Tipos de tapete: descubra os melhores modelos para decorar

O tapete é uma peça essencial para quem busca por uma decoração completa do ambiente, considerando conforto e elegância para o chão do cômodo.

Mas se engana quem pensa que as vantagens dos tapetes param na estética. Os detalhes de cada peça podem oferecer para você e para o cômodo um reforço nos isolamentos térmicos e acústicos do ambiente, mais segurança para crianças, proteção geral para o piso e, claro, muito conforto!

Siga no post para conferir os 9 melhores tipos de tapete disponíveis e aprenda sobre a variedade de categorias existentes dentro deste universo, considerando as características e benefícios de cada uma das opções.

1. Tapete peludo

O tapete mais peludo — ou felpudo, se preferir — é uma opção clássica e muito popular!

Talvez seja o primeiro tipo de tapete que vem à mente quando pensamos em aconchego, com seus pelos macios confeccionados geralmente em lã, poliéster ou nylon.

É um modelo coringa, que pode ser utilizado em qualquer lugar da casa, mas seu “habitat natural” é, sem dúvidas, o quarto.

Por lá, ele pode oferecer conforto para as crianças brincarem ou assistirem algum desenho, enquanto sua pelagem ajuda a diminuir os ruídos e ajuda a esquentar o piso em dias mais frios!

mulher fazendo tricot em cima de um tapete felpudo

2. Tapete sisal

As versões de tapete em sisal também são muito utilizadas, sendo referências para outras peças que também se baseiam em fibras vegetais ou sintéticas trançadas, transmitindo um visual mais rústico.

Originalmente, a matéria-prima vem da planta Agave Sisalana, espécie cultivada na América Central. Mas a afinidade da Agave com o clima semi-árido do nordeste brasileiro foi tanta, que hoje também encontramos um tapete sisal brasileiro legítimo!

Essa opção de tapete é altamente durável e de fácil higienização, com um pano úmido sendo suficiente para fazer a limpeza da maioria dos casos.

Ele atende muito bem também a necessidade de proteção do piso no caso de salas muito movimentadas, sendo indicados também para serem colocados entre o chão e um móvel mais pesado.

tapete de sisal

3. Tapete desenhado

Os tapetes mais caracterizados pelos seus desenhos são mais uma superfície para você utilizar na composição da sua sala.

Eles cumprem uma função parecida com a de quadros decorativos, podendo compor o visual desejado ou ser o elemento de destaque do cômodo. De qualquer forma, trata-se de mais um elemento capaz de trazer conforto físico e visual para sua casa!

Os desenhos podem ir de formas conhecidas até conceitos mais abstratos, contando também com variedade de cores.

Em tese, os designs podem ser aplicados em tapetes de quaisquer materiais ou texturas, mas é recomendado que a técnica seja aplicada em peças com menos pelos para as formas ilustradas serem visualizadas de maneira mais clara.

Tapete desenhado

4. Tapete infanti

Tapetes infantis estão entre os modelos mais funcionais de todos!

Isso porque seus objetivos vão desde enfeitar o quarto de uma criança com formas e desenhos que chamem a atenção, até mesmo a proteção dos pequenos, ao oferecer uma superfície segura e confortável na hora da brincadeira.

Para atender tantas demandas, os tapetes infantis reúnem qualidades de diversas categorias, apresentando um aspecto mais macio e peludo enquanto ainda preza por designs visualmente chamativos para as crianças.

As imagens, aliás, podem ter até uma função lúdica, com designs que estimulem crianças menores a reconhecer e associar as figuras desenhadas na peça.

tapete infantil

5. Tapete de crochê

Poucos itens da decoração de uma casa são tão tradicionais e característicos quanto um tapete de crochê.

O inevitável ar de “casa de vó” traz um tom mais familiar ao espaço, podendo ser inserido em qualquer cômodo ao combinar com muitos tipos de sofás e almofadas.

Os fios utilizados para sua confecção podem ser naturais, sintéticos ou mistos, capazes de serem dispostos em diversos pontos diferentes, como o ponto palito, o ponto alto e o tradicional ponto cruz.

Essas e outras opções dão aos tapetes feitos em crochê a possibilidade de apresentarem estruturas únicas, enquanto seguem oferecendo muito aconchego também no toque!

Tapete de crochê

6. Tapete persa

O tapete persa é outra vertente muito tradicional, que conta com enfoque claro na sofisticação.

Os clássicos padrões partem das bordas e contornam o medalhão central. As cores envolvidas também são extremamente características, com o “fundo” flutuando entre o azul, verde e vermelho, enquanto os demais detalhes giram em torno do dourado.

Peças originais deste tipo são feitas em seda pura, contando com processo artesanal de mais de um milhão de pontos por metro quadrado, elevando seu preço e tempo de produção.

Estes aspectos tornam o tapete persa uma referência de luxo e elegância que atravessa gerações.

Tapete persa

7. Tapete de polipropeno

Dentre os materiais sintéticos utilizados como base para a produção de tapetes e afins, o polipropeno se destaca por sua versatilidade.

Trata-se de um termoplástico resistente, mas ainda assim confortável, por conta de sua flexibilidade. Também aceitam diversos tipos de tingimento, além de serem muito fáceis de se higienizar.

O polipropeno ainda sai na frente de outros materiais sintéticos quanto ao seu descarte, considerando que este tipo de plástico é facilmente reciclável e, portanto, se torna uma opção sustentável!

tapetes de polipropeno

8. Tapete de couro

Os tapetes de couro são modelos capazes de retomar um estilo mais rústico, sendo elemento de destaque em decorações que dialogam bem com enfeites do estilo western, boho e de outros estilos que valorizem o material.

As peças em couro vêm em diferentes formas, indo das mais tradicionais retangulares até a manutenção de designs próximos ao do material logo após sua retirada da vaca.

Tomando os devidos cuidados, peças de couro podem chegar às dezenas de anos de uso, mantendo o aspecto de novo.

Tapetes de couro

9. Passadeira

Passadeiras são componentes clássicos da composição de uma cozinha, cumprindo papéis estéticos e funcionais importantes na hora de utilizar fogões, pias e afins.

Elas podem ser feitas de materiais sintéticos ou em opções mais clássicas, como o crochê. Fato é que as peças oferecem proteção para o piso enquanto ajudam na decoração na cozinha!

Este tipo de tapete também pode ser usado em outras áreas de alta movimentação ou manipulação de água, como corredores e lavanderias, fazendo também com que as passadeiras ajudem a evitar acidentes como escorregões — principalmente com passadeiras que apresentem características antiaderentes.

tapete passadeiras

Muitas dessas opções apresentam funções práticas importantes para melhorar a utilização do ambiente onde o tapete é instalado. Mas fato é que, com tantas opções, é certo que existirá um tapete que encaixará bem com sua decoração e iluminação!

Continue no blog conferindo dicas importantes de decoração, como, por exemplo, 7 ideias de decoração para as paredes da sala que complementam muito bem os tipos de tapete destacados por aqui.

Até o próximo post!

Beatriz Nunes

Sou Beatriz Nunes, designer de interiores, apaixonada desde a infância pelos encantos dos tecidos e cores. Após me formar na Unifaat, mergulhei no mundo da decoração. Descobri que a decoração vai além da estética; é a essência de um ambiente saudável e expressa nossa identidade. Desde 2021, faço parte da equipe Decor Lumen, onde nossa missão é proporcionar o melhor em decoração aos clientes. Minha jornada é dedicada a criar espaços que unem beleza e conforto, transformando sonhos em realidade. Pronto para começar?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.