4 ideias de decoração minimalista para fazer em sua casa

Se você busca mudar o seu espaço, saiba que hoje em dia existem vários estilos para ornamentar um ambiente, e a decoração minimalista, em particular, chegou com tudo! Sua proposta é evitar os excessos, entrando na filosofia do “menos é mais”. Além disso, a organização é outra característica fundamental, na qual conta com o aspecto do equilíbrio marcado por tons neutros.

Entretanto, engana-se quem pensa que somente o branco, cinza e preto são as cores utilizadas nesta proposta. É super possível dispor peças coloridas em um lugar básico, mas claro, sem exageros!

Normalmente, os locais com o visual minimal são claros e funcionais, sem muitos móveis e, portanto, os itens que fazem parte do local são utilizados de maneiras práticas e inteligentes.

Continue lendo e confira como deixar os cômodos da sua casa nesse estilo tão charmoso e atraente.

O que é uma decoração minimalista

sala com decoração minimalista

O estilo minimalista surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 60, através de alguns movimentos artísticos que marcaram a época, mas nas décadas seguintes saiu de moda. Porém, de alguns anos para cá, a afeição das pessoas por esse tipo de projeto e decoração voltou, fazendo a cabeça de todos aqueles que desejam um espaço clean, sem muita informação.

Um dos motivos para sua volta é a limpeza do espaço, pois o que faz a total diferença nos ambientes minimalistas é a iluminação, já que por esse cômodo ter poucos ornamentos, a luz se tornou uma maneira de elevar a beleza e exuberância do espaço, sem que seja preciso acrescentar outros adereços.

Desse modo, a decoração minimalista nada mais é do que ousar no estilo, mas sem excessos. O resultado são cômodos fluidos, amplos, iluminados e organizados, proporcionando então, a valorização da beleza dos poucos itens decorativos.

1 – Ideias para quarto minimalista

quarto com decoração minimalista

Projetar um quarto minimal é um desafio, já que esse ambiente é um dos mais íntimos da casa. Aliás, é nele que você passa a maior parte do seu tempo de descanso, certo? Logo, pense primeiramente no conforto que você terá.

Sabemos que nesse estilo, o “menos é mais”, porém não podemos deixar nenhuma informação visual e funcional de fora. É preciso arquitetar o local sem que falte nenhum móvel importante, por exemplo.

O segredo aqui está na escolha dos móveis, ou seja, na escolha da cama, do guarda-roupa, da cabeceira e até mesmo da escrivaninha. Nada pode ficar de fora, mas tudo pode e deve ser discreto e elegante.

A dica é optar por móveis que encaixem na proposta minimalista. Uma ótima opção é escolher os móveis em tons escuros, enquanto a coloração do quarto fica por conta de cores claras: tons em branco e/ou cinzas. Inove também na roupa de cama, ela fará toda a diferença ao visualizar o ambiente como um todo.

2 – Como criar uma cozinha minimalista

cozinha minimalista

Exagere na calma e elegância nesse ambiente, pois ele é o coração da casa e, provavelmente, vai ser local de reunião da família e dos amigos diversas vezes. Há uma variação incrível de possibilidades a serem feitas aqui, desde a utilização de madeira clara, até o contraste de tonalidades escuras com móveis mais claros e vice-versa.

O local para preparar deliciosas refeições requer bastante espaço para organizar itens que são essenciais para o seu funcionamento e, por isso, invista em tomadas, lixeiras e equipamentos embutidos.

Mas como fazer isso? Simples! Existem muitos móveis planejados que possuem esses objetos de forma adaptada, fazendo com que eles não fiquem à vista e otimizem áreas que podem ser usadas para colocar outros artefatos.

Este é, também, um lugar que você pode aproveitar a iluminação. Se gostar de um caráter mais industrial, luminárias em trilhos ou lâmpadas pendentes podem ser as opções ideais. Porém, se a característica campestre te interessa mais, opte por luzes tradicionais brancas e estáticas, principalmente no teto.

Aproveite para dar vida ao ambiente por meio de plantas e folhagens verdes, elas dão todo um toque especial!

3 – Banheiro minimalista

banheiro com decoração minimalista

O banheiro é um lugar que reflete qualidade de vida e bem-estar, é nele que você cuida de si mesmo e tem uma rotina de relaxamento, seja tomando aquela ducha tranquilizante ou fazendo sua skincare. Sendo assim, é necessário ter um ambiente que resplandeça calma e mansidão.

Na maioria das vezes, esses são os menores cômodos da casa ou apartamento e, por isso, a decoração clean combina perfeitamente, já que amplia o espaço. Então não tenha medo, use e abuse desse estilo no interior do ambiente!

O que mais vai contar aqui é a iluminação, pois não há muitos móveis a serem inseridos, desse jeito, o minimal fica por conta dos pequenos detalhes. Escolha cores neutras e claras, do branco ao bege, optando sempre por materiais mais escuros ou mais claros também, e olha que legal: elementos em vidros são muito bem-vindos! Isso dará um ar mais aberto e tranquilizador ao local.

4 – Sala minimalista

sala com decoração minimalista

Modernidade é a palavra que transmite todo o poder de uma sala minimalista. Ela é super indicada para pessoas que querem mais aconchego ou desejam simplicidade e elegância.

Novamente, saiba escolher móveis funcionais e práticos, que facilitem a ida e vinda ao lugar. Além disso, as opções de combinações são vastas, você pode optar por paredes escuras e um sofá amarelo, por exemplo, ou seguir a linha do estofado branco com poltronas da mesma cor.

A composição é o caminho que te levará ao sucesso de obter uma sala deslumbrante, que conta com objetos voláteis, como abajures e quadros que podem ser mudados de lugar conforme sua preferência.

Esse também é um ótimo espaço para utilizar plantas e folhagens esverdeadas. Não fique com medo de colocar vegetação, que possibilitam um clima sublime e sereno para essa área tão importante para o descanso e entretenimento individual e familiar.

Resumindo, a decoração minimalista proporciona uma gama imensa de opções, mesmo quando ela busca por sobriedade sem excessos e aqui você viu que há várias formas de compor cômodos sem muita informação visual, deixando-os assim com aspecto esplêndido!

Gostou dessa linha do “menos é mais” ou você é do time que curte vários objetos e artefatos? Na verdade, os dois jeitos ficam lindos se projetados de forma correta, basta só você definir qual é a direção que quer seguir e se jogar!

Não esqueça de compartilhar esse post com aquela pessoa que estima um lugar minimal, garantimos que ela vai adorar e te agradecer por dividir essas ideias incríveis! Até o próximo post.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.