10 dicas de decoração residencial usando a cor laranja

Energizante, alegre e autêntica: esses são os principais adjetivos da cor laranja. Seja em áreas de convívio como na cozinha, na sala de jantar ou em áreas externas, essa tonalidade de característica quente confere uma atmosfera contemporânea e veranil.

O mais legal é que, mesmo sendo uma tonalidade vibrante, ainda oferece uma adaptabilidade incrível, possibilitando aplicação em todos os cômodos da casa! Ficou curioso para descobrir como montar uma decoração com laranja? Hoje nós da Decor Lumen reunimos aqui as melhores dicas para te ajudar a levar essa cor irreverente para dentro da sua casa, confira!

Como usar o laranja na decoração residencial?

Pode até não parecer, mas essa cor é uma ótima forma de transformar de forma positiva uma decoração e, de quebra, trazer a sensação de energia e criatividade. Por sua variedade de tonalidades, encaixá-las em projetos decorativos se torna uma tarefa fácil.

Por isso, nossa primeira dica para usar o laranja na decoração residencial é escolhendo o seu tom preferido, ou então, aquele que combina com o estilo dos móveis do espaço.

Para isso, trouxemos duas dicas super simples. Primeiramente, avalie as dimensões do cômodo que receberá o tom. Os espaços menores, por exemplo, se adaptam melhor com tonalidades claras, pois dão amplitude. Já para ambientes maiores, as cores em tons mais escros são recomendadas por oferecerem a sensação de proximidade.

A nossa segunda dica para escolher é a seguinte: defina uma única parede para reforçar que o laranja é um tom forte e muito vibrante e, por isso, ganhará destaque em qualquer ambiente que for adicionado. Dica extra: conheça as cores que combinam com o laranja, assim, a combinação se torna mais assertiva e com menos riscos de erros.

10 dicas para usar o laranja na sua casa

A combinação do laranja no seu projeto decorativo pode ser feito de duas maneiras: mesclando com cores bases para equilibrar, como o cinza, branco, marrom e preto. A segunda forma é adicionando cores complementares na decoração como o verde, azul, amarelo e vermelho.

Essa mescla de cores e subtons é uma das maiores tendências de decoração atualmente no ramo de arquitetura e design de interiores, conferindo uma esfera mais moderna e atualizada. Vamos para as dicas?

1- Nas paredes

Utilizar essa tonalidade nas paredes é uma das alternativas mais simples. Para isso, é possível combinar a parede com outros tons menos vibrantes, como o adamascado, ou apostar em tons neutros, como o preto e o marrom. Já para os móveis, aposte em peças menores e com cores básicas, que remetem uma decoração mais minimalista. A cor laranja para parede também combinam super bem peças em madeira. Inclua também os quadros decorativos para complementar.

Escritório decorado na cor laranja

2- Em cortinas

Uma forma de aproveitar essa tendência é aplicando o tom nas cortinas dos ambientes, deixando um toque mais leve e despojado para o cômodo. Esse truque fica incrível em janelas e varandas, emoldurando a paisagem do lado externo. Combine as cortinas com enfeites com cores complementares, em vasos e cestos.

Cortinas de quarto na cor laranja

3- Nos móveis

Se existem itens decorativos e funcionais que simbolizam a energia, essas peças são os móveis nos tons de laranja. Esses tipos de mobiliários oferecem conexão entre as cores e o design. Com eles, é possível brincar com a combinação contrastante do laranja com elementos em verde, vermelho e até mesmo, azul. A cor combina perfeitamente no guarda-roupa, armários da cozinha, mesas, bancos, cabeceiras e diversas outras peças.

Móveis na sala de estar na cor laranja

4- Sofá

Deseja adicionar ainda mais alegria para sua sala de estar? Que tal apostar em um sofá nada comum? Como o sofá laranja, por exemplo. Inclusive, essa ideia deve vir com acessórios para dar o toque final, sabe? As almofadas coloridas e com estampas chamativas são ótimas opções para contribuir nessa atmosfera energizante. Ouse na escolha dos móveis, mas não se esqueça dos acessórios.

Imagem de sofá laranja

5- Objetos decorativos

Vamos combinar que, de nada adianta uma decoração com móveis incríveis, mas sem acessórios, fica sem graça! Aliás, eles são maneiras interessantes para as pessoas que querem adicionar o laranja na decoração sem muita extravagância, começando pelos detalhes.

Almofadas, enfeites, pendentes, luminárias, cestos e vasos são algumas opções para aplicar o tom vibrante na decoração.

Imagem de poltrona e almofadas na cor laranja

6- Tapetes

Outro elemento que ganha destaque nas decorações é o tapete. Por isso, que tal escolher modelos com tons alaranjados? Seja em salas de estar, cozinhas, quartos ou áreas gourmet, o resulto é um espaço moderno, aconchegante e jovem.

Tapete na sala cor laranja

7- Luminárias

Nós, da Decor Lumen, sabemos da importância e diferença que as luminárias dispõem em uma decoração. Dessa forma, nossa dica é adicionar o laranja no design dessas peças, para agregar, além de beleza, uma iluminação mais agradável. Escolhe um design que combine com o estilo de decoração e adicione as peças em um cantinho que precisa de uma repaginação.

Luminárias na cor verde

8- Papéis de parede

Para as pessoas que não gostam de uma reforma ou que tenham uma aversão só de pensar em tinta e pincel, os papeis de parede podem contribuir para trazer o laranja para a decoração de casa. Aposte em opções com detalhes na cor e com mesclas de tonalidades que combinem. A estampa fica por critério do seu estilo!

Papéis de parede na cor laranja

9- Detalhes

Se você não quer adicionar o laranja como cor protagonista da sua decoração, é possível aplicá-lo como coadjuvante no espaço. Por exemplo, em uma decoração mais rústica, com móveis em madeira e cores neutras, objetos como almofadas e vasos laranjas ajudam a quebrar o efeito mais escuro.

Decoração de ambiente com detalhes na cor laranja

10- Eletrodomésticos

Se você é ligado no mundo de design de interiores, com certeza, se deparou com um projeto decorativo com eletrodomésticos coloridos, certo? A ideia nesse truque é promover um efeito mais contemporâneo para esses espaço e, nada melhor do que usar o laranja para isso. Optar por eletrodomésticos em tons claros ou escuro pode ser um jeito incrível de criar uma decoração de cozinha mais colorida.

Geladeira cor laranja

Viu só como não é uma tarefa complicada criar uma decoração com a cor laranja? Se você ficou inspirado em levar o tom para aplicar na sua casa, a Decor Lumen possui produtos que podem te ajudar nessa missão, garantindo, além de modernidade, uma iluminação de qualidade.

Conte aqui para a gente o que achou das nossas dicas! Continue acompanhando o blog, pois semanalmente estamos trazendo novos conteúdos relacionados a estilos de decoração, cores, iluminação e mais!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.