Decoração de lavabo: 5 ótimas ideias e outras inspirações

O lavabo é um ambiente super prático que pode ser adicionado a outros cômodos da casa, como a suíte. Apesar de muitas pessoas confundirem, não tem a mesma configuração de um banheiro, já que comporta somente vaso sanitário e lavatório.

Mesmo não estando propenso a tanta umidade quanto um local com chuveiro, os tipos de artigos decorativos, revestimentos e iluminação precisam de atenção na hora da escolha.

No post de hoje, vamos te dar 5 dicas preciosas para decorar o seu lavabo, tirar algumas dúvidas e apresentar 8 inspirações para você dar o start no seu projeto. Acompanhe:

Como decorar lavabo? 5 conselhos Decor Lumen

Antes de abrir o Google e pesquisar artigos decorativos, papéis de parede e outros itens de decoração, tem alguns conselhos preciosos que você precisa saber para decorar o seu lavabo. Estilo decorativo, medidas do ambiente, produtos resistentes à umidade e uma iluminação aconchegante estão entre os pré-requisitos.

Entenda mais:

1. Escolha um estilo que te agrada

Parece um conselho bobo, mas faz todo sentido se você considerar que vai ficar muito tempo com a mesma decoração no seu lavabo. Então, analise inspirações e decida por um estilo decorativo que tenha a ver com a sua personalidade e garanta aconchego para o espaço.

Alguns dos mais procurados são o estilo moderno, vintage e rústico. Mas, você pode deixar a criatividade fluir e agregar ainda mais o seu toque pessoal. Apenas se lembre de não carregar muito nas decorações e cores, afinal, o lavabo é um local de intimidade e pede nuances mais suaves.

Fica a dica!

lavabo em estilo minimalista

Você também pode se interessar por: dicas valiosas para iluminar banheiro!

2. Planeje a decoração e móveis conforme o tamanho do espaço

Não saia comprando qualquer móvel que vê na internet. Para ser assertivo na compra dos itens para o seu lavabo, é muito importante que você saiba as medidas exatas do seu espaço. A partir disso, considere as opções mais adequadas.

Existem excelentes modelos de mobiliários para lavabos pequenos ou grandes. É possível otimizar esse ambiente colocando a bacia sanitária e a pia na mesma parede, assim, uma faixa de espaço será deixada para a livre circulação de pessoas.

Ainda não acabou: use o espelho, as paredes e a iluminação para ampliar o espaço do seu lavabo visualmente. Recomendamos a leitura dos 7 passos que não podem faltar na reforma de banheiros pequenos.


3. Invista em decorações resistentes à umidade

Ninguém quer um local com infiltração, não é mesmo? Para não ter esse sofrimento, invista em decorações que sejam resistentes à umidade. Os melhores materiais para móveis de banheiro são:

  • Madeira maciça;

  • MDF;

  • Metal;

  • Alumínio;

  • Vidro;

  • Aglomerado.

Acima de tudo, lembre-se que o décor do seu lavabo deve ser resistente e funcional para evitar dores de cabeça no futuro. Então prefira opções duráveis e muito resistentes à humidade.

lavabo com cuba de madeira maçiça

4. Opte por uma iluminação aconchegante e harmônica com local

Lembra que citamos a importância visual da iluminação para ambientes? A iluminação difusa é a melhor opção para os lavabos e banheiros. As luminárias são centralizadas no teto, mantendo todo o ambiente iluminado de maneira uniforme.

A iluminação consegue mudar completamente o design de um ambiente. Os projetos luminotécnicos mais modernos incluem painéis de LED embutidos e plafons em posição central. Você pode explorar essa tendência no seu cômodo, descubra como usar a iluminação com perfil de LED para melhorar o seu projeto.

lavabo com iluminação de LED

5. Escolha cores agradáveis e que transmitam conforto

A escolha da paleta de cores que irá compor seu lavabo é importante, afinal, as cores podem despertar sentimentos e sensações, afetando até mesmo o nosso humor. Tons mais claros e neutros transmitem uma percepção de limpeza, ideal para um lavado!

Combinações entre cores são muito bem-vindas para deixar o espaço com um design incrível. Indicamos cores claras, como tons de azul e verde. Mas, lembre-se de que elas devem ser personalizadas seguindo o seu estilo e gosto pessoal.

lavabo verde

Conheça os 10 tipos de iluminação de ambientes para sua casa e veja como deixar os ambientes mais agradáveis.

O que fazer na parede do lavabo?

Coloque papéis de parede, revestimento, pinturas, quadros, painel ripado, itens de madeira e algumas espécies de plantas podem ser usadas nas paredes do lavabo. Use luminárias para deixar o seu ambiente incrível e único.

Quer saber como fazer isso? Acesse nosso post e descubra qual iluminação usar para o seu banheiro.

parede de lavabo com painel ripado

Para que serve bandeja para lavabo?

A bandeja para lavabo serve para guardar objetos de uso pessoal e produtos de higiene. É possível usá-la para acomodar vasos de flores, plantas e outros enfeites pequenos. Esse item tem objetivo funcional, mas também agrega ao visual do ambiente.

São vários modelos de bandeja: madeira, vidro, espelhado, marmorizado, dentre outros.

bandeja para lavabo

Gostou de saber todos os detalhes que podem ser passados para um lavabo? Essa área pode ser incrementada de uma maneira magnífica! Então, não perca a oportunidade de aprimorar o seu.

Com as dicas da Decor Lumen, você tem tudo para deixar a sua casa ainda mais linda! Portanto, continue navegando pelo nosso blog e aproveitando os nossos conteúdos.

Até o próximo post.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.