Decoração afetiva: o que é e 6 passos para criar
O conceito de decoração afetiva traz à tona as melhores memórias e emoções pessoais quando entramos em um ambiente. Sabe quando você chega em casa depois do trabalho e encontra um lugar que é seu porto seguro e traz paz e aconchego para recarregar as energias? Usando objetos pessoais que contam sua história você pode criar um espaço assim.
Nesse tioi de decoração, as sensações e memórias estão ligadas a objetos, móveis, luzes e cores que têm o papel de aumentar a sensação de pertencimento ao lar e o poder de transmitir os mais variados tipos de sentimentos a quem mora e a quem visita.
Quer saber mais sobre a decoração afetiva e ver algumas dicas para criar memórias afetivas na decoração? Fique com a gente até o final deste post que traremos dicas simples para aplicar em sua casa. Vamos lá?
Leia também: 8 tendências de decoração para 2022
O que é uma casa afetiva?
Quando falamos em decoração afetiva nós estamos falando em criar uma casa afetiva, ou seja, um lar que tenha histórias para contar, que respeita a maneira de viver de cada morador e traz a individualidade de cada um na personalidade do ambiente.
É um lar que tem a cara de quem mora nele e onde se cria um espaço perfeito para fortalecer encontros, enaltecer memórias e criar novos momentos e emoções a cada visita, com muito prazer. É o ambiente que consegue promover a conexão do morador com a sua história de vida através da decoração.
Decoração afetiva: passo a passo para fazer em casa
Se você quer começar criar um ambiente com decoração afetiva, antes de tudo você precisa olhar para a sua casa e identificar o que te traz felicidade. Parece difícil, mas isso fará a diferença antes de qualquer coisa.
Analise cada espaço da sua casa, os cômodos, sinta os ambientes e observe tudo o que te deixa feliz e o que faz ou não sentido estar ali. O mesmo vale para outros moradores da casa, é importante demais que todos tenham seus espaços individuais, afinal, as boas memórias precisam ser de todos.
Veja a seguir alguns passos importantes para tornar sua casa um ambiente afetivo, cheio de conforto e cercado por tudo o que você ama. Confira!
1. Determinar qual vai ser a identidade do ambiente
Ninguém é igual a ninguém e cada pessoa é única, certo? Então procure olhar para a sua história e entender quais são os seus gostos e o que te desperta memórias.
Aqui vale fazer uma pausa e pensar nos seus momentos, de onde você veio, suas experiências e o que o trouxe até onde está. Assim você conseguirá entender quais são os elementos afetivos que você pode aplicar na sua casa de forma natural.
2. Escolher peças com significado especial
Chegou a hora de criar sua decoração com os objetos afetivos, então pense e vá atrás de tudo o que faça sentido para você e desperte tais sensações. Ah, e não quer dizer que por ser uma memória sua que os elementos precisam ser antigos ou “velhos”, tá?
Podem ser fotos, quadros, móveis, objetos de família, coleções, tudo o que te transporta para um outro período de tempo ou espaço.
Sabe aquela viagem incrível que significou muito para você? Ou um desenho que uma criança te deu e foi marcante? Se faz sentido, conta uma história ou tem significado especial pode ser utilizado.
3. Definir o espaço
Agora que você já tem os objetos em mãos é hora de escolher onde eles podem ficar expostos, para criar o ambiente que você deseja. Olhe para os móveis e veja como eles podem ser utilizados para isso, por exemplo.
Se você tem quadros, fotos, relógios e outros itens que podem ser pendurados, que tal criar uma parede diferente e dedicada apenas para esses objetos? Pode ser no quarto, na sala de estar… O importante é aproveitar os espaços sem comprometer a circulação natural da casa.
Não deixe de ver: Mitos e verdades sobre a decoração de ambientes.
4. Utilizar a iluminação para intensificar os sentimentos
Com um projeto de iluminação bem feito você pode acomodar os móveis e ampliar espaços de forma harmônica. Além disso, as luzes podem
Use também uma iluminação difusa e indireta para trazer mais conforto visual e aconchego aos espaços, isso ajuda a criar uma atmosfera mais prazerosa.
5. Invista em cores e em plantas
Pesquise cores que você goste e que combinem com o ambiente que você quer criar. Crie espaços divertidos, mais modernos ou mais rústicos simplesmente por brincar com as cores do espaço e dos objetos.
As plantas estão presentes em muitos ambientes e ajudam a deixar o espaço mais fresco e arejado, trazendo ainda mais as boas vibrações. Além disso, muitas pessoas têm histórias com plantas, com lembranças da família, de viagens… vale a pena apostar.
6. Criar esse momento com pessoas queridas
Como mencionamos anteriormente, considere também o espaço de outras pessoas dentro da casa, para que cada um tenha sua identidade e sinta-se acolhido. Isso vale, é claro, para quem não mora só.
Esse é um momento de, quem sabe, construir novas histórias e memórias ao montar a sua decoração. Ao criar uma casa afetiva você abre espaço para reviver memórias e mexer com diversos sentimentos e emoções, permita-se viver a todo instante.
Com a
E aí, gostou das nossas dicas de hoje? Esperamos que sim! Continue acompanhando nossos posts com dicas de como decorar espaços e inspire-se. Até a próxima!