar com a estrutura certa para garantir luz em jantares e demais confraternizações que possam ocorrer mais tarde.

A iluminação artificial, graças às invenções cada vez mais tecnológicas, está disponível em uma variedade sem fim de opções, cores, temperaturas e intensidades. Para contar com as opções ideais, considerando desde o tipo de iluminação proposta até os materiais que revestem a estrutura, confira as dicas da Decor Lumen!

Utilize o modelo de lâmpada certo

Para poder usufruir da área de churrasco do seu lar durante os períodos de baixa luminosidade natural, tudo começa pelo básico: a escolha da lâmpada mais apropriada para esse tipo de ambiente.

As lâmpadas de LED têm ganhado destaque nesse sentido, por apresentarem grandes vantagens e serem o modelo de melhor custo-benefício. As lâmpadas desse tipo são tecnológicas e projetadas para durarem um longo período de tempo, aumentando sua vida útil.

 

Além disso, também possuem a vantagem da eficiência e da economia, pois são capazes de iluminar uma área maior gastando menos energia. Isso tudo combinado com a alta capacidade de iluminação, tornam as lâmpadas de LED a melhor opção de investimento para sua área de lazer.

Inclusive, temos um post inteiramente dedicado aos tipos de lâmpadas mais adequados para cada ambiente – não deixe de conferir!

Invista em luminárias de teto

Essa dica é para quem gosta de combinar a iluminação com aspectos de decoração – mas também serve como dica útil para todos que desejam otimizar a área de churrasco do lar. As luminárias de teto são uma ótima opção para deixar o ambiente moderno, elegante e claro.

Existem diversos tipos de luminárias, porém, para a área externa, damos destaque aos modelos que são fixados no teto (e na parede, mais adiante), também conhecidos como pendentes. Trata-se de luminárias eficientes, econômicas e que, sem dúvida, darão um up na decoração do ambiente.

Você pode escolher o pendente que mais combina com as suas preferências e com o estilo de decoração da sua casa ou apartamento, explorando entre tendências:

É possível variar, também, entre os materiais em que essas luminárias suspensas são encontradas. Entre opções feitas em metal, vidro, bambu e outras fibras naturais, você garante iluminação com eficiência, elegância e com a devida proteção contra o vento e a chuva — elementos que podem prejudicar a iluminação em ambientes mais abertos.

Spots de luz para iluminação complementar

Os spots de luz são uma solução contemporânea, original e super versátil. Graças à toda essa versatilidade, é possível criar vários efeitos luminosos com a aplicação desses objetos. Sejam arranjados em trilhos eletrificados, que permitem a mobilidade e o direcionamento de luz, ou instalados de maneira embutida e discreta, são alternativas capazes de iluminar pontos estratégicos.

 

Por esse motivo, você pode criar diferentes efeitos de iluminação, privilegiando as áreas das mesas e da churrasqueira, por exemplo. São infinitas as possibilidades agregadas pela instalação de spots na área de lazer do seu lar!

Atente-se à temperatura das luzes

Em todas as alternativas apresentadas aqui é possível aproveitar o que há de melhor em cada tipo de temperatura de luz existente. Isso porque, a depender da intensidade escolhida, você pode propiciar a criação de um ambiente completamente diferente.

Opte por luzes mais claras, que giram em torno dos 4000k, mais próximas à churrasqueira, às pias e às bancadas que serão utilizadas para o preparo de alimentos. Essa opção facilita a visualização para um manuseio de alimentos e facas de maneira mais precisa, trazendo mais segurança para os preparos.

Deixe as luzes mais amenas — de 3000k ou menos — para o setor destinado ao relaxamento e à boa conversa. Cores mais amareladas auxiliam a construção de um contexto mais aconchegante e intimista à área, tornando-o um pouco mais agradável e propício ao descanso.

Deixe a luz natural entrar

A última dica da nossa lista é nada mais que um reforço: deixe a luz natural entrar! Isso significa abrir as janelas, no caso dos apartamentos, e aproveitar o espaço externo, no caso das casas.

 

Essa dica é muito útil no caso de confraternizações e reuniões que aconteçam durante o dia, pois é quando a luz solar é mais intensa e pode até mesmo dispensar a utilização de qualquer fonte artificial de luz. Fique atento para privilegiar as entradas de luz natural na área em questão, evitando bloqueá-la com outras estruturas.

E então, gostou das nossas dicas? Siga o blog Decorlumen para receber atualizações semanais de ideias, sugestões e inspirações diretamente do universo da iluminação decorativa, tanto para extrair o máximo da sua área de churrasco, como de outras partes importantes da sua casa!

Fique à vontade para conferir dicas para iluminar seu hall de entrada, por exemplo, tornando a entrada em casa muito mais segura e requintada para você, sua família e suas visitas.

Até a próxima publicação!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

9 comentários em “5 Dicas de iluminação para área de churrasco! Confira!”

  1. Olá bom dia!
    Gostaria de saber qual a cor de luz indicada para área de churrasco.
    Cor das Lâmpadas: branca ou amarela?
    Obrigado.

    Responder
  2. Boa tarde
    Qual desses 2 modelos de Lâmpadas tubular Led deixam mais aconchegante: 3500k ou 4000k.
    Minha área de churrasco é de madeira e tem aproximadamente 50m². Quantas lâmpadas tubular LED preciso colocar?

    Responder
  3. Falou, falou e não disse merda nenhuma. Só faltou dizer nos contrate que eu te conto. Perda de tempo ler isto!

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.