Iluminação de jardim, saiba como transformar seu jardim

Qual sua parte favorita da casa? Sala, cozinha, quarto? Para muitos, a resposta é ‘jardim’. Isso mesmo, pode não parecer para alguns, mas o jardim é parte integrante e fundamental da casa. Ele dá harmonia ao ambiente e deixa ele muito mais agradável por oferecer um contato direto com a natureza.

Muita gente deixa o jardim como segundo plano, dando atenção somente ao interior, no entanto, o aspecto da casa pode mudar de acordo com o jardim, seja para melhor ou para pior. Assim, deixar o garden caprichado é fundamental!!

iluminacao de jardim decorlumen

Um dos principais aspectos que fazem toda diferença na jardinagem é a iluminação, que torna o ambiente externo funcional e mais bonito em períodos noturnos. Além de tudo, a iluminação destaca detalhes e cria jogos de luzes e sombras que dão um toque especial ao paisagismo.

Ou seja, adotar as luzes no jardim só tem vantagem: além de complementar a decoração, deixa o ambiente muito mais funcional. Com as luzes, é possível desfrutar do espaço externo até durante a noite, abrindo espaço para festas e diversas atividades ao ar livre.

Mas é claro que não estamos falando da iluminação vinda de lâmpadas normais, né? Estamos falando dos tipos de iluminação especialmente pensados para jardinagem. Confira os tipos de iluminação para ambientes externos e aprenda como transformar seu jardim!

Tipos de iluminação para o jardim!

Ter um jardim todo iluminado deixa o visual da casa muito mais charmoso. A paisagem noturna com as luzes adequadas dá um ar de romantismo e sofisticação ao cenário, sendo muito estimada para casamentos e jantares a céu aberto. Então que tal transformar totalmente seu jardim usando apenas alguns itens de iluminação? Confira os tipos de iluminação e se inspire!

Espetos de jardim

espetos decorlumen para jardim

Quando ouvimos a palavra “espeto”, nos vem à mente um instrumento de madeira ou ferro com a ponta fina. O espeto de jardim tem esse nome porque segue o mesmo princípio do espeto tradicional: seu formato é pontuda para que seja possível ser fincado no solo com mais precisão. Desse modo, a lâmpada fica para fora da terra e o finco embaixo. O foco de luz pode ser direcionado ou não, dependendo do modelo, e são ideais para destacar o jardim em partes com forrações.

Refletores

decorlumen iluminacao piscina

Os refletores de jardim são ideais para iluminar pontos específicos do jardim, como estatuetas, árvore, entre outros. Então se você deseja um instrumento com luz forte e focada para deixar seu espaço mais charmoso, o refletor é a melhor opção para você!

decorlumen iluminacao area externa

Postes de jardim

Contrário dos refletores, os postes de jardim são ideais para difundir a luminosidade por todo o lugar – assim como os postes que vimos nas ruas. No entanto, eles possuem formas diferenciadas, com designs que complementam o estilo do jardim. Pode ser encontrado nos modelos mais tradicionais, que são colunas de madeira com lâmpada redonda, ou atém em materiais, cores e estilos diferentes. Então se você deseja um iluminação mais ampla, invista no poste de jardim!

Luminária de chão

decorlumen luminarias jardim de chao

A luminária de chão é uma das mais utilizadas no garden paisagismo. Assim como os postes, elas fornecem uma luminosidade de forma geral, sem um foco específico, e, como são pequenas, a ideia é distribuir algumas pelo jardim para garantir uma iluminação adequada. A luminária de chão rotoplanetária é uma ótima opção para quem gosta de designs modernos e contemporâneos, e servem de decoração também durante o dia.

Lanterna

decorlumen lanternas jardim

A lanterna de jardim vai muito além de iluminar o jardim durante a noite: Acesas ou apagadas, elas são charmosas e servem como acessórios de decoração ao espaço, em designs clássicos ou contemporâneos. As opções com vela LED são perfeitas para dar um toque vintage e romântico ao ambiente, perfeitos para ficar em volta da piscina, no gramado, ou até penduradas em pontos estratégicos. Vale a pena investir nela!

Ok, mas como iluminar o canto externo da casa de maneira correta?

Primeiramente, você deve tomar cuidado para não exagerar na iluminação. Entendemos que as luzes deixam o jardim muito mais bonito, mas não há motivo de deixá-la tão clara durante a noite. O segundo passo é escolher a lâmpada certa.

As lâmpadas incandescentes consomem muito mais energia e ainda emitem calor, podendo ser prejudicial para suas plantas próximas. Prefira lâmpadas de LED, que além de terem mais qualidade de luminosidade, são econômicas e não emite radiação para as plantas.

Por último e não menos importante, é necessário ter um cuidado especial em relação aos cabos de energia das luminárias. Como o espaço é aberto e passa por chuvas constantemente, uma iluminação mal instalada fica vulnerável a riscos de algum tipo de curto-circuito. Então preste atenção se os fios estão devidamente debaixo da terra e aproveite a beleza das luminárias no seu jardim!

Agora sim você está preparado para transformar o seu jardim e deixá-lo muito mais bonito. No site da Decor Lumen, você encontra todos esses tipos de iluminação, além de muitas outras variedades. São inúmeras opções de iluminação interna e externa, desde lustres, abajures, refletores e muito mais, com a qualidade e preço justo!

Gostou desse post? Então continue acompanhando nosso blog e fique sempre por dentro das nossas dicas de tudo que envolve iluminação e decoração de ambientes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.