Cores de sofá: saiba como escolher a tonalidade ideal

O sofá é o móvel que mais se destaca na sala de estar! Com um tamanho volumoso que convida ao descanso, é o local onde deitamos para ver nossa programação favorita, tiramos um breve cochilo ou sentamos para conversar e compartilhar bons momentos com a família ou amigos.

Ele também é o protagonista da decoração! Por isso, a escolha do modelo e da cor certa do sofá é a chave para criar uma combinação harmônica com a estante, mesa lateral, mesa de centro e outros objetos decorativos que você escolher.

Entre tons neutros, escuros e claros, é muito comum surgirem dúvidas na hora de criar o projeto de interior da sala. Se você está montando ou pensando em dar um visual novo para este local, hoje trouxemos quais são as cores de sofá mais usadas com dicas de decoração!

7 cores de sofá para se inspirar

Está precisando comprar ou trocar o sofá da sala? Reunimos aqui algumas inspirações de cores de sofá para te ajudar nessa missão, confira!

1. Sofá bege

Começamos nossa sugestão de cores de sofá com o bege, que é versátil quando falamos de combinações. É uma cor neutra que serve de base para criar qualquer estilo de decoração, seja ele mais discreto ou colorido.

É atemporal e, ao mesmo tempo, moderna, sendo uma opção perfeita para quem gosta de sempre dar uma cara nova para a sala.

Se você quer apostar em uma sala elegante, escolha os modelos de sofá bege confeccionados em linho e com design reto e minimalista.

Já se deseja dar um colorido, aposte na combinação de almofadas de tamanhos diferentes com estampas e cores que se harmonizam.

sofá bege em uma sla clara

2. Sofá cinza

Seguindo na lista de tons neutros, o sofá cinza transmite na decoração sobriedade, podendo ser o ponto de partida para criar decorações de diversos estilos.

Para um ambiente minimalista, a dica é combinar essa cor de sofá com paredes brancas e itens decorativos elegantes como uma luminária de leitura.

Já em espaços mais modernos, pode-se ousar nas cores dos objetos decorativos, como em quadros e tapetes, harmonizando o verde, rosa e o amarelo.

sala com sofá cinza

3. Sofá rosa

E que tal um colorido discreto na sua sala? O sofá rosa tem a proposta de deixar a decoração mais suave e receptiva. Mas, ao escolher essa cor, é preciso tomar alguns cuidados se você não quiser que a sua casa pareça a da Barbie.

A dica é usar nos outros móveis tons neutros como bege, branco, cinza, prata e preto. Dessa forma, você vai criar um ponto de destaque sem sobrecarregar visualmente o local.

sala ocm sofá rosa

4. Sofá verde-escuro

Com tantos trabalhos home office e a permanência em lugares fechados por mais tempo, muitas vezes, surge a necessidade de trazer a natureza para a decoração de interiores. O verde é uma cor que se conecta ao design biófilo, ajudando a criar uma atmosfera acolhedora.

Ao escolher um sofá verde, é possível criar contrastes interessantes com outras cores, como tons neutros claros, brancos, cinzas ou, até mesmo, tons mais vibrantes.

Tecidos de qualidade e texturas interessantes também podem adicionar uma dimensão visual ao sofá, tornando-o ainda mais convidativo.

5. Sofá amarelo

O sofá amarelo é a escolha para quem quer uma adição vibrante na sala de estar! A tonalidade é associada a energias positivas, otimismo e criatividade.

Esta cor de sofá é especialmente eficaz em espaços mais neutros, onde ele se torna o ponto focal da decoração.

É importante considerar a intensidade da cor amarela e o impacto desejado. Tons mais suaves podem oferecer uma sensação mais suave, enquanto tons mais vibrantes podem proporcionar uma declaração mais ousada.

Ao equilibrar com cuidado as cores e texturas ao redor, é possível criar um ambiente acolhedor e esteticamente agradável com o sofá amarelo.

6. Sofá azul-escuro

O sofá azul-escuro é uma das principais tendências para a sala de estar. A cor ganhou espaço por transmitir sensação de conforto visual. É uma alternativa moderna para quem quer fugir dos clássicos neutros cinza e preto.

É importante considerar a iluminação do espaço ao escolher um sofá azul-escuro, pois a cor pode absorver a luz. A complementação com elementos de decoração mais claros e uma iluminação estratégica pode evitar que o ambiente pareça sombrio.

7. Sofá preto

O sofá preto é um móvel marcante! Uma escolha interessante para salas maiores, onde é possível combinar outros itens de cores mais neutras.

Essa cor é muito usada para compor o estilo industrial. Neste caso, o sofá preto pode ser combinado com luminárias em metal também na cor preta, prateleiras em madeira e a clássica parede de tijolinhos, que é marcante neste tipo de decoração.

Veja como criar uma iluminação industrial para seu ambiente!

Se quiser explorar o sofá preto em uma decoração mais luxuosa, escolha os confeccionados em couro e explore o dourado no restante do ambiente, como em quadros, lustres ou esculturas.

E agora, você está preparado para decidir a cor do seu sofá? Aqui na Decor Lumen, você encontra diversas dicas de decoração para deixar a casa toda bonita e confortável.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.