Iluminação ideal para cada ambiente: guia completo!

Guia completo de iluminação ideal para cada ambiente da casa!

Você está em busca de uma iluminação ideal para cada ambiente da sua casa? Pois então, aproveite, pois você acaba de encontrar o blog post que é um verdadeiro tratado sobre luzes nos cômodos residenciais.

Prepare o papel e a caneta – ou abra o bloco de notas no seu smartphone –, pois a partir dos próximos tópicos, nós da Decor Lumen apresentamos o guia completo de iluminação ideal para cada cômodo.

Venha conosco iluminar este assunto!

Como iluminar cada ambiente?

Antes mesmo de pensar no investimento de itens de iluminação para seus espaços, vale a pena perguntar-se quais são os principais objetivos dos cômodos da sua casa, ou seja, se é para descanso ou para realizar atividades domésticas, por exemplo. Afinal, qual seria o sentido de adquirir lâmpadas que estimulem a produtividade no quarto do bebê?

Para te auxiliar nesta tarefa, preparamos este blog completo contendo os tópicos centrais sobre iluminação, um para cada cômodo do seu lar, incluindo também espaços como o escritório para os adeptos do home office, e também, áreas externas para os momentos de lazer.

Depois de ver as nossas dicas, aproveite para conferir dicas de decoração essenciais com o guia completo da Decor Lumen!

1. Sala de estar: entretenimento

Imagem de uma sala de estar ampla, contendo vários móveis como sofás, mesas de centro, almofadas e itens de iluminação

Ao pensar sobre as luzes para sala de estar, é fundamental levar-se em conta a seguinte informação: a sala é um dos cômodos sociais em que mais estamos presentes, por isso, vale a pena planejar muito bem quais serão os itens inseridos nela.

Portanto, escolha itens luminotécnicos que estimulem a socialização, em tons quentes como as lâmpadas amarelas, e também, produtos com design acolhedor, como pendentes e luminárias amplas, verdadeiros convites para uma boa conversa.

Para a composição de um ambiente agradável, confira 12 dicas de como escolher almofadas para sofá marrom, verdadeiros clássicos ao falarmos sobre sala de estar.

2. Quarto: um descanso necessário

Imagem de um quarto de casal com iluminação na cabeceira

Ao pensarmos na iluminação ideal para quarto, é fundamental priorizar a seguinte mensagem: o quarto é um ambiente íntimo, destinado à conquista de boas horas de descanso.

Para que a sensação de ter a bateria recarregada seja uma realidade nos seus próximos dias, opte por itens de iluminação difusa, com o investimento em abajures próximos da cama e lâmpadas em baixa intensidade.

Uma dica importante que nós da Decor Lumen destacamos, é o posicionamento de luminárias ou spots em closets e guarda-roupas, facilitando assim, a sua troca de roupas antes de ir ao trabalho e a ocasiões informais.

3. Cozinha: melhor preparo das refeições

Imagem de uma cozinha com projeto iluminotécnico

A cozinha é, sem sombra de dúvidas, o coração de toda casa, mesmo que você não passe por ela durante muitas horas, há de concordar sobre a importância deste ambiente estar adequadamente iluminado.

Opte por trilhos e spots formando um conjunto de iluminação ampla e direcionada, podendo eleger itens clássicos, como também em estilos modernos, a exemplo das opções industriais com lâmpadas em cores frias.

Capriche nas escolhas deste ambiente social!

4. Sala de jantar: momentos em boa companhia

Imagem de uma sala de jantar com mesa, cadeiras, sofás e iluminárias

Pensar em iluminação ideal para cada ambiente é destinar belas opções para os espaços de nutrição e, é claro, de compartilhamento de momentos especiais. No caso da sala de jantar, opte pela aquisição de produtos luminotécnicos com efeitos amplos, como é o caso dos plafons e embutidos.

Optar por lâmpadas em tons quentes também auxilia a promover ótimas vivências nas melhores companhias. Você conhece o que é bivolt? Saiba como funciona esse sistema na hora de adquirir os seus produtos para o lar!

5. Banheiro: higiene e autocuidado

Imagens de dois banheiros com iluminação no teto e nas laterais da parede

O banheiro é um ambiente doméstico essencial para cuidados voltados à higiene pessoal. Portanto, opte pela escolha de itens de iluminação como as lâmpadas brancas, que facilitam as suas atividades de autocuidado e higienização.

A escolha de spots e arandelas frias é uma dica que a Decor Lumen destaca, principalmente próximos aos espelhos e espaços que você precisa de uma visão ampla.

6. Escritório: produtividade no home office

Imagem de um escritório amplo e moderno, contendo mesa, cadeiras, rede e sofá

O escritório é um ambiente da casa direcionado para aqueles que valorizam a produtividade no lar. Nele, você também pode realizar seus estudos e colocar em dia o seu planejamento financeiro. É importante adicionar ao seu projeto luminotécnico, lâmpadas frias e amplas, com a presença também de pendentes ou luminárias direcionadas.

E por falar em economia, conheça quais são as lâmpadas mais econômicas com a Decor Lumen: torne o seu home office um espaço de economia!

7. Lavanderia: praticidade essencial

Imagens de duas lavanderias com projeto iluminotécnico

Quanto ao planejamento luminotécnico de lavanderias, é fundamental que as escolhas sejam práticas, guiando as pessoas no ambiente aos movimentos mais seguros.

Por tratar-se de um espaço com produtos químicos, as luzes devem ser amplas, potentes, além de direcionadas com spots nos maquinários mais utilizados. Confira também 5 dicas essenciais para a Iluminação de lavanderia aqui no nosso blog.

8. Hall: acessibilidade aos ambientes da casa

Imagem de um hall projetado com lâmpadas e iluminárias

O hall é um ambiente, muitas vezes, deixado de fora em alguns projetos de iluminação. Eis um dos erros mais comuns destes planejamentos luminotécnicos. Afinal de contas, este cômodo possibilita a correta acessibilidade no lar.

Selecione arandelas no estilo de decoração dos cômodos da casa, apostando em um direcionamento das pessoas sem abrir mão da beleza do espaço!

9. Áreas externas: iluminação que faz a diferença!

Imagem de uma residência, ainda em construção, com projeto iluminotécnico

As áreas externas também merecem atenção no planejamento da iluminação ideal para cada ambiente da casa. Conhecidas por unir famílias em encontros sociais, guiam as pessoas ao interior das residências, por isso, é importante acertar nestas escolhas.

Portanto, opte pela iluminação de direcionamento oferecida por refletores e postes de jardim, itens indispensáveis ao tratar-se de áreas de churrasco ou cantinhos gourmet.

10. Varanda: garanta uma bela vista

Imagem de uma varanda com sofás, mesa de centro e iluminárias

Eis que é chegada a hora de mencionarmos a iluminação ideal para a varanda, um ambiente da casa que proporciona as mais belas vistas, logo após um dia de trabalho ou nos finais de semana com a família.

Opte por arandelas e spots de embutir que ofereçam luzes direcionadas sem ofuscar os olhos, afinal de contas, para assistir um por do sol, o projeto luminotécnico do lar precisa andar de mãos dadas com o conforto visual.

Gostou de conferir as dicas do guia de iluminação ideal para cada ambiente Decor Lumen? Compartilhe este conteúdo com a sua família e fique por dentro das novidades semanalmente postadas aqui no blog.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.