Pendentes: aprenda como deixar seus ambientes mais elegantes!

Um ambiente bem planejado implica em uma iluminação bem elaborada, em harmonia com os outros objetos de decoração. Antigamente, os itens de iluminação tinham como objetivo único proporcionar luminosidade, deixando como segundo plano a estética do item.

Hoje em dia, a iluminação é parte fundamental dos projetos de design de interiores, vistos como peças-chave para deixar o espaço ainda mais bonito.

As lâmpadas comuns estão dando lugar aos lustres e pendentes, que têm como objetivo complementar a decoração e dar um up no aspecto visual. Esses itens unem o útil ao agradável: além de muito estilosos, possuem focos diferenciados de iluminação, dando mais conforto ao dia a dia.

iluminacao de interiores com luminaria pendente

Para quem gosta de conforto e modernidade, as luminárias pendentes são a melhor opção. Elas são encontradas em diversos modelos e estilos, atendendo aos mais variados gostos.

Mas diferente do que muita gente pensa, os pendentes não ficam bem apenas na sala de jantar. Eles têm tomado novas formas, e assim “invadido” cada vez mais espaços da casa.

Quer saber como aderir a essa tendência do universo da decoração? A seguir, mostraremos os principais cômodos para aderir a luminária!

Luminária pendente: onde usar!

O primeiro passo para instalar um pendente é analisar as medidas e disposições dos móveis, já que o objeto não se limita à decoração mas também à funcionalidade de iluminar. Ele se encaixa em qualquer cômodo e podem ser adaptados em materiais, cores, tamanhos e modelos. Veja!

sala de jantar com luminarias pendentes

A sala de jantar é o mais tradicional cômodo em que a luminária é aplicada. Sobre a mesa ou bancada, a luminária deve ficar de 70cm a 1m de altura do móvel, para não se transformar em um empecilho na comunicação visual. Aposte nos pendentes mais sofisticados para deixar sua sala de jantar mais elegante.

Se for uma bancada comprida, uma ótima opção para deixar o ambiente mais moderninho e estiloso é optar por vários pendentes iguais alocados um ao lado do outro.

iluminacao para quarto infantil com luminarias pendentes

Nos quartos, a recomendação é que os pendentes sejam posicionados aos lados da cama, acima das mesas de cabeceira, para trazer estilo e iluminação adequada com função semelhante à de um abajur. Nesse momento, você pode ousar na escolha do material e do estilo: para as crianças, luminárias com formatos de personagens de desenho animado dão alegria ao quarto.

Para os adultos, existem inúmeros modelos conceituais e com designs contemporâneos que vão deixar seu quarto mais bonito e aconchegante. O ideal é que ele seja instalado de 70cm a 90cm de distância do criado.

Na sala de estar, o pendente também é uma alternativa para quem não é muito fã dos abajures mas quer abusar das luminárias na decoração. Analise se o estilo da sua sala é mais minimalista, maximalista, clássico ou contemporâneo e combine com uma luminária da mesma linha.

luminarias pendentes para sala de estar

Agora que você sabe quais são os principais espaços para colocar o pendente, veja algumas opções desse item tão querido na decoração!

Modelos de luminárias pendentes

O estilo da luminária depende muito do material e design que ele apresenta. Existem opções de tecido, madeira, cristal e muito mais para combinar com o estilo de décor da sua casa. Confira algumas opções e escolha o que harmoniza melhor com sua casa!

Pendente aramado

pendentes luminarias

Os pendentes aramados são versáteis e podem ser encontrados em diversos formatos diferenciados. Eles tem uma pegada mais minimalista, devido ao seu acabamento confeccionado com metais sem revestimento. Esses metais podem ser encontrados em diversas cores e formas, como dourado, cobre e preto, e são super modernos!

Pendente de alumínio

Os pendentes de alumínio são os mais versáteis. Com designs contemporâneos, eles caem muito bem em ambientes descolados, e apresentam diversos designs e cores para abusar da criatividade na hora de decorar! Procura um básico ou um diferenciado? Aposte no alumínio!

Pendente de madeira

iluminacao com uso de luminarias pendentes

Os pendentes de madeira tem um estilo rústico, e podem evidenciar esse lado da decoração da sua casa. Por outro lado, é possível criar um contraste equilibrado entre rústico e moderno, combinando-o estrategicamente com os ornamentos do cômodo e criando composições sofisticadas. As luminárias de madeira ficam incríveis com móveis do mesmo material!

Pendente de tecido

Os pendentes de tecido são super modernos e funcionam como peça curinga para deixar a decoração mais sofisticada e charmosa. Eles funcionam muito bem em diversos tipos de decoração, devido à sua infinidade de texturas, cores e estampas. Se a decoração do ambiente for neutra, é possível abusar dos tecidos estampados nas luminárias, mas se for combinar com outros tecidos presentes no décor, opte por pendentes neutros.

Pendente de cristal

Os pendentes de cristal são ideais para quem não quer abandonar o luxo na hora de decorar a casa. Os cristais dão um toque a mais de sofisticação no ambiente, e por isso são muito utilizados em lustres, mas a boa notícia é que agora eles também estão presentes em luminárias pendentes! Existem opçõe das mais minimalistas às mais sofisticadas!

Agora que você sabe como escolher o melhor pendente para sua casa, é hora de por em prática. No site da Decor Lumen, você encontra muitíssimos modelos de luminárias pendentes para você deixar sua casa ainda mais elegante. Confira!

E não deixe de acompanhar nosso blog para receber mais dicas de iluminação e decoração!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.