Como reformar um banheiro pequeno: 7 passos que não podem faltar

Quando falamos sobre reformar espaços da casa, o banheiro, muitas vezes, passa despercebido. O que é um erro, porque ele é tão importante quanto os outros cômodos. Imagine você em um banheiro nada aconchegante, escuro… além de difícil de ser utilizado, a experiência é desagradável.

Então, vem a pergunta: como reformar um banheiro pequeno e transformá-lo de forma otimizada? Existem alguns passos que podem facilitar o processo e te ajudar a evitar gastos desnecessários e a não ter dores de cabeça.

Continue lendo nosso post e veja as 7 dicas que separamos para você se organizar e finalmente realizar a reforma dos sonhos no seu banheiro. Vamos lá?

Como reformar um banheiro pequeno

Nada como um ambiente bem decorado para termos a sensação de bem-estar ao entrarmos nele. É claro que no processo de reforma, muitas perguntas surgem e é aqui que cada passo precisa ser pensado, para fazer as perguntas certas e evitar erros comuns e evitar prejuízos. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar a mudar o visual do banheiro, sem deixar passar nenhum detalhe importante.

1 – Estude as necessidades da reforma

Antes de pensar na reforma, é preciso levantar quais são as necessidades e problemas do cômodo atual e escolher as melhorias que você gostaria de fazer, desde as estéticas até as que vão ajudar a utilizar melhor o espaço.

Pense em como o espaço pode facilitar o seu dia a dia. Você pode escolher um gabinete para deixar tudo o que você precisa sempre à mão, ao invés de apenas um armário. Não faz sentido desperdiçar o espaço com coisas sem importância.

Outra dica é olhar para o que já tem no banheiro e que você pode utilizar. Por exemplo, escolher a paleta de cores de acordo com a cor do piso para definir a cor de móveis, metais e outros itens de decoração.

2 – Faça um planejamento do projeto

Agora que você já avaliou as necessidades da reforma do banheiro, é hora de fazer um planejamento e montar um projeto de reforma, onde devem ser exemplificadas todas as mudanças que serão feitas e como ele ficará após a reforma.

Aqui, vale a pena investir em um profissional que poderá avaliar as necessidades levantadas e dar os melhores direcionamentos. Outro ponto importante é avaliar a planta do local e identificar se há necessidade de troca das tubulações, se há vazamentos, para aproveitar e já resolver estes problemas antes da reforma.

3 – Escolha um estilo

Para se preparar para comprar todos os elementos para sua reforma, é importante definir qual será o estilo. Claro que vale usar a criatividade, mas faz sentido manter a harmonia com o restante da casa, mesmo que haja algumas particularidades.

Estilos mais modernos ou apostar em decoração mais antiga? Tudo vai variar de acordo com o espaço e a decoração da sua casa. Aposte em cores ou texturas diferentes, se quiser inovar. Mas manter o padrão da cor branca também pode ser uma saída e, apostar em móveis coloridos, pode dar um tom mais moderno. Use a criatividade!

4 – Decoração

Definimos o estilo, agora precisamos pensar em como será a decoração do ambiente, nas cores e no que comprar para deixar o banheiro do jeito que você deseja. Lembrando, é claro, de focar na otimização do espaço, para ter no espaço, apenas o que é importante e funcional.

Os objetos para decoração nos banheiros são pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença. Nós separamos um post que te ensina a usar objetos de decoração nos banheiros, vale a pena conferir para ter mais e mais ideias.

Utensílios e metais no banheiro

Independente do estilo que você escolher, itens primordiais como cubas, duchas e misturadores também precisarão ser pensados, para não escolher modelos que destoam entre si e que não sejam práticos.

Ao escolher cubas e torneiras, por exemplo, lembre-se de que elas devem combinar entre si, para evitar que a água respingue para fora da pia. Os chuveiros precisam combinar com a cor e proposta escolhida para o projeto.

Móveis para o banheiro

Os móveis podem ajudar a organizar melhor o banheiro, além de auxiliar, é claro, na decoração. Escolha móveis e acessórios planejados e deixe à mostra apenas o que precisa ser visto. Use gabinetes, gaveteiros ou nichos para evitar deixar tudo espalhado.

Porta-toalhas, papeleiras e lixeiras

Para deixar tudo em harmonia, opte por escolher esses produtos da mesma cor ou no mesmo material que os metais utilizados na decoração. Assim, você consegue mais harmonia no ambiente.

5 – Iluminação dá vida nova ao ambiente

A iluminação na hora de criar um projeto de decoração de banheiro é muito importante, para deixar o espaço mais convidativo, sem deixar de ser funcional.

Por que investir em uma iluminação para o banheiro? Nós preparamos um post completo com dicas valiosas para otimizar a iluminação do banheiro e transformá-lo. Acesse e tenha mais detalhes.

6 – Escolha bons revestimentos para reforma

Atualmente o que não faltam são opções diferentes de revestimentos para paredes e pisos de banheiros. Alguns modelos possuem cores bem vivas, há também as que imitam texturas de outros materiais, como madeira e cimento.

Escolha os revestimentos com muito cuidado, para não pecar pelo excesso e criar uma decoração confusa e deixar o ambiente carregado.

Os revestimentos de parede que podem ser mais decorativos, com estampas e texturas diferentes, podem ser usados para dar destaque para um lado específico do banheiro, como a área de dentro do box.

7 – Escolha os melhores materiais, adequados ao ambiente

Imagem de uma área impermeável com água

Por fim, não deixe de prestar atenção em cada detalhe a respeito da qualidade dos produtos que você escolher. Os revestimentos precisam ser impermeáveis e adequados aos ambientes úmidos. Os metais e tintas devem ser de materiais que sejam resistentes à corrosão. Prefira tintas que sejam anti mofo, que ajudam a evitar a proliferação de fungos.

Gostou do conteúdo? Temos certeza que, com essas dicas, você já conseguirá pensar melhor em cada passo e dar início na tão sonhada reforma do seu banheiro. Lembre-se sempre que “menos é mais”, não precisa de muito para dar vida a um banheiro pequeno.

Se você está pensando em mudar a decoração de outros ambientes, vale a pena ler o nosso artigo com 10 ideias para decoração. Leia e se organize para colocar no papel seus projetos! Continue acompanhando nossas dicas e até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.