Conheça 4 formas de iluminar sua casa com sancas

Você já ouviu falar em sancas? Sanca é o acabamento entre a parede e o teto utilizado para transformar o ambiente com a iluminação, sendo feito de gesso ou isopor.

Sanca é uma instalação decorativa no teto usando placas de gesso ou isopor e nela são colocados pontos de luz para iluminar o ambiente. Ela tem entre 5-10 centímetros de altura e pode ser posicionada em diferentes locais de um cômodo, desde que seja a 2.5m do solo.

A sanca pode ser fechada, aberta, invertida ou dupla! Acompanhe a leitura para entender um pouco melhor sobre cada uma pois é muito importante que ela seja usada de forma estratégica para que seu conforto não seja prejudicado.

A distribuição de luz do ambiente é fundamental para transformar o ambiente em intimista, transmitir a sensação de aconchego com a ajuda da sanca que pode ser usada em todos os cômodos da casa – desde a sala de estar ou jantar, passando pelos quartos e closet até na cozinha e nos banheiros.

Pensando nisso, conheça abaixo os detalhes de cada uma.

1- Sanca fechada

sanca fechada

A sanca fechada é instalada no teto com placas de gesso ou isopor que variam entre 5-10 cm de altura. Trata-se de um acabamento de formato retangular fixado no teto e na parede onde são colocadas lâmpadas.

Geralmente, são distribuídos nesta sanca os spots com luz direta criando pontos de iluminação direcionada, por isso local de instalação é definido com o auxílio de um designer de interiores ou arquiteto.

A dica é usar spots em sanca fechada para chamar a atenção, especialmente em paredes com drywall ou acabamentos em madeira, também para valorizar detalhes decorativos como quadros, ornamentos e outros objetos de decoração.

Entretanto, evite colocar muitos spots num mesmo local; use com cautela, pois o excesso de focos de luz não valoriza o ambiente e apenas sobrecarrega a visão. Enfim, evite colocar uma sanca com spots em cima de sofás ou na cabeceira da cama, pois a sensação de holofote é incômoda.

2 – Sanca aberta

sanca dupla

É usada uma placa de gesso ou isopor que fica entre 5-10 cm de distância do teto criando uma abertura. É como se estivesse suspensa pelo meio criando nas laterais a abertura para instalação de iluminação indireta com fitas de LED ou lâmpadas tubulares.

Usar este modelo de iluminação transforma toda a aparência do cômodo, mostrando o quanto o ambiente é acolhedor. Muitas vezes é usado em locais de descanso como a sala de estar e também para trazer luxuosidade, como no caso das adegas.

Aproveite para instalar a sanca aberta e transformar toda a aparência da sua casa. Não se limite a usar apenas um modelo de sanca ou colocar em apenas um lugar, faça o projeto colocando sua personalidade em cada detalhe.

3 – Sanca invertida

Sanca invertida

Esse é um dos modelos de sanca mais luxuosos para instalar

Para ter o efeito da sanca invertida é necessário instalar uma placa de gesso ou isopor que cubra o teto inteiro, mas que não encoste na parede – ficando mais ou menos 15 cm distante. Ela também fica alguns centímetros longe do teto e é neste espaço que as luzes são colocadas, igual a sanca aberta.

O uso deste tipo de sanca proporciona ao ambiente uma iluminação indireta através das lâmpadas tubulares e fitas de led que refletem para o teto ou para a parede, dando uma atmosfera de bem-estar e provocam a sensação de proximidade.

Dica: como ela rebaixa o teto, mas não encosta na parede; é possível esconder os varões da cortina – então – é como se os tecidos surgissem pelo teto e descessem pela parede graciosamente.

Os projetos modernos utilizam essa sanca em diversos lugares da casa para que os moradores sintam aconchego dentro de casa, sendo os principais usos em closets, sala de cinema ou tv, quartos e banheiros.

Para você que ama ambientes bem iluminados como nós, aproveite 3 dicas de decoração com fitas de led e transforme todos os ambientes da sua casa com este detalhe cheio de personalidade.

4 – Sanca Dupla

Sanca fechada

 

A sanca dupla é a combinação entre dois modelos que se beneficiam e valorizam mutuamente. Exemplo: na sala você usa a sanca fechada para iluminar uma parede de quadros e no meio do teto faz uma sanca aberta para trazer luz indiretamente.

Esta combinação de iluminação é agradável pois todo o ambiente é beneficiado com luzes, mostrando toda a sofisticação da composição e de toda a decoração local.

Então, combine dois tipos de sancas e invista em outros pontos de luz com abajures, arandelas e pendentes, por exemplo.

Sanca de gesso ou sanca de isopor – qual usar?

tipos de sanca

Agora que você já conhece toda funcionalidade da sanca e seus diversos modelos, é hora de conhecer os materiais usados como acabamento.

Ambos materiais proporcionam acabamento elegante e refinado à iluminação, tanto que a aparência é idêntica – a diferença entre os materiais está no peso, preço e outros detalhes, confira:

Vantagens e desvantagens

vantagens e desvantagens da sanca

Como a aparência entre os dois materiais é a mesma, outros detalhes tornam-se imprescindíveis para a decisão de compra, como o peso. Para instalação e transporte o isopor é mais recomendado, pois é mais prática sua aplicação.

Outro ponto que vale ressaltar é que ele tem baixa absorção de água e não se deteriora com a umidade, dispensando o uso de vernizes e impermeabilizantes, uma vez que possui resistência contra fungos e bactérias, sendo o ideal para banheiros.

Além disso, o isopor tem pouca diferença de preço em relação ao gesso, sendo considerado hoje uma ótima alternativa para quem quer modernizar o projeto usando produtos bons, versáteis e com alta durabilidade.

O detalhe que não pode ser negligenciado é exatamente o peso. Como o isopor é um material leve, consequentemente as lâmpadas que são instaladas junto com ele precisam estar no mesmo padrão de leveza, sendo uma ótima opção quando combinado com fitas de led.

Já a sanca de gesso é fundamental quando são necessárias lâmpadas mais pesadas e trilhos com spots e plafons, pois apresenta maior capacidade para sustentação do que o isopor. Analise o seu projeto e veja qual opção é a mais adequada para instalar com segurança na sua casa!

O que está esperando para decorar a sua casa com iluminação elegante e colocar muita suntuosidade no ambiente? Temos um conteúdo completo sobre decoração de teto para você se inspirar e transformar todos os cômodos da sua casa, não deixe de conferir no blog Decor Lumen. Até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.