Sumário
Diferentemente do que muitos pensam, a iluminação adequada para o banheiro tem relação direta com a qualidade de vida: é neste cômodo onde você cuida do próprio corpo e aparência. Com isso, além de fornecer boas dicas de decoração e iluminação para banheiro, o objetivo do nosso artigo de hoje é mostrar a importância e o potencial de um bom projeto luminotécnico nesse local.
Para você ficar por dentro de tudo, continue a leitura e encontre inspiração para tornar o seu banheiro um local mais aconchegante, agradável, prático e, é claro, bem iluminado!
Por que investir na iluminação para o banheiro?
Dada a importância e a frequência de uso dos banheiros, se você deseja ter um ambiente aconchegante, e, ao mesmo tempo, funcional, é hora de pensar bem na iluminação desse espaço. E nesse caso, existem diversos pontos para investir e até mesmo evitar.
As lâmpadas com IRC abaixo de 95, por exemplo, devem ser evitadas, pois podem acabar mudando os aspectos das cores no ambiente. As luminárias com iluminação difusa, por exemplo, podem ser uma ótima ideia.
Além disso, como em todos os cômodos, vale ressaltar que o banheiro também deve ser estruturado e decorado conforme o seu estilo de decoração da casa e suas preferências pessoais, equilibrando assim os objetos decorativos, a paleta de cores e a iluminação que tem o poder de transformar cada lugar.
Iluminação do banheiro: luminárias e combinações
É muito importante definir uma iluminação central para o banheiro, ter uma fonte de iluminação central pode ajudar nos usos rápidos.
Mas este é só o início, e não o único ponto a ser planejado. Por isso, pegue o seu caderninho de anotações ou bloco de notas digital, e vamos para as dicas que tratam dos principais detalhes!
1. Plafons
Caso você não conheça, os plafons são luminárias de teto com um formato versátil – geralmente quadrado ou redondo – oferecendo uma iluminação suave. Uma das opções de luminárias mais queridas, e que combina muito com o banheiro.
Eles oferecem uma luz mais difusa, útil e de alcance uniforme que não passa despercebida na decoração e não incomoda os olhos. Aliado a isso, para complementar o visual do ambiente é muito importante que você saiba usar os objetos de decoração no banheiro. Além de uma boa iluminação, estes são detalhes determinantes para um resultado ideal! Para isso confira as dicas que preparamos no post!
2. Pendentes
Os pendentes para banheiro fazem sucesso, especialmente naqueles que não têm área de banho, e são apenas áreas públicas da casa, porque podem dar um charme a mais, trazendo uma atmosfera mais intimista.
Eles causam um efeito visual surpreendente quando instalados ao lado do espelho, e acima da bancada da pia, por exemplo. Faça bom proveito disso!
3. Sancas
Um teto decorado, com acabamentos em gesso, ou uma cor de tinta diferente, também podem favorecer muito a decoração e a iluminação do banheiro. As sancas, por exemplo, são ótimos efeitos decorativos no teto, especialmente em apartamentos em que os espaços são mais limitados.
Nesse caso, as sancas proporcionam uma iluminação indireta e ampla, criando um efeito moderno e clean. Se preciso, você ainda pode complementar a iluminação na área da pia com outras fontes, como: pendentes, arandelas e até mesmo perfil de LED.
4. Spots
Os spots garantem efeitos incríveis na hora de criar destaques, e por isso pode ser muito positivo usá-los na iluminação do seu banheiro. Além de complementar muito bem a iluminação geral, eles podem ser utilizados no box para evidenciar aquele revestimento diferente. Lembrando que em áreas molhadas, busque sempre peças quem possuem o grau de proteção (IP) acima de 65, garantindo que a peça não queime com facilidade. Além do IP é preciso ficar atento se o produto possui o driver a parte, caso sim, é necessário fazer a instalação desse item fora da área do box, não excedendo a distância de 5 metros da fonte de luz.
