Posição solar: entenda a influência na iluminação da casa

Você sabia que a posição do sol é um fator determinante na iluminação residencial e na temperatura de uma casa ou apartamento? Pois é!

Observar a posição onde o sol nasce e se põe vai te ajudar a calcular os cômodos no qual o “sol da manhã” e o “sol da tarde” batem, iluminam e aquecem, além daqueles que não recebem incidência da luz solar em nenhum momento.

Isso é importante para definir a posição de certos aparelhos eletrônicos, cortinas e até mesmo se vai ser preciso acender as luzes mais cedo ou mais tarde em cada cômodo.

Para saber mais sobre esse assunto e toda sua importância, continue a leitura!

O que significa orientação solar?

A orientação solar diz respeito à direção que um apartamento ou uma casa ficam voltados em relação ao sol. Um fator crucial para a construção de um ambiente confortável e agradável.

Ao longo do ano, a orientação solar é determinada pela trajetória que a terra faz ao redor do sol. O que também determina nossas estações, a iluminação e a temperatura — seja ela quente ou fria.

Sabendo que o sol se move no sentido leste-oeste, é possível calcular que as fachadas norte e sul receberão uma quantidade menor e diferente de luz solar.

Ou seja, os cômodos da sua casa que recebem interferência direta da luz solar tendem a ser mais quentes e mais bem iluminados (graças à luz natural). Fatores que vão interferir na temperatura e na iluminação necessária naquele espaço.

É possível saber a orientação solar de um imóvel?

Sim! Recorrendo um pouco à geografia, para descobrir a orientação solar em relação a um imóvel é preciso usar os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) como orientação.

Para isso, existem aplicativos de celular que podem ajudar, visto que funcionam como uma bússola. Dessa forma, dependendo do horário, que determina a posição do sol, você consegue identificar onde a luz solar bate em determinado momento do dia.

É sempre importante lembrar que o sol nasce ao leste e se põe ao oeste. Então, sempre considere essa informação, especialmente de manhã, momento em que o sol está se erguendo.

Qual o impacto que a orientação solar causa na iluminação?

A orientação solar é o que determina a quantidade de luz natural que entra em uma casa, mantendo alguns espaços com mais iluminação ou menos.

Além disso, ela afeta a temperatura dos ambientes, deixando mais quentes aqueles que recebem luz solar direta em algum período do dia e, consequentemente, mais frios os que recebem menos ou que não recebem.

Sol da manhã

A fachada da sua casa que fica voltada para o leste é a que receberá maior incidência de luz solar durante a manhã. Um tipo de exposição ideal para iluminar cômodos usados por períodos longos: como cozinhas e salas de estar.

Essa definição também considera que a luz da manhã é mais suave e agradável, podendo iluminar os espaços de forma menos intensa e mais difusa, criando um ambiente arejado, bem iluminado e ajudando muito na iluminação da pia e das bancadas na hora de cozinhar.

Sol da tarde

Os imóveis voltados para o oeste recebem maior incidência de luz solar à tarde — especialmente das 13h às 16h. Esse sentido é muito indicado para iluminar varandas e sacadas, especialmente para quem aprecia o pôr do sol.

Afinal, apesar de todo charme particular da iluminação laranja do fim de tarde, os cômodos que ficam do lado oeste tendem a ficar muito quentes, gerando um calor excessivo no espaço nos horários que indicamos.

É possível deixar a temperatura do ambiente mais confortável?

Nos ambientes onde há muita incidência do sol da tarde e o local fica muito quente, por exemplo, você pode contar com o auxílio de cortinas blackout e aparelhos de climatização artificial.

Por outro lado, se algumas partes da sua casa não recebem a luz do sol, você pode investir em tapetes felpudos, mantas, cortinas, estofados e até mesmo lareiras quando for possível.

Posição solar: o que prevalece?

Contudo, sintetizando os aprendizados com relação à interferência da iluminação solar nos cômodos, você deve saber que:

  • A parte sul do imóvel é a que menos recebe incidência de luz solar, exceto no verão;

  • O norte recebe iluminação solar ao longo do ano todo, independentemente da estação;

  • A face leste é a mais bem iluminada durante a manhã;

  • O lado oeste é o que recebe maior incidência solar no período da tarde.

Considere esses pontos na escolha e na reforma de imóveis e construa ambientes mais confortáveis e agradáveis! Para mais dicas de decoração e iluminação de interiores, continue de olho nos posts do blog!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

1 comentário em “Posição solar: entenda a influência na iluminação da casa”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.