Iluminação moderna: conheça os modelos e aplique!

A iluminação moderna tem como principal característica o design arrojado e inovador. Atualmente, essa tendência está se tornando cada vez mais forte, atingindo novos adeptos a cada dia.

Se esse é o seu caso, hoje a Decor Lumen trouxe, os 5 principais tipos de iluminação moderna para você conhecer, utilizando pendentes, abajures, entre outros itens. Tudo isso para te ajudar a criar um visual completamente novo para seus ambientes. Siga a leitura e confira:

5 tipos de luminárias para conhecer

Antes de definir o seu projeto, conhecer os tipos de luminárias modernas que podem ser usados em um ambiente interno é essencial. Confira abaixo:

1. Pendentes

Os pendentes são um dos modelos mais usados nesse estilo de iluminação moderna, justamente por facilitar a criação de combinações em diferentes alturas e tamanhos. Sem contar também que são uma ótima forma de iluminar bem o local sem ocupar tanto espaço.

Os modelos de pendentes são diversos, incluindo as opções mais simples, carregadas de linhas retas e sóbrias, até os modelos que trazem o contraste das linhas retas com formas orgânicas em seu design. Também tem as opções mais trabalhadas com vários pontos de luz ou um maior alcance na iluminação.

Imagem de uma sala de estar com pendentes

2. Luminária de chão

Esses modelos são excelentes para decorações e iluminações localizadas, com peças inseridas perto de poltronas, na sala de estar, ou em locais para leitura. Os modelos são variados, mas costumam trazer a ideia do visual articulado.

Sala de estar decorada com luminária de chão

3. Abajur de mesa

As luminárias de mesa, por outro lado, são muito mais usadas para auxilio do que para decoração, normalmente colocadas ao lado da cama, na mesa de estudo ou nos escritórios, como uma luz de apoio. Existem diversos modelos que podem ser explorados e que complementam muito bem na decoração do local.

Normalmente os abajures modernos carregam consigo a ideia do inovador, seja por meio de grades, de linhas, do contraste ou simplesmente no incomum.

Menina estudando sobre a mesa com iluminação de um abajur

4. Arandelas

As arandelas costumam aparecer muito mais em quartos, próximos à cama, do que em outros ambientes da casa. Mas, por terem como objetivo oferecer uma melhor claridade para momentos de leitura ou outras atividades que exigem foco, eles podem ser usados também em espaços de convívio.

Imagem de um quarto iluminado com arandela

5. Painéis e fitas de LED

Os painéis de LED, que ganharam muito espaço no ramo de iluminação por sua praticidade, modernidade e simplicidade, são modelos que podem ser usados em qualquer cômodo. As fitas de LED também são super modernas e podem ser usadas de diversas formas, desde destacar prateleiras e decorações até completar uma iluminação sóbria e elegante nos espaços.

Imagem de um banheiro iluminado

Decoração moderna: dicas para ter em casa

Atualmente, os projetos de iluminação no estilo moderno estão cada vez mais trazendo a tendência de usar luminárias decorativas, que nada mais são do que itens que servem para iluminar, como também para decorar.

Dessa forma, é válido investir em produtos com designs desenvolvidos nesse estilo, como por exemplo aqueles que você conheceu aqui:

  • Pendente;
  • Luminária de chão;
  • Abajur de mesa;
  • Arandela;
  • Painel e fita de LED.

Com essas 5 opções de luminárias, você já é capaz de transformar um espaço que até então era simples, em algo totalmente novo. Quer ver? No próximo tópico, trouxemos 3 dicas úteis e super simples para te ajudar.

Aproveite a luz natural

Basta conferir as revistas e portais especializados em decoração, que você poderá perceber a tendência do moderno com a luz natural fazendo parte do cenário. Essa é uma maneira muito prática de ter um ambiente contemporâneo e ao mesmo tempo funcional. Caso você tenha cômodos em sua casa com boa entrada de luz solar, vale a pena aproveitar essa dica!

Imagem de uma cozinha iluminada com luz natural

Faça um mix de luminárias

É cada vez mais comum nos projetos de interiores a inserção de mais um tipo de luminária moderna, como por exemplo: pendentes com luminárias de chão em uma sala de estar, abajures e arendelas em uma área de convivência… As ideias são diversas, por isso, busque pelos itens que mais chamam a sua atenção e combine-os.

Imagem de um ambiente interno iluminado com mix de luminárias

Use os detalhes

Se você já aposta nos detalhes nos seus objetos de decoração, com certeza terá muita facilidade na hora de escolher as luminárias. Afinal, com o perfeccionismo você consegue aproveitar até mesmo os menores espaços e transformá-los em verdadeiros oásis na sua própria casa. Para isso, não é preciso muito investimento, comece pelos itens menores, como abajures e luminárias de mesa, e depois amplie para cômodos maiores da sua casa.

Então, agora que você conheceu os principais itens de iluminação do estilo moderno, como também as dicas para aproveitar na sua própria casa, é possível começar ainda hoje a criar o seu próprio projeto de iluminação. Em caso de dúvidas, deixe um comentário aqui embaixo, nós teremos o prazer em te ajudar. Aproveite também para compartilhar este post com outras pessoas que, assim como você, adoram conteúdos relacionados à decoração.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.