Área gourmet: dicas de decoração e iluminação!

Na decoração de uma casa, os detalhes de cada ambiente são muito importantes, entre eles o da área gourmet, responsável por reunir as pessoas em um dia super especial e animado para confraternizar e descontrair.

Não existem muitas dificuldades para decorar esse espaço em uma casa. Porém, é necessário saber que ele deve oferecer praticidade aos moradores e visitantes, a fim de tornar a circulação e as ações deste ambiente facilitadas — e com máximo de funcionalidade.

Itens como iluminação e decoração da área gourmet são essenciais para garantir um aspecto elegante, descontraído e super estiloso neste canto especial da casa. Se você quer aprender a harmonizar tudo isso, confira dicas de como elaborar um projeto gourmet com estilo!

O que é área gourmet?

A área gourmet é um espaço de convivência feito para receber amigos e familiares para refeições como almoço e jantar no dia de domingo, naquele feriado de sol onde um churrasco ou almoço pode ser feito.

A depender da decoração adotada, pode ter um toque mais sofisticado e uma decoração minimalista. Mas a ideia é que ele seja funcional justamente para tornar tudo mais prático.

Geralmente, o espaço possui churrasqueira, geladeira — ou uma boa cervejeira! —  pois a ideia é preparar alimentos enquanto se bate um papo, ouve uma música e confraterniza.

Além disso, vale ressaltar que uma área gourmet não está presente só em casas com piscina e espaços maiores. É possível ter uma área gourmet equipando o local conforme o tamanho do ambiente, transformando-o em algo super aconchegante!

Como decorar uma área gourmet?

A decoração da área gourmet dependerá do tamanho disponível para o projeto ser realizado — e especialmente das necessidades de cada casa.

Confira alguns dos itens que podem compor este espaço para que ele fique com a personalidade da casa e de seus moradores:

1. Invista em móveis bonitos e funcionais

Os móveis de uma área gourmet precisam conversar com a proposta desse espaço. Por isso, é essencial contar com cadeiras e banquetas, que devem acompanhar a estética do ambiente.

Não podemos esquecer que uma boa mesa é fundamental! Afinal, as pessoas farão suas refeições juntas neste espaço. Vale ressaltar que, se o item for ficar ao ar livre, a escolha do material deverá ser considerada, a fim de garantir maior durabilidade ao móvel.

Um pequeno sofá também é uma aposta para a área gourmet, uma vez que após as refeições algumas pessoas gostam de conversar — ou até mesmo tirar um cochilo.

2. Escolha cores que agreguem em ambiente

O estilo de decoração pode influenciar, também, a escolha das cores de uma área gourmet:

  • Se a escolha for mais sofisticada, a dica é investir em tons neutros, que trazem consigo um toque de elegância.
  • Agora, caso você queira compor um ambiente mais rústico, a presença de tijolinhos, móveis em madeira de demolição e objetos em cobre ou pedra podem ser ótimos recursos.

Destaque também para os tons mais vibrantes, que podem remeter a pegada mais criativa e alegre do local. Paletas com amarelo, verde-claro e turquesa são opções para destacar o ambiente.

3. Itens decorativos são indispensáveis

Os itens de decoração são os grandes responsáveis por trazer personalidade à área gourmet. Para isso, você pode apostar em:

  • Quadros e fotografias;
  • Facas e panelas;
  • Taças e copos;
  • Bebidas;

Caso você queira um ambiente com mais proximidade à natureza, vasos de planta e jardins verticais são opções perfeitas.

Como iluminar a área gourmet?

Depois de escolher móveis, cores e itens decorativos, apostar em uma boa iluminação é essencial para valorizar esses detalhes, deixando o local ainda mais charmoso e elegante.

Durante o dia, é importante aproveitar ao máximo o que a luz natural tem a oferecer. Para usufruir de tudo de bom que o sol pode trazer para o seu churrasco, projete a área considerando a posição solar e invista em coberturas que promovam conforto térmico.

Para deixar o espaço preparado para as festas noturnas, a luz quente é a escolha ideal! Isso porque esse modelo não cansa os olhos e proporciona a sensação de conforto e aconchego, que super combina com a proposta deste espaço de convivência.

Além das lâmpadas quentes, também podemos contar com as vantagens dos:

  • Pendentes: luminárias de teto que oferecem uma iluminação direcionada para um ponto específico. Podendo ser usadas em mesas e bancadas onde as refeições são servidas;
  • Spots: pontos de iluminação que podem valorizar tanto uma pequena área quanto, em maior número, o ambiente todo.

É necessário destacar que spots e pendentes podem ser combinados no projeto de iluminação do espaço gourmet, já que as diferentes características podem ser complementares.

É possível instalar spots de maneira estratégica na área do churrasqueiro e na bancada da pia, enquanto belos pendentes iluminam a mesa principal.

Vimos que a decoração do espaço gourmet é especial e pode contar com muitos detalhes. Aproveite as dicas de hoje para compor seu ambiente com aconchego e personalidade para aproveitar momentos especiais com quem você gosta.

Siga complementando a decoração e a iluminação do espaço externo da sua casa ao conferir, também no blog da Decor Lumen, dicas para decorar a área da piscina.

Até o próximo post!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.