Canto alemão: como fazer, ideias de decoração e mais

Com a proposta de tornar pequenos espaços mais aconchegantes e estilosos, o canto alemão vem sendo cada vez mais usado em projetos de casas e apartamentos.

Essa maneira de compor o interior de um ambiente nasceu há décadas atrás na Alemanha, mas tinha inicialmente uma pegada comercial, estando presente em pequenos restaurantes e pubs.

Você sabe o que é o canto alemão, como se faz um ou quais são as medidas necessárias para ele? Se deseja encontrar essas e outras respostas sobre o assunto, basta continuar rolando a página. Boa leitura!

O que é canto alemão?

Versátil e super moderno, o canto alemão é uma forma inteligente de organizar um ambiente pequeno. Geralmente, ele fica localizado na cozinha ou sala de jantar, sendo a melhor opção para quem precisa driblar o pouco espaço de uma kitnet ou apartamento, por exemplo.

A sua composição leva um mini sofá de canto encostado em uma parede, uma mesa e também cadeiras para ocupar o restante dos lugares. Essa otimização te faz ganhar, pelo menos, mais três lugares em uma mesa comum que caberia somente 4 pessoas

canto alemão decorado com plantas e cadeiras de madeira

Você também pode se interessar pelo post com ideias de decoração para salas pequenas!

Como montar um canto alemão?

O primeiro passo para montar o seu canto alemão é escolher o local em que ele ficará. Como a proposta é aproveitar pequenos espaços, você pode priorizar uma área pouco explorada da sua casa.

Com a escolha feita, é possível visualizar com mais facilidade quais móveis serão colocados e onde cada um ficará no ambiente.

Em relação à personalidade do seu canto alemão, você pode escolher algo mais descontraído, clean ou sofisticado. Caso não tenha certeza de qual é a melhor opção, não tem problema! No final do post, vamos te ajudar com ideias.

Em quais locais fazer o canto alemão?

Por ter um estilo contemporâneo e, ao mesmo tempo, rústico, o canto alemão transita com facilidade por diferentes tipos de lugares, seja ele uma casa na cidade ou então uma fazenda.

Outro ponto importante, é que ele não necessariamente precisa ser feito apenas em lugares menores, ficando igualmente lindo em ambientes mais espaçosos.

ambientes aprimorados com canto alemão

O comum é que essa forma de organização esteja presente em projetos de salas de jantar, cozinha ou então área de lazer. Isso porque essa ideia sempre esteve associada à união de pessoas em torno de uma mesa para os momentos de refeições.

Vai se mudar para uma kitnet ou deseja redecorar o seu? Recomendamos a leitura do post “Decoração kitnet: 8 ideias para enfeitar o seu apartamento“.

Quais são as medidas do canto alemão?

O canto alemão será adequado às medidas do banco escolhido para ele, ou seja, quanto maior o sofá, mais espaçoso ele será e mais pessoas caberão nele. A seguir, deixamos quais são as metragens conforme o número total de lugares.

Total de lugares

Medida da mesa

Medida do sofá

5 a 6

80 cm x 80 cm

120 cm x 80 cm

7 a 8

120 cm x 80 cm

160 cm x 80 cm

9 a 10

190 cm x 80 cm

240 cm x 80 cm

Para ficar mais claro o quanto você ganha lugares, a mesa tradicional de 80 cm x 80 cm fora do canto alemão, teria a possibilidade de incluir apenas 4 cadeiras à sua volta.

Quais os melhores materiais para fazer um canto alemão?

Resistente, de alta-qualidade e charmoso, o melhor material para fazer a estrutura do seu canto alemão é o MDF. A mesa pode ser de outro tipo de material, dependendo do seu gosto e também dos móveis que fazem parte do ambiente.

As cinco principais possibilidades são:

  • Mesa com base e superfície de madeira;

  • Mesa com base de madeira e superfície de vidro;

  • Mesa com base de ferro e superfície de madeira;

  • Mesa com base de plástico e superfície de madeira;

  • Mesa com base e superfície e de plástico.

Como decorar um canto alemão?

Chegou o momento mais esperado! Separamos 4 lindas ideias de canto alemão para você fazer aí na sua casa. Confira!

Ideia 1 – Minimalista e clean

Iluminação: Aconchegante, minimalista e autêntica, a iluminação escolhida para este estilo de canto alemão é a plafon.

Estilo do sofá: Para deixar mais clean, o ideal é que o sofá seja reto e tenha cores neutras. Combinando com ele, o estofado das cadeiras deve levar a mesma cor.

Mesa: A melhor alternativa aqui são as mesas de plástico, principalmente, porque elas não costumam competir por atenção com os outros itens do ambiente.

Decoração: O toque final será colocar um cachepô de acrílico com plantinhas artificiais na sua mesa.

Ideia 2 – Sofisticada

Iluminação: Nada mais sofisticado do que um lustre central para o seu canto alemão. Duas ótimas opções é o lustre pendente com led ou o feito com cristais na cor transparente.

Estilo do sofá: O material do sofá para este estilo será o corino. Novamente, a cadeira também deve seguir o mesmo conceito.

Mesa: Para trazer elegância, opte pela mesa com superfície de vidro e base de madeira.

Decoração: Decore o banco com almofadas em corino ou então na cor branca, elas serão responsáveis por trazer sutileza à decoração.

Ideia 3 – Rústica

Iluminação: Bonito e original, os lustres feitos com fibra vão dar a pegada rústica desejada.

Estilo do sofá: Para trazer um ar mais antigo e rústico, o baú do banco pode ser feito com madeira envelhecida. Neste caso, as cadeiras podem ser tanto do mesmo material como também ser de ferro, imitando algo enferrujado.

Mesa: Seguindo a linha mais “grosseira”, as cadeiras com base de ferro dão a sensação antiga ideal para este tipo de decoração.

Decoração: Coloque no centro da mesa um vaso de madeira com flores-do-campo artificiais, por exemplo, girassóis.

Ideia 4 – Moderna

Iluminação: Nada mais moderno do que um painel de led para compor o fundo do seu canto alemão.

Estilo do sofá: Fugindo de todas as ideias dadas até o momento, agora é hora de ousar e misturar cores e estampas no estofado do sofá. O foco dessa decoração é trazer originalidade para o ambiente, então misture os tons e escolha cadeiras diferentes umas das outras.

Mesa: Dessa vez, a mesa será com base de madeira e superfície de plástico.

Decoração: O toque final será dado com almofadas coloridas, dispostas por todo o seu estofado.

Agora, com as ideias em mão, esperamos que você consiga colocar em prática as dicas e montar o seu próprio canto alemão em casa.

Não esqueça que está mais que liberado incluir novos itens de decoração e personalizar o espaço do seu próprio jeito. Sabemos que as suas escolhas vão garantir um lindo canto alemão!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.