Como instalar refletor de LED: aprenda com a Decor Lumen

Quem nunca sonhou em ter uma área externa iluminada com refletores dignos de cenários cinematográficos? Saiba que não é só o cinema que pode criar essa decoração luminotécnica fantástica! Com os refletores de LED você consegue transformar seu espaço, seja ele um jardim ou um local de lazer com piscina. São artigos deslumbrantes que agregam um toque todo especial em sua residência.

Entretanto, há muitas dúvidas que permeiam o modo de instalação desses produtos. É por isso que a Decor Lumen preparou um passo a passo completo sobre como instalar o refletor de LED.

Para saber mais é só continuar lendo nosso post!

Afinal, como instalar um refletor de LED?

Imagem em destaque de um refletor de LED

Primeiramente é preciso desmistificar toda a dificuldade que ronda a instalação desse item. Ao contrário do que muitos pensam, os refletores são super simples de serem instalados, próprios para deixarem um aspecto moderno ao seu ambiente sem muita dificuldade.

Além disso, é um artigo com excelente resistência e economia, visto que sua duração pode alcançar 50.000 horas. Esse é um número que apresenta seis vezes mais longevidade se comparado com os refletores tradicionais. Portanto, além de toda a aparência sofisticada, você economiza no orçamento final.

Aproveite e veja qual é a melhor lâmpada LED para você economizar em sua casa!

1º Passo – Avalie o ambiente que o refletor LED será instalado

É muito importante estar atento às condições do ambiente antes de começar a colocar, de fato, a mão na massa. Isso porque você vai estar manuseando fiações elétricas, que podem causar choques e outros tipos de danos a sua saúde física.

A água, por exemplo, devido as suas propriedades naturais é uma ótima condutora de eletricidade. Dessa forma, se o local para colocação dos refletores for uma área externa que tenha piscina, redobre o cuidado e não mexa nos fios perto da umidade.

Observe também o lugar em que ela será inserida, uma vez que a maioria desse tipo de iluminação abrange 120º. Assim, escolha ângulos que satisfaçam o seu desejo visual. E não se preocupe, em caso de chuva há alguns dispositivos de proteção de surtos e usos em sistemas de iluminação com LEDs!

2º Passo – Verifique as condições de instalação

Depois de avaliar o ambiente é necessário verificar as condições para instalação, uma vez que é preciso possuir eletricidade por perto. Antes de iniciar veja se a energia está totalmente desligada e se há outros itens instalados ao lado do local do refletor que também precisam de rede elétrica.

Não deixe um amontoado de fios por perto, pois pode causar superaquecimento e até mesmo pequenas explosões que assustam e danificam a estrutura da sua residência. Sendo assim, tenha cuidado e veja todos os detalhes que se referem a esse tipo de instalação.

Além disso, é preciso conferir se a voltagem do local está de acordo com a do refletor de LED, para que não haja gastos desnecessários ao iluminar o ambiente com forte luzes, sendo que uma pequena iluminação já era o bastante.

3º Passo – Identifique a fiação

Imagem ilustrativa dos 3 fios necessários para instalação do refletor de LED

Ao todo são três fios que necessitam de atenção, já que é a partir deles que o refletor ficará pronto para funcionar. Eles possuem cores específicas, para que você os identifique com mais facilidade e faça a ligação de maneira correta, sem muita dificuldade.

O primeiro é o fio terra, que possui coloração amarela e verde ou somente verde. O segundo é o fio fase, que tem tonalidade preta, vermelha ou marrom. Por fim, você encontrará o fio neutro, o qual é apresentado na cor azul. Preste muita atenção na hora de ligar um ao outro, visto que cada um possui uma funcionalidade.

4º Passo – Faça a conexão dos cabos

Imagem ilustrativa da maneira que os cabos se conectam no refletor de LED

Após analisar todas as cores, faça a conexão dos cabos dos refletores com a fiação disponível em sua residência. Assim, siga as mesmas tonalidades de cor para realizar esse passo, ou seja, ligue o fio verde com o outro verde, vermelho com o outro vermelho e o azul com o cabo de coloração azul.

Mas cuidado, utilize fita isolante ou uma luva de borracha para fazer a instalação para evitar possíveis choques que possam vir a acontecer. Porém, se você realmente garantiu que a energia elétrica foi desligada, não há com o que se preocupar.

5º Passo – Ajuste a posição do refletor de LED

Por fim, ajuste com cautela o posição em que o seu refletor de LED irá ficar. Como dito no primeiro passo, esse tipo de iluminação abrange até 120º. Assim, teste os lugares possíveis de serem inseridos, deixando-os perfeitamente encaixados no local desejado.

Viu só como não é tão difícil instalar esses artigos luminosos? É necessário um pouco de calma e atenção para colocá-los de forma correta. Desse modo, sem muitas dificuldades você irá transformar seu ambiente em um verdadeiro ambiente cinematográfico.

Você pode até mesmo conferir 5 ideias para transformar área de serviço em área de churrasco e lazer e abusar dos refletores para encantar familiares e amigos.

Conseguimos sanar suas dúvidas sobre como instalar o refletor de LED? Esperamos que sim! Compartilhe com os seus amigos e aproveite para ajudá-los nessa missão. E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog!

Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.