Altura ideal do pendente em cada cômodo: confira!

Altura dos pendentes: veja qual é a ideal em cada cômodo!

Planejar a decoração de uma casa vai muito além das escolhas das cores, dos quadros e dos adereços decorativos. Tudo precisa ser muito bem pensado, inclusive o projeto luminotécnico do espaço, que tem o poder de transformar o lar.

Por meio de um bom planejamento da iluminação para cada ambiente, é possível deixar o local aconchegante para o descanso, ao mesmo tempo que possibilita a existência espaços propícios para a concentração. Para isso, é necessário saber qual é o local ideal para instalação das luzes, assim como a altura perfeita em que elas devem ficar para não atrapalhar sua funcionalidade.

Mediante a esse fato, nós da Decor Lumen, preparamos um conteúdo repleto de informações importantes sobre qual é altura ideal dos pendente em cada cômodo, os quais garantem todo um charme especial a sua residência.

Altura dos pendentes na sala de jantar

Imagem de uma sala de jantar contendo mesa, cadeiras, bancadas e como pendentes

A sala de jantar é um dos lugares mais comuns para a instalação de pendentes, os quais ficam incríveis quando combinados com a atmosfera do ambiente. Normalmente, eles são colocados sobre a mesa de jantar, fornecendo detalhes modernos à decoração.

Aproveite e confira algumas dicas de decoração para sua casa. Você vai se inspirar com o conteúdo!

Entretanto, a escolha dessas luminárias devem ser feitas com muita atenção, visto que não podem implicar negativamente na sua verdadeira utilidade. Neste caso, os pendentes devem compor a ornamentação, mas não conquistar toda a atenção das pessoas que adentram o cômodo.

Para que isso seja possível, deixe a base do objeto a uma distância de 70 a 90 centímetros verticalmente da superfície da mesa, deixando-o centralizado. Assim, você não terá problemas ao interagir com seu familiar ou amigo que está sentado do outro lado da mesa.

Altura dos pendentes na cozinha

Imagem de duas cozinhas com pia, balcão, bancos e pendentes no teto

As cozinhas contemporâneas possuem decorações que apresentam sofisticação e elegância. Os pendentes são instrumentos que agregam toques especiais a esses locais, sendo uma peça coringa. Assim, é preciso analisar seu cômodo como um todo e qual é o lugar perfeito para receber esses objetos.

Neste ambiente, você pode iluminar a bancada de refeições, que aliás é uma forma extremamente assertiva de utilizar os acessórios. Ao serem inseridos nesses espaços, saiba que a altura dos objetos suspensos deve ficar entre 70 cm e 100 cm da superfície.

Agora, se o seu desejo é deixá-los pendurados sobre a pia, por exemplo, o ideal é oferecer um espaço maior, visto que a água e a energia elétrica advinda das luminárias podem causar acidentes. Portanto, instale-as à 200 cm da bancada que será utilizada para lavar alimentos, louça e qualquer outro utensílio que seja necessário.

Altura dos pendentes no quarto

Imagem de um quarto de casal com cama, escrivaninhas e pendentes

Que tal incrementar, juntamente com o seu abajur, um pendente elegante e moderno? Isso é possível e acrescenta à decoração do seu ambiente, que deve ser acolhedor. Além disso, é necessário pensar na coloração da iluminação, a qual recomenda-se ser amarelada para manter o aconchego.

Assim, você pode instalar o produto suspenso em cima do seu criado-mudo ou, quem sabe, sobre um puff ou cantinho destinado à leitura. Não importa a escolha, as duas opções são fantásticas e agregam positivamente na ambientação do quarto.

A altura perfeita do pendente é de 30 a 50 centímetros, quando colocado para compor a decoração com o móvel que fica ao lado da cama. Já para auxiliar na leitura, deixe-o a uma distância de 100 cm a 150 cm do estofado, isso para que você não trombe no objeto.

Altura do pendente na sala de estar

Os pendentes, quando colocados na sala de estar, podem proporcionar dimensões maiores, visto que o espaço disponibiliza essa possibilidade. Eles oferecem um ar especial se instalados à cima da mesa de centro, caso contrário, há a possibilidade de alinhá-los apenas com o tapete que fica entre o sofá e a televisão.

Em ambos os casos as alturas são as mesmas, uma vez que as luminárias não podem interferir na passagem de pessoas. Portanto, a distância perfeita fica entre 180 a 200 centímetros do chão. Assim, você terá um ambiente sofisticado e bem decorado.

Além de adicionar um encanto singular aos cômodos, os pendentes são totalmente funcionais, iluminando áreas em pontos específicos. Assim, seu ambiente vai estar ainda mais cheio de luz, que transforma a atmosfera local dependendo de onde são inseridas.

Use e abuse da sua criatividade e imaginação no momento de escolher por um ou outro acessório suspenso. Pense na cor e formato, imaginando quais opções irão combinar melhor com os adereços decorativos e móveis de cada espaço. Logo, torna-se mais fácil de acertar no acessório, o qual vai encantar visitas e tornar o interior de sua residência sofisticados e elegantes.

O que achou do nosso post? Não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e deixar seus amigos atualizados sobre o assunto. Continue nos acompanhando aqui no blog da Decor Lumen, estamos sempre trazendo conteúdos incríveis para você!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.