7 Ideias de luminárias para cozinha de apartamento!

A cozinha é um dos lugares mais visitados do apartamento, afinal, é lá que preparamos nossas refeições para curtir bons momentos com amigos, família e até mesmo sozinhos.

Por ser um ambiente funcional onde manuseamos alimentos e objetos cortantes, é importante que esteja sempre limpo e bem iluminado. E claro, por ser um espaço tão visitado, merece uma decoração aconchegante e harmônica.

Contar com as luminárias para cozinha de apartamento é uma bela maneira de aliar os dois casos: criar várias atmosferas diferentes na cozinha, com uma iluminação perfeita, e dar aquele toque de modernidade e sofisticação para a decoração do cômodo, com as diversas peças que existem no mercado.

Imagem de uma cozinha com iluminação artificial

Você pode escolher uma iluminação ampla para iluminar a cozinha de forma geral, combinada com luzes de foco para bancadas ou eletrodomésticos, por exemplo. Nós já te demos algumas dicas para iluminação para cozinha aqui no blog e neste post vamos te ajudar a escolher o melhor tipo de luminária para a cozinha do seu apartamento. Fique com a gente!

Modelos de luminárias para cozinha de apartamento

Muitas vezes, a iluminação da cozinha acaba ficando um pouco de lado nos projetos – o que é um erro, visto que o espaço precisa de claridade adequada para os alimentos serem preparados com segurança e precisão. É um dos ambientes que, com alguns truques de iluminação, ficam mais funcionais e acolhedores.

Diversos departamentos não possuem uma luz natural tão intensa e esse é mais um motivo para que a iluminação seja pensada com todos os detalhes possíveis. Para te ajudar, nós separamos 7 modelos de luminárias que vão entregar uma ótima iluminação e ainda decorar sua cozinha. Confira a seguir.

1. Plafons

Um tipo de iluminação de teto para cozinha são os plafons, que podem ser utilizados tanto em ambientes grandes como pequenos, por conta do seu formato mais compacto. Com eles você consegue criar uma atmosfera bastante iluminada, com uma luz direta ou mais difusa.

Você encontra plafons de embutir ou sobrepor, que podem ser inseridos diretamente no teto ou no gesso e com isso iluminam bem sem tirar o destaque da decoração. É uma ótima pedida para usar nas cozinhas, por combinar com decorações modernas, industriais e outros estilos.

Imagem de cozinha decorada com plafons

2. Painel LED de embutir

Outra opção bastante utilizada nas cozinhas é o painel de led de embutir, que consegue oferecer uma luz geral para cômodo, deixando-o bem iluminado sem interferir na decoração, já que são discretos.

Você pode combiná-lo com spots ou pendentes posicionados em áreas estratégicas como bancadas e mesas que reforçam a iluminação e dão um detalhe agradável à cozinha.

Imagem de cozinha decorada com paineis de LED

3. Painel LED de sobrepor

Uma alternativa ao painel de embutir é o painel de LED de sobrepor, que, como o próprio nome diz, é sobreposto ao teto. É bem discreto e sua variedade de formatos entregam mais modernidade e fluidez ao ambiente, além de uma iluminação clara e ampla em todo o espaço. É uma das opções econômicas para sua conta de luz.

Imagem de cozinha decorada com painel de LED de sobrepor

4. Spots de embutir

Muitos ambientes ficam bem iluminados com os spots e na cozinha não seria diferente. Assim como os painéis de LED, o spot de embutir no teto é perfeito para ser utilizado na cozinha. Existem diversos modelos: quadrados, redondos, duplos, triplos e com cores diferentes. São inúmeros modelos para você escolher!

É despojado, então não destoa em meio aos móveis e eletrodomésticos, reforça a iluminação geral do espaço e com eles, você pode dar destaque à bancadas, mesas, pia e fogão, por exemplo, como uma iluminação complementar.

O resultado é um cômodo bem iluminado e cheio de detalhes que o tornam mais convidativo!

Imagem de cozinha com spots de embutir

5. Trilhos de spots

Os trilhos com spots também são uma ótima opção para iluminar a cozinha do apartamento e decorar, já que trazem um visual mais moderno para qualquer ambiente.

Existem trilhos com 3, 5 ou até mais lâmpadas e sua escolha vai depender do tamanho do espaço. Um ponto positivo neste modelo é a versatilidade do uso, já que você pode direcionar para luz para onde quiser, realçando alguns pontos específicos na decoração.

Imagem de cozinha decorada com trilho com spots

6. Fitas de LED

Iluminar os móveis com fitas de LED é uma ótima opção para dar destaque a pontos específicos dos móveis e bancadas e repaginar sua cozinha com modernidade. Outra vantagem é que elas são fáceis de instalar, você não precisa contratar uma mão de obra especializada. Veja nosso post com o passo a passo para instalar fitas de LED.

Elas vão muito bem como iluminação auxiliar no seu projeto, já que sozinhas não conseguem dar tanta amplitude de luz ao espaço. Quer uma dica? Se sua cozinha tiver uma sanca, usar fitas de LED vão dar uma outra cara ao ambiente.

Imagem de cozinha decorada com fitas em LED

7. Pendentes de cozinha

Se você quer dar um charme a mais na iluminação e na decoração da sua cozinha, os pendentes são ótimas opções. Você encontra desde modelos mais modernos, com diferentes formatos e designs arrojados para impressionar na decoração, até peças mais tradicionais e básicas, mas que não deixam de dar um toque especial ao cômodo. Os pendentes industriais, por exemplo, trazem um aspecto mais urbano na decoração.

Atente-se ao tamanho da sua cozinha para não exagerar no uso dos pendentes e pesar na decoração. Uma forma bem legal é combinar os pendentes como iluminação secundária junto a painéis ou spots.

Imagem de cozinha decorada com pendentes

Esses são os tipos de luminária para cozinha de apartamento que mais combinam com diferentes estilos de decoração, desde os mais tradicionais aos mais modernos. Temos a certeza de que um deles deixará o seu espaço mais iluminado e ainda dar uma cara nova para a sua cozinha.

E aí, gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog porque sempre trazemos as melhores dicas de iluminação de ambientes, para você transformar a decoração do jeitinho que sempre sonhou. Até o próximo post!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.