Cores que combinam com laranja: veja as dicas

Para quem gosta de ter a casa bem decorada, a busca pela harmonia dos espaços é essencial. Então, se você está no momento de transformar o seu ambiente e, ainda, tem apreço pela cor laranja, esse post é para você!

Hoje, o nosso objetivo é te ajudar a identificar qual a melhor forma de decorar os cômodos com opções que combinam com o laranja! Confira abaixo as nossas dicas:

Quais as cores que combinam com laranja?

A realidade é que existem duas formas de combinar o laranja na casa: a primeira é com as cores base, para equilibrar o ambiente e, a segunda, com as cores que complementam a decoração alaranjada.

Você pode se sentir livre para variar entre as três bases (branco, preto e marrom), já em relação às complementares, você pode optar pelo azul, verde, amarelo ou vermelho.

Em quais cômodos usar a cor laranja?

Há determinados lugares para usar essa cor, pois ela representa alegria, animação e vitalidade, por isso é preferível que você opte por usá-la em salas de estar, cozinha, brinquedoteca e, enfim, áreas sociais. Por isso, nos quartos é melhor utilizar somente em alguns itens, já que é um local de descanso. Continue a leitura e veja as opções de composições.

Subtons: amarelo ou vermelho

Imagem de uma sala de estar com sofá, escrivaninha, mesa de centro e almofadas nas cores amarela e vermelha

Há algumas formas de aproveitar os subtons, sejam eles de variações do laranja ou semelhantes, como o amarelo e o vermelho. Caso você tenha um sofá marrom, por exemplo, o uso de almofadas nessas três cores vai trazer um aspecto de conforto para a decoração. Vale também apostar em quadros, vasos e plantas nessas mesmas tonalidades, para que o local siga a mesma paleta.

Você também pode aproveitar e depois conferir o nosso post sobre quais cores combinam com o dourado! Mas por hora, continue conosco:

Azul: os opostos se atraem

Imagem de uma sala de estar com paredes e sofá azuis, com almofadas na cor laranja

A lógica da atração dos opostos funciona, inclusive, na combinação decorativa. Mesmo que o azul e o laranja, no círculo cromático, fiquem um oposto ao outro, as duas cores combinam quando colocadas juntas. A combinação de almofadas intercaladas nessas duas opções, e a disposição de decorações nesses mesmos tons por todo o cômodo, traz uma ideia muito bacana de que tudo foi minimamente pensado.

No uso dessa combinação, nós recomendamos que a base do cômodo seja em branco, preto, ou com o uso de móveis em ambas as cores. É importante lembrar, também, que o azul e o laranja ficam muito bonitos quando ambos possuem tons fortes.

Verde em tom leve: referência a natureza

Imagem de uma sala de estar com uma parede verde e ornamentos na cor laranja

O uso do verde no seu ambiente, para dar certo, precisa ser feito com muito cuidado. Aposte em pontos bem específicos do ambiente, como algumas cadeiras na bancada, em um tom verde musgo, em um ambiente com móveis laranja e base branca.

Você também pode apostar nesses tons leves de verde em paredes estreitas, quando a base é marrom ou branca e existem apenas alguns móveis em laranja, como poltronas e sofás.

Confira o nosso post sobre a iluminação ideal para cada ambiente!

Marrom: decoração rústica

Imagem de uma sala de estar com parede marrom, sofá e almofadas na cor laranja

O uso do marrom nas decorações é muito comum, seja em móveis, pisos ou paredes. Por ser um tom próximo, as cores combinam perfeitamente. Sem contar que, como uma opção base, o marrom é muito bom para neutralizar o ambiente, mesmo que você use tons fortes de laranja.

Nesses espaços, você pode explorar à vontade os tons, desde os mais vibrantes aos mais terrosos, mas principalmente, lembre-se de manter o local equilibrado. Tente apostar em mais pontos marrons no ambiente, para que o local não fique muito pesado, com isso, aposte em móveis, decorações e sofás nos tons de marrom.

Preto: modernidade e sofisticação

Imagem de uma sala de estar com sofá na cor preta e poltrona na cor laranja

As decorações com itens na cor preta vêm cada vez mais tomando conta dos interiores dos ambientes, e não é para menos, já que se tornam muito sofisticados e modernos. Além disso, o preto combina com tudo, mas ainda é necessário se ter alguns cuidados.

Essa opção é bem marcante e, se usado com excesso, vai acabar deixando o ambiente pesado. A mesma coisa se aplica com o laranja. Por isso, as duas melhores formas de se utilizar essa combinação é apostando na iluminação.

Para quem quer apostar apenas no preto com laranja, o ambiente precisa ter muita iluminação natural e artificial (para os períodos noturnos). Com o equilíbrio da iluminação, o ambiente se torna mais leve e agradável. Para isso, confira depois o nosso post sobre as melhores opções de iluminação para sala!

A outra maneira é apostar no equilíbrio, se você quiser usar decorações pontuais de móveis e paredes, equilibre o ambiente com pontos em branco e/ou marrom. Dessa maneira você evita que o seu ambiente fique sobrecarregado

Branco: elegante e clean

Imagem de detalhe de uma sala de estar, com parede branca e poltrona laranja

Para quem gosta de ambientes com aspectos futuristas e modernos, o branco é uma opção excelente. Você pode tanto apostar em um ambiente super marcante ou você pode criar algo mais simples e elegante. É possível ainda usar o marrom de base para o complemento do branco e trazer o laranja em itens pontuais, como um sofá, um móvel, uma mesa, para deixar tudo muito bem localizado e distribuído.

Esperamos que essas dicas tenham te auxiliado. Agora que você sabe quais cores combinam com o laranja em um cômodo, temos certeza que você irá criar uma ambiente super sofisticado e moderno.

Compartilhe esse post com seus amigos e até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.