Iluminação para escritório: conheça o comfort office!

O ambiente de trabalho é o local onde passamos a maior parte do nosso tempo e por isso precisa ser planejado com cuidado e atenção especial. Uma composição harmônica e equilibrada faz toda a diferença e é por isso que a iluminação para escritório é tão importante.

A iluminação possui um papel significativo na construção desse conceito, comfort office, que nada mais é do que uma ambientação confortável no trabalho e se instaladas de maneira errônea, resultam em queda de produtividade, estresse, mau humor e outras desvantagens.

Mais do que decorativa a iluminação corporativa possui um papel de otimização e performance de todo o ambiente. Imagine só executar as tarefas diárias em um local desconfortável, pouco iluminado ou claro demais? A quantidade de lâmpadas, qualidade dos feixes e o posicionamento são estruturas que devem ser levadas a sério em um projeto luminotécnico.

Nesse Post, nós da Decor Lumen, reunimos as melhores informações e dicas para surpreender em uma decoração de escritório perfeita, continue a leitura e confira!

A iluminação para escritórios e suas nuances!

Ao pensar em iluminação, surge uma outra série de fatores a serem analisados. Uma lâmpada nova somente não basta, é necessário avaliar a estrutura do local, tamanho, posicionamento das mesas, tonalidade das lâmpadas, as cores das paredes e até mesmo a incidência de luz natural.

Dar a devida atenção ao aspecto da iluminação não é um fator de luxo, uma vez que a própria Norma Regulamentadora de número 17 descreve responsabilidades que uma empresa precisa ter em relação a ergonomia.

Partindo desse pressuposto, uma iluminação deve proporcionar desde segurança em caso de imprevistos ou perigos, ao enxergar bem com completude um ambiente até mesmo a comodidade visual livre de reflexos, contrastes ou sombras.

As persianas e cortinas também são muito úteis ao privar a entrada do sol em um momento inoportuno e até mesmo reduzir significativamente o calor. Um ambiente prejudicial no quesito luminosidade pode provocar a longo prazo perda da capacidade otimizada da visão de um colaborador e a curto prazo constante fadiga, estresse psicológico e dor de cabeça.

Viu só a quantidade de fatores influenciáveis a partir da iluminação? Eleve o nível da sua empresa, ambientes estruturados que valorizam pessoas produzem resultados acima da média!

Acerte em cheio na escolha da iluminação para o seu escritório, logo abaixo, contamos 6 dicas essenciais para um projeto seguro, iluminado e confortável! Acompanhe a leitura!

6 dicas para não errar na iluminação do escritório

1. Iluminação Difusa

Com certeza a primeira dica seria essa, em alta, esse termo traz consigo inúmeros benefícios e aspectos técnicos essenciais para não errar em um investimento de iluminação.

A dica principal é: evite as tradicionais lâmpadas de teto que projetam uma iluminação direta. A energia desprendida dessas lâmpadas durante todo o dia em cima do colaborador prejudica o trabalho e causa estresse.

Leve sempre em consideração os móveis e a distribuição das pessoas naquele determinado local e de maneira alguma escolha uma voltagem alta. Elas aumentam a temperatura local, o que resulta em um calor e desconforto desnecessário e refletem sobre o papel atrapalhando diretamente na produção.

A missão nessa tarefa é iluminar o escritório de maneira difundida, ou seja, em todo o ambiente, o difusor faz com que a luz se espalhe suavemente pelo espaço sem resultar naqueles contrastes e brilhos inconvenientes e excessivos.

As lâmpadas de led são uma ótima escolha, por serem lâmpadas mais frias e se aliadas a uma tonalidade clara nas paredes formam o conjunto perfeito para uma iluminação homogênea e relaxante.

2. Posicionamento 

Preste atenção nessa dica, ela é fundamental! Para alcançar uma distribuição ideal de iluminação é importante se atentar tanto aos móveis quanto as funções realizadas em cada tipo de escritório. A disposição de mesas também deve ser observada, uma vez que estando em lugares diferentes as necessidades também se tornam diferentes.

Uma luz traseira que incide diretamente na tela do computador causa incômodo e cansaço na visão, além de dificultar o trabalho. A escolha dos pontos de luz, ou seja, do posicionamento é fundamental ao definir se aquela ambientação está beneficiando ou prejudicando os trabalhadores.

O truque que oferecemos para solucionar esse problema se chama: luminárias de mesa! Assim elas se ajustam a posição exata de quem está ali, sem causar sombra do lado esquerdo ou direito. Com elas é completamente possível modificar a disposição seja na parte superior ou na direção e foco da lâmpada.

3. Focos de Luz

Alguns escritórios possuem inúmeras gavetas e arquivos junto aos computadores, e elas precisam de uma iluminação especial. Nesse momento, o primordial é gerar uma luz focada e muito bem projetada mas que ao mesmo tempo não agrida o ambiente.

O que funciona muito bem nesses casos são os spots de LED, aqueles trilhos criam pontos de luz focados e pontuais, a tonalidade da luz vai de acordo com a necessidade real do escritório. A temperatura branco frio é mais econômica e muito funcional!

4. Luz Natural

Não abra mão do aproveitamento da luz natural! Cada vez mais presente nos projetos arquitetônicos, a utilização da luz natural se tornou uma tendência. Com efeito, essa técnica além de proporcionar economia é bastante sustentável.

Janelas grandes e de vidro dão um ar de integração maior ao local de trabalho, isso resulta em um conforto agradável ao longo do dia de trabalho. A ideia é mesclar a luz natural com um sistema de iluminação que promova o equilíbrio, afinal a luz natural por si só passa por mudanças de acordo com cada horário e sozinha pode mais prejudicar do que beneficiar o escritório como um todo.

5. Iluminação decorativa

A decoração também faz parte do ambiente, ainda que não seja um fator decisivo elas devem ser levadas em consideração ao montar um projeto de iluminação para o seu escritório. Investir no design do seu espaço é fundamental para manter o escritório a todo vapor.

Fitas de led, spots voltados para elementos característicos e cheios de personalidade, luminárias modernas dão um ar de muito bom gosto e criatividade. Não tenha medo de ousar, invista em um espaço acolhedor e aconchegante.

6. Iluminação quente ou fria

A iluminação branca diz respeito a um ambiente de maior concentração, racionalidade e lógica. Naturalmente elas proporcionam essa sensação de produtividade. No entanto se usadas sozinhas durante todo o dia podem deixar o ambiente desconfortável e nada tranquilizador. Assim, entra em cena as luzes amarelas, elas possuem um impacto direto no nosso cérebro gerando aquela sensação de conforto, calma e aconchego

O ideal é mesclar as duas para que a pessoa possa ter a sensação de relaxamento sem perder a concentração ou a energia necessária para executar as tarefas.

Viu só como é importante investir na iluminação do seu escritório? Vai muito além da função básica decorativa ou primária de se ter energia no local, um projeto bem estruturado com equipamentos de qualidade e layout moderno e bem desenvolvido fazem com que a produtividade e performance do empreendimento suba de nível!

Atualmente as opções são diversas, pisos iluminados, fitas de led e muitas outras estratégias de iluminação que além de acrescentar elegância prometem funcionalidade extrema ao ambiente.

Chegamos ao fim desta postagem, aqui no nosso Blog reunimos sempre as últimas tendências, novidades e inspirações para uma iluminação e decoração perfeita da sua casa ou estabelecimento! Esperamos que tenha gostado, reunimos todas essas informações com minuciosidade e carinho, deixe nos comentários sugestões do que mais você deseja ver por aqui, vamos adorar saber! Até a próxima!

Deixe um comentário