10 modelos de pendentes para usar na decoração

Imagine um local com um bom jogo de luzes, que favorece o descanso da visão e ainda é super elegante. Imaginou? Pois é, hoje eu, Cristiele Salles, arquiteta e urbanista, já posso sugerir de antemão que neste momento, você pensou nas luminárias no modelo pendente, acertei?

 

Para quem gosta de conforto e modernidade, os pendentes são a melhor escolha. Encontrados em diversos modelos e estilos, atendem aos mais variados gostos e colaboram de forma harmônica com a decoração. Afinal, hoje em dia a iluminação é parte fundamental dos projetos de design de interiores, vistos como peças-chave para deixar o espaço ainda mais bonito.

 

Ainda, vale ressaltar que para isso, as lâmpadas comuns estão dando lugar aos lustres e modelos de pendentes, com o objetivo de complementar a decoração e dar um up no aspecto visual. Esses itens unem o útil ao agradável, já que além de muito estilosos, auxiliam na iluminação.

 

Quer saber como aderir a essa tendência do universo da decoração? A seguir, te ajudo a entender como aplicar a luminária e os 10 principais tipos de pendentes. Para ficar por dentro das dicas, basta continuar a leitura!

 

Modelo de pendente luminária

 

Pendentes: saiba onde usar!

O primeiro passo para instalar um pendente é analisar as medidas e disposições dos móveis no cômodo, já que o objeto não se limita à decoração mas também à funcionalidade. Ele se encaixa em qualquer cômodo e podem ser adaptados em materiais, cores, tamanhos e modelos.

 

Diferente do que muita gente pensa, os pendentes não são só para sala de jantar. Eles têm tomado novas formas, e assim, “invadido” cada vez mais espaços da casa! Por isso, veja na sequência algumas dicas de onde usá-los.

 

Sala de jantar

A sala de jantar é o mais tradicional cômodo em que esse tipo de luminária é aplicada. Sobre a mesa ou bancada, o item geralmente deve ficar de 70cm a 1m de altura do móvel para não se transformar em um empecilho na comunicação visual. Aposte nos pendentes mais sofisticados para deixar sua sala de jantar mais elegante.

 

Se for uma bancada comprida, uma ótima opção para deixar o ambiente mais estiloso é optar por vários pendentes iguais, alocados um ao lado do outro.

 

Quarto

Nos quartos, a recomendação é que os pendentes sejam posicionados ao lado da cama e acima das mesas de cabeceira, para trazer estilo e iluminação adequada com função semelhante à de um abajur. Nos cômodos das crianças, luminárias com formatos de personagens de desenho animado dão mais alegria e estilo. Vale a pena apostar nessas opções.

 

Para os adultos, existem inúmeros modelos de pendentes de quarto com designs que vão deixar seu espaço mais bonito e aconchegante.

 

Sala de estar

Na sala de estar, o pendente também é uma alternativa para quem não é muito fã dos abajures, mas quer ter um espaço elegante. Para isso, analise se o estilo da sua sala é mais minimalista, maximalista, clássico ou contemporâneo e combine com uma luminária com esse mesmo aspecto.

 

Agora que você sabe quais são os principais espaços para colocar o pendente, veja algumas opções desse item tão querido na decoração!

 

10 modelos de pendentes

O estilo da luminária depende muito do material e design que ele apresenta. Existem opções de tecido, madeira, cristal e muito mais para combinar com o estilo de decoração da sua casa. Confira alguns modelos de pendentes e escolha o que harmoniza melhor com a sua casa!

 

1. Pendente aramado

Os pendentes aramados são versáteis e podem ser encontrados em diversos formatos. Eles têm uma pegada mais minimalista, devido ao seu acabamento confeccionado com metais sem revestimento. Esses metais podem ser encontrados em diversas cores e formas, como dourado, cobre e preto, e são super modernos!

 

Pendente aramado no quarto

 

2. Pendente de alumínio

Os pendentes de alumínio são os mais versáteis. Com um estilo mais moderno, eles caem muito bem em ambientes descolados e apresentam diversos modelos e cores para abusar da criatividade na hora de decorar!

 

Pendente de alumínio na cozinha

 

3. Pendente de madeira

Os pendentes de madeira têm um estilo rústico e podem evidenciar esse aspecto da decoração da sua casa. Por outro lado, é possível criar um contraste equilibrado entre rústico e moderno, combinando-o estrategicamente com os ornamentos do cômodo e criando composições sofisticadas. As luminárias de madeira ficam incríveis com móveis do mesmo material!

 

Pendente de madeira na sala

 

4. Pendente de tecido

Os pendentes de tecido funcionam como peça coringa para deixar a decoração mais sofisticada e charmosa. Eles funcionam muito bem em diversos tipos de decoração, devido à sua infinidade de texturas, cores e estampas.

