O guia completo para decoração de quarto infantil

Quando pensamos em decoração de quarto infantil, é muito comum que venham à mente as imagens de berços, os tradicionais móbiles e todos os outros elementos decorativos que remetem ao ambiente ideal para o aconchego de um bebê.

Entretanto, fato é que em relativamente pouco tempo — considerando o constante crescimento infantil — é que esse ambiente passe por uma reestruturação, para atender os gostos e necessidades das crianças um pouco mais crescidas.

Pensando criar o ambiente ideal para a garotada se sentir confortável visual e fisicamente, a Decor Lumen criou esse guia de decoração do quarto infantil para te auxiliar no processo de renovação do cômodo de acordo com os novos gostos e demandas do corpo da criança.

A Decor Lumen te ajuda a definir desde o que colocar na parede do quarto até o tipo de organização ideal!

Boa leitura!

A importância de pensar na decoração do quarto infantil

É de suma importância pensar bem na transição de um quarto de bebê para um quarto infantil por conta dos fatores impostos pelas intensas mudanças físicas e psicológicas pelas quais as crianças passam.

Dessa forma, os pais e responsáveis precisam criar um ambiente onde o filho se sinta seguro e à vontade, enquanto preferencialmente ofereça à criança estímulos para que o desenvolvimento ocorra de forma saudável.

Pensando em abranger todas essas mudanças, confira algumas dicas certeiras para extrair o máximo desse importante cômodo.

1. Atenção máxima à substituição do berço pela cama

Essa é a primeira troca que deve ser feita quando a criança já estiver mais crescida, considerando a questão do espaço necessário para que ela possa dormir confortavelmente.

Apesar de existirem modelos de berços maiores e de muitos pais gostarem da segurança oferecida por esse móvel, o indicado é que a criança faça a transição para a cama adequada para seu tamanho. A partir daí, existem dois pontos importantes a serem considerados pelos responsáveis nessa troca:

  • Contar com uma estrutura que conte com os ajustes necessários para que a criança não caia da cama — o que pode ser resolvido com pequenas grades laterais, por exemplo;

  • Atenção ao colchão que será oferecido à criança. É preciso que ele seja o mais anatômico e confortável o possível para garantir um sono de qualidade, já que é durante à noite de descanso que ocorrem etapas cruciais do desenvolvimento infantil.

2. Aposte em decorações versáteis e práticas

Assim como é necessário trocar a decoração e a estrutura do quarto durante as primeiras etapas da infância, conforme a criança for crescendo é comum também que se façam ajustes, indo além das mudanças físicas e pensando de acordo com sua personalidade e gostos que também se desenvolvem.

Por isso, evitar decorações que demandem muito trabalho para instalar e afetem a estrutura de pisos e paredes é uma escolha interessante. Elas podem dar muito trabalho tanto para serem retiradas caso o quarto precise de mais espaço ou caso o gosto da criança mude.

Prefira trabalhar a decoração com itens em estantes e prateleiras, deixando a parede mais neutra. Uma boa alternativa para decorar a estrutura do cômodo são os quadros. Fixe as discretas estruturas para pendurar fotos, obras e afins, trocando-as sempre que você e seu filho quiserem!

Aproveite para conferir também os detalhes e dicas de uma decoração afetiva!

3. Luminárias infantis são aliadas durante a noite

Um dos principais dilemas vividos pelas crianças é a sua relação com o escuro, com cada uma delas tendo uma relação diferente com à noite, seja pela sensação de medo associadas às sombras ou simplesmente pelo receio de ficar sozinha.

Uma boa solução para essas e outras hipóteses é o uso de luminárias infantis! Com formas, cores e desenhos diferenciados, elas têm tudo para cativar as crianças ao emitir luzes que podem ser utilizadas de maneira estratégica, mais discretas, mas suficientes para quebrar parte da escuridão que tanto pode incomodar os pequenos.

4. Enriqueça o ambiente com o método Montessoriano

Seja quais forem as cores e temáticas escolhidas na estruturação e decoração do quarto infantil, fato é que uma inspiração no método montessoriano tem muito a somar para a funcionalidade do ambiente e o crescimento da criança!

O método aqui destacado visa a promoção dos primeiros passos de autonomia na vida da criança, o que além de estimular o desenvolvimento motor e cognitivo, pode fortalecer sensos importantes de confiança e responsabilidade.

Todo esse progresso pode ser promovido ao instalar camas mais baixas — para que a criança não dependa de ninguém para se deitar ou levantar. Outra dica é deixar os brinquedos ao seu alcance, permitindo não somente que eles não dependam de ninguém para brincarem, como também para começarem a aprender o devido local das coisas.

Agora você tem à sua disposição as melhores dicas de decoração de quarto infantil! Considere sempre o período de constantes mudanças pelos quais as crianças passam e crie o ambiente ideal para seu filho ou filha se desenvolver da melhor forma possível!

Você é nosso convidado para conferir, também, as 5 melhores dicas para se iluminar um quarto infantil e garanta que seu filho vá desfrutar do quarto mesmo à noite!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.