Instalação de fita de LED: passo a passo completo

Instalação de fita de LED: passo a passo completo

Fita de LED: ela é uma tendência no universo da iluminação e usada por muitos, mas você sabe como instalar no seu ambiente? Seja para iluminar ou para decorar, elas são tão versáteis e podem ser aplicadas em vários locais e cômodos.

Além disso, ao optar por esses acessórios, você fica livre de precisar de mão de obra especializada para realizar a sua instalação, porque é um item simples e que combina com diversos estilos de decoração.

Hoje, vamos mostrar uma maneira super simples de utilizá-la, além de algumas dicas para você combinar a sua fita de LED com os outros itens dos ambientes. Mas antes, confira algumas informações sobre o item.

Fita de LED: versatilidade e praticidade

A fita de LED, conforme sugere o nome, é composta por vários pontos deste material, que se liga de maneira horizontal e em tensões entre 12V ou 24V. Ela pode apresentar vários tamanhos e larguras, e isso faz com que ela seja versátil para se adequar a vários espaços.

Sua intensidade e cor também podem sofrer variações que abrangem o tipo RGB ou apenas uma cor. No caso do RGB, as combinações podem dar origem a outras opções também.

Uns dos principais benefícios em se utilizar a fita de LED são o seu baixo consumo e durabilidade de aproximadamente 35 mil horas. Além disso, por ser bastante flexível, pode ser aplicada em várias superfícies diferentes.

Onde usar fita de LED?

Essa reposta é simples: onde você quiser ressaltar elementos voltados para decoração e promover uma luz direta, indireta e harmoniosa. Geralmente, ela é aplicada em gessos, atrás de racks de televisão, abaixo de escadas e armários de pia, espelhos, entre outros locais.

Valor do produto

Por serem vendidas mediante solicitação de metragem, o valor das fitas de LED acompanha o seu tamanho, cor e se ela possui controle remoto. Uma dica importante para não errar na hora de comprar a sua fita é verificar quantos LEDs ela possui por metro: 60, 30… E por aí vai.

Já que não é possível determinar previamente um valor específico, sugerimos que você realize uma pesquisa levando em consideração, é claro, a qualidade do produto.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de adquirir a sua fita de LED, vamos ao passo a passo de como fazer a instalação.

Passo a passo para instalar fita de LED

O melhor deste item é que você não precisa ser um especialista no assunto para aplicar uma fita. Confira logo abaixo como é simples e fácil e transforme o seu ambiente em um local muito mais agradável e estilo.

Decida qual será o local

O primeiro passo para ter sucesso na instalação é decidir onde ela será instalada: na parede, escada, dentro ou fora de móveis, de forma direta ou indireta? Enfim… Defina o objeto onde ela ficará fixada.

Depois disso, observe que elas possuem pontos pré-determinados para corte, fazendo com que o seu tamanho se adeque ao que você precisa.

Hora da aplicação

Se a parte de trás da fita não vier com cola, pode ser utilizada uma opção instantânea ou também de contato. Vale a pena identificar a descrição do produto antes de adquiri-lo para evitar surpresas.

Aqui, é importante ter em mente de que a ponta de energia dela precisa favorecer sua conexão com uma tomada ou junto de um utensílio que promova energia ao local.

Contato com a tomada

Após realizar a colagem da fita, chegou o momento de conferir o contato com a tomada. Normalmente, os plugs já estão acoplados para que sejam inseridos na parede, mas se por acaso houver necessidade, você pode comprar separadamente.

Insira os fios da ponta no conector, sempre observando sua polaridade. Encaixe e tranque-os com parafusinhos, utilizando a ajuda de uma chave de fenda. A parte final fica por conta da ligação do conector e o plug a ser inserido na tomada. Gostou? Simples, não é mesmo?

Agora que você viu o passo a passo, mas ainda tem dúvidas sobre os benefícios e vantagens de se utilizar a fita de LED, continue conosco e confira alguns deles!

Vantagens da fita

As vantagens deste produto são variadas, comprovando o porque que esse material tem sido cada vez mais utilizado em projetos de arquitetura e decoração de ambientes. Vamos a alguns deles:

  • Elegância: a fita de LED torna tudo mais sofisticado devido à sua iluminação, proporcionando ao local aplicado um charme que vai além.
  • Combinação: ela vai bem desde com o estilo rústico até o contemporâneo, harmonizando elementos importantes e que realçam o que há de melhor em um ambiente.
  • Tempo de vida: a durabilidade da fita é de até 10 anos, então o seu custo-benefício é realmente um ótimo negócio.
  • Sustentabilidade: sua composição não leva chumbo e mercúrio, que são elementos químicos tóxicos ao meio ambiente, então, podem ser jogadas no lixo normalmente.
  • Fatura na conta de energia: elas não pesam no consumo energético da sua casa.
  • Custo: se comparar com outros tipos de lâmpada, valem muito a pena.
  • Raios UV: elas não produzem raios UV ou infravermelhos, não apresentando danos aos móveis.
  • Flexibilidade: podem se adequar às superfícies que têm curvas e que são irregulares.
  • Versatilidade: basta escolher o cômodo da casa, que vai ficar show!

Agora que você já sabe que as fitas de LED são um ótimo investimento e como realizar a sua instalação, que tal conferir 3 ótimas dicas que preparamos em nosso blog para decorar os ambientes da sua casa?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.