Iluminação de sala: 10 opções para te inspirar!

Iluminação da sala: 10 opções para te inspirar

A iluminação da sala de estar é fundamental para o sucesso de um projeto luminotécnico. Afinal de contas, as áreas sociais da casa são responsáveis pela recepção das visitas no ambiente, sendo assim, são consideradas cartões postais nas residências.

Para auxiliar você que busca escolher a iluminação mais adequada para sua sala, nós aqui da Decor Lumen preparamos uma seleção completa com 10 ideias inspiradoras de arquitetos e especialistas em iluminação de interiores – e o que é ainda melhor, com orçamentos acessíveis.

Venha dar luz ao seu planejamento arquitetônico da sala com a gente. Confira!

Que tipo de iluminação usar na sala?

Vale lembrar, a iluminação da sala de estar deve ser indireta, ampla e acolhedora, criando desta forma, o convite para entrar e sentir-se em casa. Eis o objetivo dos ambientes sociais em uma residência: acolher e criar atmosferas de recepção e conforto.

Portanto, no projeto arquitetônico de salas pequenas, amplas ou mesmo em ambientes conjugados, é importante adicionar à iluminação da sala de estar:

  1. Iluminação LED: além de mais econômicas, criam efeitos receptivos;
  2. Tonalidade de lâmpadas quentes: ótimas opções para ambientes sociais;
  3. Iluminação ampla e indireta: é importante prezar pelo bem-estar visual dos visitantes;
  4. Luz auxiliar em prateleiras, plantas e nichos: dê vida e valorize os detalhes da decoração;
  5. Cantinho do café, bar ou leitura: a criação de ambientes conjugados está em alta!

O conceito de ambiente integrado vem ganhando forças nas últimas décadas, pois, além de otimizar espaço em um projeto arquitetônico, ainda reduz gastos em iluminação, artigos decorativos, ou ainda, na manutenção dos ambientes ao longo do tempo.

Deseja aprender os detalhes e vantagens das salas com dois ambientes? Conheça mais sobre essa tendência em alta!

Qual a melhor iluminação para sala de TV?

A melhor iluminação para sala com televisão e outros eletrodomésticos, é aquela que propicia conforto e máxima acessibilidade. E acredite, para isso você não precisar investir orçamentos a perder de vista.

Com olhos atentos neste objetivo, a Decor Lumen preparou dez sugestões para você: veja na sequência!

1. Luz indireta

Imagem de sala de estar decorada com luz indireta

A luz indireta é a iluminação auxiliar adequada para salas de estar. Em busca da criação de ambientes domésticos com conforto visual presente? Invista em artigos luminotécnicos auxiliares como plafons de luz indireta, ou ainda, arandelas bem posicionadas.

2. Jogo de luminárias

Imagem de sala de estar decorada com jogo de luminárias

Pensar em iluminação da sala é pensar na escolha de belas luminárias. Atualmente, os jogos de luminárias ganha espaço nos projetos arquitetônicos internacionais, chegando ao Brasil com grande potência. Confira o efeito criado por estas opções!

3. Tonalidades quentes e intimistas

Imagem de sala de estar decorada com luminárias de tonalidades quentes e intimistas

As lâmpadas em cores quentes são unanimidade dos especialistas em iluminação de sala de estar. Afinal de contas, a luz amarela é convidativa, capaz de criar ambientes sociais mais confortáveis aos olhos. Inspire-se nessa ideia você também!

4. LED na iluminação: sala mais acessível

Imagem de sala de estar decorada com luminárias de led

A iluminação LED revoluciona os projetos residenciais, seja em soluções ecológicas, ou ainda, na iluminação econômica dos ambientes do lar. Uma pesquisa da ABIlumi comprova, é possível iluminar mais, e gastar menos, com as opções LED. Portanto, inclua estes artigos luminotécnicos no seu planejamento e conquiste ótimos resultados nas contas de luz.

5. Iluminação: sala de estar em amplos estilos

Imagem de sala de estar ampla

Os ambientes conjugados apostam na união de diferentes estilos decorativos. Abra espaço para decorações clássicas em plena harmonia com artigos em gesso, ou ainda, spots e trilhos para iluminação direcionada: os efeitos são magníficos.

6. Perfis de LED

Imagem de sala de estar com filetes embutidos

Os filetes de luz embutidos são opções de iluminação discreta para sala. Quando posicionados próximos aos objetos que devem ser valorizados no ambiente, criam um ar intimista e convidativo, características essenciais aos espaços sociais.

7. Iluminação: sala clássica e atemporal

Imagem de sala de estar

Aposte em spots de embutir para iluminação de salas de estar clássicas em diferentes amplitudes. Além de valorizar o estilo decorativo, os spots de embutir são artigos discretos, bem como verdadeiras soluções econômicas.

Conheça o top 6 ideias de decoração para sala pequena: exemplos práticos!

8. Luminária de chão

Imagem de sala de estar com luminária de chão

As luminárias de chão são lindas opções de iluminação em salas amplas ou compactas, afinal, estes recursos luminotécnicos direcionam os olhares com classe e requinte. Além do mais, as luminárias de piso compõem a decoração dos ambientes sociais.

9. Pendentes na iluminação

Imagem de sala de estar com pendentes

Os pendentes são soluções versáteis para a iluminação auxiliar na sala de estar. Especialistas no assunto recomendam, a utilização de iluminação indireta em conjunto com opções amplas, criando assim, efeitos confortáveis aos olhos. Aposte na ideia!

10. Sancas de gesso e rodateto

Imagem de sala de estar com sancas de gesso e rodateto

As sancas em gesso e rodatetos são opções decorativas perfeitas para a inclusão de iluminação LED em salas residenciais, ou ainda, em comércios. Do clássico ao industrial, é possível criar diferentes efeitos nesta opção: conte o que achou nos comentários!

Dica extra: onde não colocar spots na sala?

É possível criar diferentes recursos de iluminação em sala de estar, entretanto, o uso de spots deve ser planejado. Evite utilizá-los em temperaturas fora das paletas de cores escolhidas. Optou por lâmpadas quentes? Confirme o estilo nos artigos de iluminação.

Garanta sintonia com 10 tipos de iluminação de ambientes para sua casa!

Gostou das dicas presentes neste blog post? Então siga de olho nos conteúdos que semanalmente a Decor Lumen prepara para você, bem como, compartilhe com amigos interessados em soluções arquitetônicas. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.