 

Se a decoração do ambiente for neutra, é possível abusar dos tecidos estampados nas luminárias, mas se for combinar com outros tecidos presentes no decor, opte por pendentes clean.

 

Pendente de tecido sala de jantar

 

5. Pendente de cristal

Os pendentes de cristal são ideais para quem não quer abandonar o luxo na hora de decorar a casa. Os cristais dão um toque a mais de sofisticação no ambiente, e por isso são muito utilizados em lustres, mas a boa notícia é que agora eles também estão presentes em luminárias pendentes! Existem opções das mais minimalistas às mais sofisticadas!

 

Pendente de cristal cozinha

 

6. Pendente com cúpula

Muito modernos e requisitados nas cozinhas e salas de jantar, os pendentes com cúpula são a alternativa ideal para quando o intuito é deixar em foco o espaço onde as tarefas são realizadas, como uma mesa ou balcão. Além disso, os modelos de cúpula com difusor são perfeitos para uma iluminação suave tornando o ambiente mais charmoso!

 

Pendente com cúpula cozinha

 

7. Pendente com soquete aparente

Muito moderno, os modelos de pendente com soquete aparente sugerem uma iluminação minimalista, uma decoração que referencia os itens industriais conforme o acabamento, e tem como maior vantagem a sua versatilidade, pois pode ser adicionado em qualquer ambiente da casa sem muita dificuldade de se encaixar.

 

Pendente luminária com soquete aparente

 

8. Pendente com difusor

Quando o objetivo for conquistar uma iluminação mais uniforme e que não incomode os olhos, os tipos de pendentes com difusor de acrílico são a opção ideal. A peça que envolve a lâmpada espalha a luz na parte interior proporcionando esse efeito.

 

Pendente luminária com difusor

 

9. Pendente com vidro

De forma semelhante à sensação que os lustres trazem, os pendentes com vidro são ideais para fazer parte de decorações sofisticadas e elegantes, em cômodos como a sala de jantar, o quarto, ou um espaço gourmet.

 

Pendente com vidro luminária

 

10. Pendente em trilho

Muito usado para a iluminação de balcões de cozinha e salas de estar, os pendentes em trilho formam uma combinação com os spots, garantindo uma melhor distribuição da luz no espaço.

 

Pendente em trilho luminária

 

Como escolher o pendente certo?

Para escolher o pendente ideal para determinado ambiente, primeiro você deve levar em consideração alguns pontos. São eles:

 

  • o estilo de decoração que deseja seguir: o pendente precisa estar em harmonia com o restante da decoração, por isso, determine qual o estilo utilizado na decoração daquele espaço, seja ele industrial, vintage ou minimalista, e procure pendentes que sigam a proposta;
  • o tipo de lâmpada e o efeito que ela causa: para uso nos pendentes conforme a sua função – que é direcionar a luz e não iluminar cômodos inteiros. Opte por lâmpadas com a temperatura de cor mais quente, que colaboram para a construção de um ambiente aconchegante;
  • o tamanho do pendente em relação ao local: de modo geral, o local que o pendente vai iluminar é o que vai determinar a dimensão dele, acima de balcões não há necessidade de ser muito grande, mas podem ser utilizados múltiplos pendentes menores, acima das mesas de jantar eles precisam de um tamanho maior e devem ser centralizados;
  • a altura ideal para posiciona-lo: a altura deve ser pensada para oferecer uma boa iluminação e um visual harmônico, para isso, não pode estar nem muito alto, nem muito próximo às superfícies, a altura indicada fica em cerca de 75 e 85cm entre o pendente e a superfície que ele ilumina, quando for o caso.

 

Qual a diferença entre lustre e pendente?

Tanto os lustres quando os pendentes compartilhas de uma mesma finalidade que é: decorar e iluminar ambientes. Assim, o que os difere é o formato e a finalidade. Enquanto os lustres costumam ser feitos de ramificações e braços com lâmpadas espalhadas, e uma finalidade de iluminação mais geral, os pendentes possuem um corpo unificado que geralmente comporta somente uma luz e visa proporcionar uma iluminação mais focada.

 

Qual pendente ilumina mais?

Na maioria das vezes o objetivo dos modelos de pendentes não é a iluminação geral de um ambiente. Por isso, a maioria deles não oferece uma iluminação muito forte e de alto alcance.

 

Ainda assim, quando o intuito for uma iluminação mais abrangente, o melhor caminho é optar por pendentes que emitam uma luz mais difusa, com a quantidade de lúmens ideal, e se possível preferir um cúpula translúcida que permita a passagem da luz.

 

Aproveite para complementar sua leitura e confira o artigo sobre 15 pendentes de cozinha para conhecer. Não deixe de acompanhar a próximas postagens aqui do blog para ficar por dentro de mais dicas de iluminação e decoração!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.