Decoração de parede de sala: 7 ideias para o ambiente

Na decoração de interiores, as paredes são sempre uma questão à parte. Afinal, deixar todas as paredes de um cômodo vazias soa como desperdício de espaço e potencial. Mas nem sempre decorar paredes é uma tarefa simples.

Antes de agir, é preciso ter em mente um planejamento muito bem definido e todos os itens comprados. E para tomar essa decisão, é muito importante explorar possibilidades antes de bater o martelo.

Pensando em você que quer adicionar vida às paredes vazias e não sabe por onde começar, a Decorlumen reuniu nesse post 7 dicas de decoração de parede de sala para você se inspirar.

Acompanhe as dicas e aplique na sua casa!

1. Monte uma composição de quadros

Não tem como evitar. Quando falamos em decoração de parede de sala, os quadros estão entre as primeiras ideias que vem à mente. E não é à toa, é uma alternativa muito prática e econômica para adicionar um pouco mais de cor e personalidade aos ambientes sem grandes dificuldades.

parede decorada com quadros

Seja na sala, no quarto, no hall de entrada ou na sala de jantar, alguns quadros e pinturas podem ser muito bem-vindos. Para isso, você pode investir em composições prontas de quadros, com alguns quadros que se conectam, ou montar a sua própria, escolhendo estampas e molduras.

2. Adicione luminárias de parede

Uma dica bacana, especialmente para decorar uma parede de destaque no quarto e na sala, é instalar luminárias na parede. No quarto, para criar um espaço mais intimista, você pode instalar arandelas na mesma altura, ao lado da cabeceira da cama.

Na sala, você pode usar diferentes tipos de luminária como complemento na decoração, compondo um visual chique ou clássico. Elas também podem ser usadas para destacar de forma inovadora alguns elementos como um revestimento na parede.

sala decorada com luminárias na parede

3. Instale prateleiras

As prateleiras são uma ótima alternativa para a decoração das paredes da sala ou dos quartos. Já que, além de decorar e adicionar mais personalidade ao ambiente, elas são itens funcionais que podem te ajudar a distribuir e organizar alguns objetos.

Existem inúmeros estilos e cores para escolher e você pode fazer a decoração de prateleiras com vasos de planta, quadros, pequenas esculturas e assim por diante.

prateleiras decorando parede

4. Utilize espelhos

Os espelhos são elementos muito aplicados em decoração de kitnets e espaços pequenos. Isso acontece porque eles criam uma sensação de amplitude no ambiente, deixando a impressão de que os ambientes são maiores.

parede com espelho decorativo

Independentemente disso, a funcionalidade e a elegância dos espelhos são sempre bem-vindas, em qualquer espaço. E quando combinados a uma boa iluminação na parede, eles formam o match perfeito para a decoração.

Então, se o seu desejo é criar um ambiente sofisticado e bem iluminado, invista na combinação de espelhos com perfis de led ou spots e veja a transformação!

5. Aplique papéis de parede

Uma outra alternativa são os papéis de parede para adicionar cor, personalidade e textura aos ambientes. Esta é uma forma mais prática e rápida de transformar, e especialmente, mudar a cor de uma parede que você sempre teve vontade.

Para isso, basta definir qual será a parede de destaque do cômodo, escolher um papel de parede que harmonize com a decoração e garantir que as outras paredes seja mais neutras para não deixar o ambiente pesado e com muita informação.

parede da sala com papel de parede azul com detalhes redondos dourados

6. Crie uma parede de quadro negro

Se você está decorando uma casa no estilo industrial ou com uma pegada mais criativa de decoração, as paredes de quadro negro são uma ótima ideia para decorar e personalizar sempre que você quiser.

Ideais para quem curte um DIY e deseja um espaço para soltar a criatividade, elas são feitas com uma tinta especial que aceita desenhos de giz.

parede de quadro negro com criança pintando à giz

Nessas paredes você pode fazer algumas anotações, marcações e desenhos. O resultado fica muito bacana e caso você canse de usar a parede como quadro, basta limpar, e deixar ela na cor escura inicial.

7. Adicione um painel ripado

A última dica da lista é ideal para quem deseja trazer adicionar textura aos ambientes, trazendo o efeito aconchegante da madeira para dentro de casa. Elegantes e sofisticados, estes itens são muito requisitados nas decorações de interiores.

Mas não se preocupe quanto ao custo ou a reforma se você não pretende investir em painéis que sejam de fato de madeira. Atualmente, existem diversas alternativas mais práticas no mercado, feitas em materiais autocolantes que causam o mesmo efeito e podem ser aplicadas por você mesmo.

parede decorada com painel ripado

Gostou das dicas? Agora que você já tem algumas ideias de decoração de parede de sala em mente, complemente a leitura conferindo 10 dicas para reformar a casa sem obra!

E para mais dicas como essa, acompanhe os próximos posts!

Petterson Ferreira

Sou Petterson Ferreira, 33 anos, formado em Administração de Empresas pela UNIFAAT. Minha paixão por projetos me levou a especializações em iluminação, com um Técnico em Iluminação da Arqtec Campinas, e em Design de Interiores, pela ETEC – Vasco Antonio Venchiarutti. Atualmente estou cursando um MBA em Gestão de Projetos, o que me habilita a liderar equipes e gerenciar projetos de forma eficiente. Acredito que o essencial é invisível aos olhos e que a paixão pelo que fazemos é crucial para criar espaços e projetos especiais. Estou sempre em busca de aprimoramento e animado para o que o futuro me reserva!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.