As 11 cores que combinam com laranja na decoração

Para quem gosta de ter a casa bem decorada, a busca pela harmonia dos espaços é essencial. Então, se você está no momento de transformar o seu ambiente e, ainda, tem apreço pela cor laranja, esse post é para você!

Hoje, o nosso objetivo é te ajudar a identificar qual a melhor forma de decorar os cômodos com opções que combinam com o laranja! Seja por proximidade ou contraste no círculo cromático, o fato é que, no texto abaixo, você confere nossas dicas para harmonizar espaços em torno da beleza, energia e alegria promovidas por essa tonalidade. Boa leitura!

Quais as cores que combinam com laranja?

Para identificar as cores que combinam com laranja na decoração, é preciso entender que existem duas formas para se explorar: a primeira é com cores base — visando equilibrar os tons e o ambiente —, enquanto a segunda pode ser feita com as cores que complementam o tom em destaque no círculo cromático

Você pode, então, se sentir livre para variar entre opções mais básicas (branco, preto e marrom), já em relação às complementares, você pode optar por paletas mais intensas.

São muitas possibilidades, não é mesmo? Então, confira as 11 cores que combinam com laranja para agregar à sua decoração!

1. Branco: elegante e clean

Para quem gosta de ambientes com aspectos futuristas e modernos, o branco é excelente. Você pode tanto apostar em um ambiente super marcante quanto criar algo mais simples e elegante com luminárias.

Tudo isso se deve à versatilidade natural do branco, ideal para dar o devido destaque a uma cor viva e intensa como o laranja é naturalmente.

O uso do branco, aliás, pode remeter ao aspecto clean promovido pelo estilo contemporâneo. Confira mais detalhes!

2. Preto: modernidade e sofisticação

As decorações com itens na cor preta vêm cada vez mais tomando conta dos interiores dos ambientes, e não é para menos, já que se tornam muito sofisticados e modernos. Assim como o branco, o preto pode combinar com tudo, mas ainda é necessário se ter alguns cuidados.

Isso porque essa opção é bem marcante e, se usada em excesso, vai acabar deixando o ambiente pesado. Coincidentemente, o mesmo se aplica com o laranja. Então para quem quer apostar apenas no preto com laranja, o ambiente precisa ter muita iluminação natural e artificial, considerando os períodos noturnos.

Com o equilíbrio da iluminação, o ambiente se torna mais leve e agradável. Para isso, confira depois o nosso post sobre as melhores opções de iluminação para sala!

3. Cinza

No meio do caminho entre as opções anteriores, o cinza é uma tonalidade mais fria que também contrasta bem com o laranja e toda a vivacidade natural da cor. É possível, aliás, explorar a paleta do próprio cinza para buscar efeitos mais próximos do branco e do preto ao flutuar entre opções mais claras ou mais escuras.

Essa combinação também apresenta muito potencial para ambientes externos e suas paredes, considerando sua proximidade com os característicos tons de concreto. Aproveite para ver como utilizar o cinza em paredes externas — que também pode ser muito bem complementado pelo laranja nesse contexto!

4. Creme

O creme é mais um subtom versátil, que traz a suavidade proposta pelo branco, mas também capaz de apresentar sua própria tonalidade e personalidade na medida certa.

Flutuando entre versões mais próximas do bege ou mais puxadas para o branco, o creme segue capaz de amenizar a potência do laranja, trazendo um ar colorido, mas ainda assim sóbrio e comedido.

5. Amarelo

Há algumas formas de aproveitar os subtons, sejam eles de variações do laranja ou semelhantes, como o amarelo. O uso de almofadas nessas cores trará um aspecto de conforto para a decoração, enquanto vale também apostar em quadros, vasos e plantas nessas mesmas tonalidades, para que o local siga a mesma paleta.

Você também pode aproveitar e depois conferir o nosso post sobre quais cores combinam com o dourado, uma variação do amarelo possível de ser explorada junto ao laranja para quem quer criar ambientes alegres!

6. Vermelho

O vermelho é mais uma das cores que combina com laranja que está muito próxima no círculo cromático, sendo responsável por construir um visual que exala verão!

A depender da disposição dessas composições, é possível criar um efeito similar ao tom sobre tom que se inspira nas cores do céu quando o sol está se pondo, ideal para a decoração de uma bela casa de praia, por exemplo.

