Iluminação para escada: 5 ideias para destacar a estrutura

Todos os lugares da casa pedem atenção quanto à iluminação, seja pelo motivo básico de clarear a área para uso ou para valorizar estruturas e decorações.

Entretanto, existem alguns pontos estratégicos que podem ficar de lado. É comum elaborar o projeto de iluminação pensando nos cômodos como um todo ou focando em detalhes somente em alguns pontos específicos — como na iluminação do escritório, visando deixar o setor da mesa mais confortável visualmente para estudos e trabalho.

Pensando nisso, o blog da Decor Lumen te apresenta 5 ideias muito interessantes de se aplicar na iluminação para a escada.

Siga conferindo o post para conhecer desde estratégias práticas e muito eficientes para extrair o máximo de benefícios das luzes nas escadas até os principais motivos para dar uma atenção especial aos degraus.

Boa leitura!

5 dicas para fazer sua iluminação para escada

Confira, agora, 5 dicas especiais para fazer a iluminação para escada na sua casa. São toques elegantes que vão explorar ao máximo o que as mais diferentes possibilidades que o mundo da decoração e iluminação tem a oferecer!

1. Lustres e pendentes são alternativas clássicas e seguras

Uma excelente alternativa para você explorar é dedicar lustres e pendentes específicos para a região da sua escada, sejam elas retas e tradicionais, em curvas ou em espirais.

Essa dica vale para diversos tipos de escadas, incluindo as que ficam mais ao canto de cômodos e não tenham uma iluminação tão elaborada na sua proximidade.

De quebra, essa alternativa ainda oferece muita elegância, reforçando não somente a iluminação para a escada, como também a estética de todo o ambiente.

2. Balizadores e embutidos no próprio degrau

A aposta em balizadores e demais embutidos no próprio degrau propõem um charme único para cada degrau da sua escada, tornando-a uma parte importante da sua decoração, enquanto oferece a devida iluminação para cada passo que for dado nessa escada!

Essa é outra estratégia muito válida para quem possui escadas mais curvas que, a depender da sua extensão, podem não ser completamente iluminadas somente por um ponto de luz.

A estratégia permite uma iluminação igualitária e equilibrada por todos seus degraus.

3. Spots ao lado da escada

Os spots podem ser usados de maneira estratégica em diferentes posições, o que coloca essa alternativa como uma das mais versáteis para o seu projeto de iluminação para a escada.

É possível explorá-los mais altos na parede lateral, em padrões de distribuição que permitam a iluminação da estrutura toda.

Entretanto, vale destacar os spots sendo utilizados de maneira muito parecida aos balizadores de degraus destacados no tópico anterior quando instalados mais abaixo, na altura dos pés. Essa é uma solução para iluminar os degraus mesmo em escadas vazadas.

4. Balizadores ao lado do guarda-corpo (junção escada parede)

Já deu para perceber que os balizadores também oferecem muitas possibilidades, sendo poderosos aliados em projetos de iluminação modernos.

Outro modo de uso dessa possibilidade é ser aplicada na junção entre degraus e parede ou guarda-corpos.

Nessa posição, os balizadores proporcionam um feixe de luz elegante, capaz de propiciar a devida iluminação e destaque estético para a escada — valorizando, ainda, tanto as peças que estiverem penduradas quanto a decoração de papel de parede implementada.

5. Arandelas

As arandelas são, originalmente, recomendadas para reforçar a iluminação externa, sendo versões modernas dos tradicionais candelabros e ideais para serem utilizadas em muros.

Com o avanço da estética aplicada nesses elegantes itens, elas se tornaram uma alternativa interessante para quem planeja trazer reforço estético e de iluminação em uma só instalação.

São variadas as opções de cúpulas disponíveis para você explorar e encontrar a alternativa que mais combine com a decoração vigente no cômodo, seja ela mais minimalista, moderna ou mais clássica.

Use e abuse delas para trazer uma iluminação eficiente das escadas, mas também mais intimista e elegante do ponto de vista estético.

Mas já fica a dica do blog a se atentar para a escada como uma possibilidade especial de fazer uso dos jogos de luzes, considerando a possibilidade de utilizá-las em diferentes ângulos que permitam um visual moderno ao explorar a estrutura dos degraus, por exemplo.

Por que a iluminação para a escada é importante?

A iluminação para a escada é muito mais importante do que parece ao considerarmos desde fatores decorativos até questões de segurança do seu uso.

Esteticamente, principalmente quando falamos de iluminação para escada interna, vale o destaque para a possibilidade de aproveitar as paredes próximas para dispor quadros e nichos que merecem o devido destaque.

Outro ponto importante é o destaque da própria estrutura da escada, que pode apresentar um acabamento especial tanto nos seus degraus quanto no material utilizado no corrimão.

Junte essas dicas de ouro com alguns cuidados básicos — como a preferência pela economia e eficiência das lâmpadas de LED e o cuidado com a temperatura das lâmpadas em escadas de madeira — para explorar o modelo que mais combina com sua escada e com o seu gosto!

Aproveite para verificar, ainda no blog da Decor Lumen, todos os benefícios que uma iluminação com perfil de LED pode trazer para os cômodos da sua casa. Leve luzes elegantes e estratégicas também para o teto do seu lar!

Até o próximo post!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.