Decoração afetiva: o que é e como fazer? Veja 6 passos!

Decoração afetiva: o que é e 6 passos para criar

O conceito de decoração afetiva traz à tona as melhores memórias e emoções pessoais quando entramos em um ambiente. Sabe quando você chega em casa depois do trabalho e encontra um lugar que é seu porto seguro e traz paz e aconchego para recarregar as energias? Usando objetos pessoais que contam sua história você pode criar um espaço assim.

Nesse tioi de decoração, as sensações e memórias estão ligadas a objetos, móveis, luzes e cores que têm o papel de aumentar a sensação de pertencimento ao lar e o poder de transmitir os mais variados tipos de sentimentos a quem mora e a quem visita.

Quer saber mais sobre a decoração afetiva e ver algumas dicas para criar memórias afetivas na decoração? Fique com a gente até o final deste post que traremos dicas simples para aplicar em sua casa. Vamos lá?

Leia também: 8 tendências de decoração para 2022

O que é uma casa afetiva?

Quando falamos em decoração afetiva nós estamos falando em criar uma casa afetiva, ou seja, um lar que tenha histórias para contar, que respeita a maneira de viver de cada morador e traz a individualidade de cada um na personalidade do ambiente.

É um lar que tem a cara de quem mora nele e onde se cria um espaço perfeito para fortalecer encontros, enaltecer memórias e criar novos momentos e emoções a cada visita, com muito prazer. É o ambiente que consegue promover a conexão do morador com a sua história de vida através da decoração.

Decoração afetiva: passo a passo para fazer em casa

Se você quer começar criar um ambiente com decoração afetiva, antes de tudo você precisa olhar para a sua casa e identificar o que te traz felicidade. Parece difícil, mas isso fará a diferença antes de qualquer coisa.

Analise cada espaço da sua casa, os cômodos, sinta os ambientes e observe tudo o que te deixa feliz e o que faz ou não sentido estar ali. O mesmo vale para outros moradores da casa, é importante demais que todos tenham seus espaços individuais, afinal, as boas memórias precisam ser de todos.

Veja a seguir alguns passos importantes para tornar sua casa um ambiente afetivo, cheio de conforto e cercado por tudo o que você ama. Confira!

1. Determinar qual vai ser a identidade do ambiente

Ninguém é igual a ninguém e cada pessoa é única, certo? Então procure olhar para a sua história e entender quais são os seus gostos e o que te desperta memórias.

Aqui vale fazer uma pausa e pensar nos seus momentos, de onde você veio, suas experiências e o que o trouxe até onde está. Assim você conseguirá entender quais são os elementos afetivos que você pode aplicar na sua casa de forma natural.

2. Escolher peças com significado especial

Chegou a hora de criar sua decoração com os objetos afetivos, então pense e vá atrás de tudo o que faça sentido para você e desperte tais sensações. Ah, e não quer dizer que por ser uma memória sua que os elementos precisam ser antigos ou “velhos”, tá?

Podem ser fotos, quadros, móveis, objetos de família, coleções, tudo o que te transporta para um outro período de tempo ou espaço.

Sabe aquela viagem incrível que significou muito para você? Ou um desenho que uma criança te deu e foi marcante? Se faz sentido, conta uma história ou tem significado especial pode ser utilizado.

3. Definir o espaço

Agora que você já tem os objetos em mãos é hora de escolher onde eles podem ficar expostos, para criar o ambiente que você deseja. Olhe para os móveis e veja como eles podem ser utilizados para isso, por exemplo.

Se você tem quadros, fotos, relógios e outros itens que podem ser pendurados, que tal criar uma parede diferente e dedicada apenas para esses objetos? Pode ser no quarto, na sala de estar… O importante é aproveitar os espaços sem comprometer a circulação natural da casa.

Não deixe de ver: Mitos e verdades sobre a decoração de ambientes.

4. Utilizar a iluminação para intensificar os sentimentos

Com um projeto de iluminação bem feito você pode acomodar os móveis e ampliar espaços de forma harmônica. Além disso, as luzes podem enfatizar elementos da decoração, utilizando pontos de luz estratégicos na parede, por exemplo, com iluminação wall washing,

Use também uma iluminação difusa e indireta para trazer mais conforto visual e aconchego aos espaços, isso ajuda a criar uma atmosfera mais prazerosa.

5. Invista em cores e em plantas

Pesquise cores que você goste e que combinem com o ambiente que você quer criar. Crie espaços divertidos, mais modernos ou mais rústicos simplesmente por brincar com as cores do espaço e dos objetos.

As plantas estão presentes em muitos ambientes e ajudam a deixar o espaço mais fresco e arejado, trazendo ainda mais as boas vibrações. Além disso, muitas pessoas têm histórias com plantas, com lembranças da família, de viagens… vale a pena apostar.

6. Criar esse momento com pessoas queridas

Como mencionamos anteriormente, considere também o espaço de outras pessoas dentro da casa, para que cada um tenha sua identidade e sinta-se acolhido. Isso vale, é claro, para quem não mora só.

Esse é um momento de, quem sabe, construir novas histórias e memórias ao montar a sua decoração. Ao criar uma casa afetiva você abre espaço para reviver memórias e mexer com diversos sentimentos e emoções, permita-se viver a todo instante.

Com a decoração composta por itens especiais, você tem a possibilidade de criar espaços aconchegantes e ao receber visitas, contar a história de tudo o que viveu ou deixar que o espaço por si só. Com certeza ótimas experiências serão criadas e você sempre se sentirá bem.

E aí, gostou das nossas dicas de hoje? Esperamos que sim! Continue acompanhando nossos posts com dicas de como decorar espaços e inspire-se. Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.