7. Azul

A lógica da atração dos opostos funciona, inclusive, na combinação decorativa. Mesmo que o azul e o laranja, no círculo cromático, fiquem opostos um ao outro, as duas cores são complementares. A combinação de almofadas intercaladas nessas duas opções e a disposição de decorações nesses mesmos tons por todo o cômodo trazem uma ideia muito bacana de que tudo foi minimamente pensado.

No uso dessa combinação, nós recomendamos que a base do cômodo seja em branco, preto, ou com o uso de móveis em ambas as cores. É importante lembrar, também, que o azul e o laranja ficam muito bonitos quando ambos possuem tons fortes.

8. Verde

O uso do verde no seu ambiente precisa ser feito com muito cuidado para dar certo. Aposte em pontos bem específicos do ambiente, como algumas cadeiras na bancada, em um tom verde musgo, ou plantas para apartamento em um ambiente com móveis laranja e base branca.

Você também pode apostar nesses tons leves de verde em paredes estreitas quando a base é marrom ou branca e existem apenas alguns móveis em laranja, como poltronas e sofás.

 

9. Marrom

O uso do marrom nas decorações é muito comum, seja em móveis, pisos ou paredes. Por ser um tom próximo, as cores combinam perfeitamente. Sem contar que, como uma opção base, o marrom é muito bom para neutralizar o ambiente, mesmo que você use tons fortes de laranja.

Nesses espaços, você pode explorar à vontade os tons, desde os mais vibrantes como o dourado aos mais terrosos, mas, principalmente, lembre-se de manter o local equilibrado. Tente apostar em mais pontos marrons no ambiente para que o local não fique muito pesado, com isso, aposte em móveis, decorações e sofás nos tons de marrom.

Confira o nosso post sobre a iluminação ideal para cada ambiente e extraia o máximo do laranja e das demais cores exploradas!

10. Rosa

O rosa é uma cor que pode ser usada de diversas maneiras na decoração, principalmente sendo uma das que combinam com o laranja. Essa combinação é ideal para quem quer criar um ambiente delicado e feminino.

Para essa combinação, a dica é usar o rosa em tons mais claros e suaves, como o rosa-chá e o rosa-pálido, para que a cor não brigue com o laranja. Você pode usar o rosa nas paredes e complementar com objetos decorativos laranja, como almofadas e quadros.

11. Roxo

No caso do roxo, estamos falando de mais uma cor complementar ao laranja por ser oposta no círculo cromático. Mas, diferentemente do que ocorre com o recém-mencionado rosa, essa combinação é própria para transformar os ambientes por meio do contraste.

A força do roxo tem potencial similar ao do laranja, mas traz um aspecto mais frio e nobre ao cômodo. É um choque de cores marcantes, mas que, quando bem utilizadas, agregam vivacidade e elegância à decoração.

Em quais cômodos usar o laranja?

Quando for escolher em quais cômodos usar o laranja, é importante considerar o contexto do ambiente, já que ela representa alegria, animação, vitalidade e afins.

Por isso, é preferível que você opte por usá-la em salas de estar, cozinha, brinquedoteca e espaços mais abertos e sociais, como a área da piscina e da churrasqueira. Já em quartos e demais ambientes de descanso para corpo e mente, o ideal é utilizar somente em alguns itens.

Esperamos que essas dicas tenham te auxiliado. Agora que você sabe quais cores combinam com o laranja em um cômodo, temos certeza que você irá criar uma ambiente super sofisticado e moderno.

Fique à vontade também para se aproveitar do assunto e explorar 10 dicas de uso da cor laranja na sua decoração, explorando o máximo potencial dessa tonalidade marcante. Compartilhe esses e outros posts com seus amigos e até a próxima!

Petterson Ferreira

Sou Petterson Ferreira, 33 anos, formado em Administração de Empresas pela UNIFAAT. Minha paixão por projetos me levou a especializações em iluminação, com um Técnico em Iluminação da Arqtec Campinas, e em Design de Interiores, pela ETEC – Vasco Antonio Venchiarutti. Atualmente estou cursando um MBA em Gestão de Projetos, o que me habilita a liderar equipes e gerenciar projetos de forma eficiente. Acredito que o essencial é invisível aos olhos e que a paixão pelo que fazemos é crucial para criar espaços e projetos especiais. Estou sempre em busca de aprimoramento e animado para o que o futuro me reserva!

2 comentários em “As 11 cores que combinam com laranja na decoração”

  1. Quero pintar minha sala de estar branca e a parede onde fica a tv de laranja. Meus sofás são pretos.Será que fica feio?

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.