Iluminação para pergolado: veja 5 dicas de como fazer

Transformar um pergolado em um espaço acolhedor e convidativo é o que muitos proprietários desejam, considerando todo o potencial estrutural e estético para se construir um ambiente único. Não por coincidência, uma das maneiras mais eficazes de alcançar esse objetivo é por meio da iluminação adequada, principalmente quando o posicionamento da luz solar já não favorece tanto a estrutura.

Pensando nessa possibilidade, vamos explorar, neste blogpost da Decor Lumen, tudo sobre iluminação para pergolado. Com a gente, você vai descobrir desde a importância de abordar essa estratégia até os diferentes tipos de luminárias indicadas para pérgolas, além de dicas úteis para criar o ambiente perfeito.

Boa leitura!

O que é pergolado?

Um pergolado é uma estrutura arquitetônica construída com vigas horizontais apoiadas por colunas. Seu conceito proporciona uma área semiaberta ao ar livre, com o possível uso da área sobre a qual ele se estende, podendo variar desde a criação de áreas de descanso até espaços para refeições ao ar livre, funcionando como áreas gourmets.

Por que é importante garantir uma boa iluminação para pergolado?

É importante garantir uma boa iluminação no pergolado por vários motivos, que vão desde questões estéticas até o campo mais funcional, permitindo que seu potencial seja explorado por completo.

Uma iluminação adequada no pergolado garante mais segurança para quem está usufruindo do espaço, sobretudo à noite. Ainda nesse contexto, garantir a boa iluminação debaixo da estrutura faz com que o pergolado possa ser usado tranquilamente também no período noturno, sendo um agradável espaço para jantares, churrascos e demais celebrações.

De quebra, elaborar um projeto de iluminação para pergolado ainda reforça a estética do ambiente, realçando a beleza da estrutura, bem como permitindo um melhor aproveitamento do espaço — com o uso de luzes diferentes promovendo a sensação de diferentes ambientes.

Tipos de Iluminação para Pergolado

Para usufruir do pergolado da melhor maneira possível, é importante que você considere as opções disponíveis para estruturar seu projeto luminotécnico e o que cada uma destas possibilidades têm para oferecer!

1. Iluminação embutida: finesse que justifica o esforço

As luminárias embutidas oferecem uma solução discreta e elegante à iluminação do pergolado, considerando a possibilidade de se “mesclar” à estrutura, proporcionando uma iluminação suave e difusa para criar uma atmosfera acolhedora.

No entanto, sua instalação pode ser mais complexa e exigir planejamento prévio se considerarmos os ajustes necessários para que as luzes sejam colocadas junto à estrutura.

2. Pendentes e lustres: estilo e funcionalidade

Tanto os pendentes quanto os lustres são ideais para adicionar um toque de estilo ao pergolado. Disponíveis em uma variedade de designs e materiais — explorando vidros temperados, cristais, estruturas metalizadas, fibras naturais e afins —, estas peças podem complementar o estilo do espaço enquanto fornecem iluminação direta.

3. Fitas de LED: modernidade e versatilidade

As fitas de LED são uma escolha popular devido à sua versatilidade e praticidade de instalação, já que podem ser colocadas sem maiores problemas em diversas áreas do pergolado. O objetivo com elas é proporcionar uma iluminação suave e ajustável.

Além disso, as fitas de LED consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa. Veja também nosso material específico sobre fitas de LED e tire suas dúvidas sobre essa incrível alternativa!

Luminárias de piso e plafons: complementos importantes

Existem ainda outras diversas opções de iluminação para pergolado, como luminárias de piso — para quem quer criar pontos de destaque em setores que não estejam devidamente iluminados — bem como diversos tipos de plafons, visando reforçar a iluminação geral e até mesmo lanternas decorativas para adicionar charme ao espaço.

5 dicas para fazer uma iluminação para pergolado

Na hora de pensar sobre a iluminação para pergolado, é importante levar em consideração uma série de fatores. Para facilitar sua vida e te ajudar neste processo, a Decor Lumen separou algumas dicas importantes sobre a questão, plenamente capazes de servirem como um guia para quem quer estruturar um projeto nessa área especial!

1. Avalie as necessidades de iluminação do espaço

Antes de escolher as luminárias, é importante avaliar as necessidades específicas de iluminação do pergolado, levando em consideração o uso do espaço e as preferências estéticas.

Vê que a área toda pede um reforço geral na iluminação, ou são somente alguns pontos específicos? Cabe uma iluminação padrão, é importante destacar pontos específicos que não estão tendo a visibilidade merecida? Confira as opções que mencionamos, seus usos e potenciais para colocar na sua lista e resolver a situação!

2. Crie um layout eficiente e estético

Planejar bem o layout da iluminação é essencial para garantir uma distribuição uniforme da luz e criar uma atmosfera agradável no pergolado. Considere a disposição das luminárias e a altura de instalação para obter os melhores resultados, instalando os componentes de maneira organizada, elegante e, sobretudo, funcional.

3. Considere as temperaturas de cor e intensidade da luz

Conforme também mencionamos, a iluminação para pergolado vai muito além de simplesmente clarear o ambiente e promover boa visibilidade. Escolha a temperatura de cor e a intensidade de luz adequadas para o ambiente que você deseja, considerando os aspectos de uso — luzes mais claras em pias e churrasqueiras, menos intensas para espaços de integração e aconchego, como as mesas.

A temperatura de cor certa para a iluminação do pergolado dependerá do ambiente desejado. As temperaturas de cor mais quentes, como as lâmpadas amarelas, criam uma atmosfera acolhedora, enquanto as temperaturas mais frias, como as lâmpadas brancas, proporcionam uma luz mais brilhante e funcional.

4. Instale a iluminação para pergolado na altura certa

A altura ideal para instalar luminárias em um pergolado pode variar dependendo das medidas específicas do espaço, bem como da necessidade de uso. Mas, geralmente, os pendentes e lustres são instalados a uma altura que permite uma boa distribuição das luzes — ou seja: bem distribuídos de maneira que um componente de iluminação não obstrua a passagem de luz da outra.

Portanto, ao planejar a iluminação do pergolado, evite instalar luminárias diretamente na linha de visão das pessoas, o que pode causar ofuscamento. Além disso, posicione as luminárias buscando minimizar a criação de sombra, garantindo uma distribuição uniforme da luz.

5. Considere lâmpadas inteligentes para o pergolado

Lâmpadas inteligentes são uma ótima opção para adicionar funcionalidades extras à iluminação para pergolado. Com elas, você pode controlar a intensidade e a cor da luz remotamente por meio de um aplicativo no seu smartphone, criando diferentes ambientes conforme o seu gosto e as necessidades que aparecerem.

Essa alternativa, aliás, impede você uma preocupação extra de encontrar diferentes tipos de lâmpadas, bem como permitindo certa padronização na instalação das estruturas escolhidas para a iluminação, já que com os mesmos itens você conseguirá explorar diversas temperaturas e intensidades de luz!

A iluminação para pergolado adequada pode transformar completamente o seu espaço, criando um ambiente acolhedor e convidativo para desfrutar ao ar livre e, ao mesmo tempo, com a devida claridade em pontos que seja necessária uma boa visualização.

Com uma variedade de opções disponíveis, desde luminárias embutidas até fitas de LED, você pode personalizar a iluminação do seu pergolado conforme o seu estilo e preferências pessoais!

Esperamos que tenha gostado de mais um post especialmente elaborado pelo blog da Decor Lumen! Siga aprimorando sua expertise em iluminação de áreas externas ao se tornar especialista também no aprimoramento das áreas de piscina.

Até o próximo post!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.