Dicas de decoração: o guia completo da Decor Lumen

Viver em um ambiente aconchegante é tudo o que sempre sonhamos, não é mesmo? Chegar em casa após um dia cansativo e ter aquele espaço tão amado para descansar é simplesmente maravilhoso. Pensando nisso, a Decor Lumen preparou um guia completo com várias dicas de decoração, as quais vão fazer seu coração bater mais forte.

Pensamos nas opções analisando o aspecto dos espaços funcionais, mas que possuam charme e harmonia em sua composição. Desejamos que você encontre um estilo que caiba no seu bolso e se adeque às suas expectativas.

Continue lendo para conferir todas as sugestões, mas antes, conheça os principais pontos para considerar na hora de planejar sua decoração!

Elegância e praticidade

sala com decoração moderna e requintada

Escolher os detalhes na hora de criar a decoração de um ambiente proporciona uma sensação muito prazerosa, essa pode ser considerada a melhor parte, antes de tudo ficar prontinho do jeito que imaginamos. Mas, para que você não tenha dor de cabeça no processo, é preciso estar atento a alguns detalhes técnicos que fazem toda a diferença para garantir o resultado esperado.

Confira alguns deles para ficar de olho:

Pense nos detalhes técnicos

Se você não quer ter preocupações referentes a medidas, posições dos móveis e possíveis problemas de ambientes com instalações hidráulicas ou elétricas na finalização de um projeto, confira tudo antes. É bem possível que, se você não observar isso antes, as chances de algo sair fora do idealizado são grandes.

Então, meça os tamanhos dos móveis e adornos que serão dispostos no ambiente e, claro, tire medidas do ambiente também, para saber se o tamanho dos itens decorativos estão de acordo com as dimensões do local.

Separe espaços para circulação dos moradores

A sensação de adquirir diversos adornos e móveis decorativos para uma casa ou ambiente novo, chega a palpitar o coração de tanta felicidade, porém nada melhor do manter o equilíbrio no espaço. Deixar uma região para a circulação das pessoas é essencial ao pensar em um ambiente funcional e possível de ser otimizado.

Distribua os móveis levando em consideração o espaço disponível, sem exagerar nas informações visuais. Se o seu local é pequeno, aposte em uma decoração minimalista, a qual utiliza a filosofia do “menos é mais”, ou seja, utilizam só o que é necessário no local. E vamos te dizer, fica incrível!

Usufrua da luz natural disponível

ambiente com decoração moderna e iluminação natural

A iluminação é um fator de extrema importância, já que ela é capaz de criar climas aconchegantes, ótimos para relaxar depois de um dia cansativo, por exemplo. Entretanto, se o local possui luz natural que advém de janelas ou ambientes abertos, aproveite-os!

Além de economizar energia durante o dia, a aparência natural instiga-nos a permanecer no lugar para aproveitar a atmosfera clean e tranquila. Então, tente não tapar as brechas de sol que adentram ao ambiente, pois elas agregam positivamente! Aliás, as luzes artificiais funcionam em períodos que estão mais escuros ou também como forma de acrescentar à decoração, fitas de led são incríveis para ambientar a parte da noite.

Saiba otimizar os espaços

Otimizar espaços permite uma maior utilização de todo cantinho de um determinado ambiente. Isso pode ser feito até mesmo com as escolhas das cores que irão colorir as paredes. Por exemplo, cores neutras tendem a deixar o local com aspecto maior. Dessa maneira, usufrua desta indicação.

A coloração também tem plena influência em nosso psicológico, o qual funciona de uma maneira precisa ao visualizar um tom de cor, acarretando diferentes sensações de acordo com as tonalidades escolhidas.

Agora, confira as dicas para decorar o seu ambiente:

Dicas de decoração e estilos para diversos ambientes

Sala com ambiente bem  decorado e iluminado

Cada indivíduo possui um gosto em particular e, por isso, a decoração vai depender dos interesses de quem está planejando o ambiente. Portanto, inove e deixe a criatividade aflorar perante o local, criando combinações e composições espetaculares.

Confira as dicas de decoração que a Decor Lumen preparou especialmente para você!

1 – Analise qual a finalidade do ambiente

sala com decoração aconchegante e funcional

Um espaço precisa de uma função, certo? De nada adianta espalhar móveis e artefatos pelos cômodos, se não há definido o que vai ser ali. A propósito, em uma cozinha é imprescindível ter materiais voltados para os eletrodomésticos, por exemplo. Então, decidir onde vai ser o que, é de extrema importância.

Logo, estabeleça as funções do ambiente, para que a decoração seja projetada de forma correta, sem precisar de reparos ao final da obra.

2 – Padronize os estilos dos móveis

ambiente com iluminação planejada e bem decorado

Os móveis são aquelas peças-chave para dizer como é o estilo da decoração, já reparou? Isso porque você pode marcar se o local vai ser rústico, moderno, retrô ou minimalista por meio da escolha dos materiais e artefatos ali colocados. Tal como uma cadeira de metal, que é ótima para demarcar espaços que seguem a linha mais industrial.

Caso a escolha seja mais amadeirada, provavelmente o lugar vai se tornar rústico, ou até mesmo moderno conforme os aspectos dos modelos dos móveis escolhidos. Adereços como almofadas podem destacar bastante qual é o visual escolhido – a Decor Lumen possui um post completo sobre como utilizar as almofadas em decoração. Aqui a ideia é deixar a criatividade voar!

3 – Faça um planejamento luminotécnico

Um bom projeto luminotécnico diz respeito às posições das luzes e também como elas ficaram dispostas no lugar, seguindo um padrão, o qual pode ser definido por cômodos e até mesmo pelas sensações que desejamos sentir ao adentrar no espaço.

Dessa maneira, é legal entender o quanto de luz cada espaço precisa para se tornar aconchegante, se esse for o sentimento esperado, claro! Após essa decisão, comece escolhendo qual tipo de lâmpada conversa melhor com o seu ambiente, confira os 10 tipos de iluminação de ambientes para sua casa.

4 – Invista em funcionalidade

Um espaço sem funcionalidade pode tirar a sua praticidade no dia a dia. Isto é, se você precisa fazer muitas manobras para realizar algo simples, há alguma coisa errada. Lugares que possuem otimização funcionam perfeitamente, deixando o morador mais contente e feliz com suas escolhas.

Em um apartamento menor, por exemplo, é necessário entender a dinâmica do local, para então optar no que será investido quanto aos móveis. Há muitas formas de deixar a decoração de um espaço como esse agradável e confortável.

5 – Aposte em plantas

ambiente com plantas na decoração

As plantas são ótimas para dar um ar de vitalidade ao lugar, já que, normalmente, possuem cores vibrantes e destacam o ambiente. Porém, nem todas as flores conversam com o local, então a melhor dica é optar por folhagens esverdeadas, as quais trazem um tom natural.

Em um hall de entrada essa é uma opção perfeita para chamar atenção e decorar um ambiente que precisa ser vistoso, mas nem sempre dispomos o zelo necessário.

São várias as dicas de decorações para inspirar-se e não há uma regra específica do que usar ou não. Cada ambiente precisa de sua própria ornamentação, seguindo o estilo que você deseja construir no espaço. Portanto, não esqueça de analisar o local e, acima de tudo, coloque o que você precisa para ficar confortável nele.

Viu só?! Criar um ambiente aconchegante não é tão difícil assim. Esperamos que nossas dicas de decoração tenham ajudado a planejar um local totalmente funcional e elegante. Comente o que achou e quais os temas que vocês querem ver em um futuro post! Até mais!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.