O único ponto de atenção nesse caso fica para o excesso e a proximidade em que os spots são instalados. Evite instalar muitos spots juntos para preservar a estrutura do teto e da parede e, caso precise de mais luz, você pode escolher lâmpadas com maior potência.
5. Arandelas
Estabelecendo um tom mais intimista, as arandelas não precisam ser aplicadas somente em halls de entrada e jardins. Elas também garantem um toque muito especial ao compor a iluminação do seu banheiro, especialmente ao redor do espelho.
Você pode usá-las em conjuntos, instalando uma em cada lateral do espelho, ou de forma individual acima, ou mesmo ao lado dele. Aplicar uma arandela ao lado do espelho é uma ótima forma de criar um cantinho mais aconchegante dentro desse espaço.
6. Claraboias
Quando falamos em iluminação de banheiro, muitas vezes o box acaba sendo deixado de lado. Porém, a iluminação dentro dele também é muito importante e funcional.
Nesse caso, vale a pena apostar tanto nas claraboias – que são aberturas no telhado cobertas geralmente por vidro, permitindo a passagem da luz natural.
7. Luzes na lateral do espelho
Tanto pela funcionalidade do espelho, quanto para potencializar o seu efeito na decoração, acrescentar iluminação ao seu redor pode ser muito positivo. E para isso, existem diversos tipos de iluminação para usar. Desde arandelas, até fitas LED contornando todo seu formato.
Nesse ponto, é muito importante considerar que, se o espelho for usado para fins estéticos, como aplicar maquiagem, é fundamental haver uma fonte com incidência de luz frontal, uma vez que o foco da luz do teto causa sombras sob partes do rosto.
8. Fitas LED
Para dar um ar mais contemporâneo à iluminação do banheiro é interessante apostar nas fitas LED. Elas podem ser aplicadas nas bordas dos espelhos, contornando nichos ou seguindo as linhas das prateleiras acima das bancadas.
Aproveitando, aqui no blog há um post super completo com 5 inspirações de onde usar fita LED. Acesse e confira como escolher a melhor opção e onde instalar!
As iluminações descentralizadas funcionam?
Se você possui um banheiro espaçoso, especialmente com banheira, é provável que você monte mais cenas com a iluminação. E para isso, vai precisar de vários pontos.
Dicas finais: como adequar a iluminação no banheiro
Veja agora algumas dicas gerais para a escolha das temperaturas de cores e posicionamento das peças:
- O tipo de iluminação que você escolher deve estar em sintonia com o layout do ambiente. Por isso, preste atenção ao tema e às cores do ambiente: paredes mais escuras absorvem mais luz e exigem lâmpadas com o fluxo luminoso maior;
- A temperatura de cor da fonte luminosa deve variar de acordo com o seu gosto pessoal, há pessoas que preferem uma tonalidade mais amarelada e outras já preferem luzes brancas. Evite mesclar dois tipos de cores em um mesmo ambiente;
- Evite peças com luzes de foco sobre a bancada da pia e sobre a bacia sanitária;
- Lembre-se que no espaço do banho, uma iluminação amena pode trazer ainda mais a sensação de relaxamento!
Gostou do conteúdo? Aproveite e complemente a leitura de hoje conferindo o post que explica a diferença entre as temperaturas das cores das lâmpadas para que você saiba melhor como usar.
Aqui no blog da Decor Lumen você confere muitas outras dicas de decoração e iluminação para todos os ambientes de casa. Continue acompanhando as postagens para receber os conteúdos em primeira mão. Até a próxima semana!
Olá meu nome é Camila Lattanzi, sou Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade São Francisco em 2016. Trabalho no ramo da iluminação desde 2017, desenvolvendo projeto luminotecnico e consultoria ao cliente, visando o bem estar e conforto de cada projeto em específico. Além de ser apaixonada pela área da iluminação, descobri os encantos na decoração desenvolvendo ambientações. Com esse processo tornamos a casa do cliente ainda mais aconchegante com peças únicas e exclusivas.
Que conteúdo bacana! adorei a iluminação com fitas de LED