Guia sobre como iluminar home office!

Guia sobre como iluminar home office

Cada vez mais, o home office se torna predominante no ambiente corporativo, isso porque muitas atividades ficam mais fáceis de serem cumpridas quando os funcionários têm a possibilidade de fazê-las no conforto e no silêncio de casa, principalmente durante a pandemia.

Sabendo disso, é necessário tomar cuidados para não prejudicar a saúde, pois normalmente um ambiente residencial não é adequado para esse tipo de tarefa. Por isso, para que você consiga trabalhar confortavelmente e de forma saudável, preparamos esse conteúdo completo para que seu espaço seja muito bem iluminado e, assim, otimizado para o seu dia a dia.

5 dicas de como iluminar o home office

Vamos começar a falar sobre o assunto lembrando dos cuidados necessários para trabalhar adequadamente em casa, afinal, além de se ter uma cadeira confortável, uma mesa na altura adequada e um ambiente silencioso para a concentração, cuidado com a iluminação é essencial.

Por exemplo, algumas cautelas são necessárias para que o local de trabalho não fique iluminado apenas em uma parte, já que essas situações prejudicam a visão e causam cansaço muito mais rápido. Mas fique tranquilo, com as nossas dicas abaixo você vai conseguir organizar a iluminação da forma mais saudável possível!

1. Escolha uma lâmpada adequada

Imagem de uma lâmpada de LED

Normalmente, a recomendação de iluminação residencial sempre gira em torno da lâmpada de LED, e aqui não é diferente, já que sua composição evita o aquecimento do local, um fato diferente das lâmpadas comuns.

Como no Brasil o calor é predominante boa parte do ano, essa opção te auxilia a manter o ambiente iluminado sem fazer alterações de temperatura, assim como também, os itens duram bem mas e gastam menos energia. A recomendação que damos é que se opte pelas LED de até no máximo 4000K!

2. Ilumine homogeneamente a mesa de trabalho

Como comentado anteriormente, um cuidado que você deve ter é com os contrastes de luz, por exemplo, se você fizer uso de uma luminária em um ambiente escuro, sua visão cansaria muito rápido e poderia potencializar problemas oculares. Por isso, quando for escolher uma luminárias para home office, opte por uma iluminação principal, que possa clarear o ambiente no geral.

Com isso, você pode tanto optar pelos pendentes, quanto pelos painéis de teto, mas para te explicar tudo certinho, nós trouxemos as informações separadamente, continue lendo:

Painel de LED para home office

Imagem de um rapaz usando uma mesa de home office com painel de LED

Os painéis são uma excelente opção para quando se pretende utilizar o ambiente por um longo período de tempo, ou então para quem deseja transformar o escritório provisório em um cantinho para computador. O bom dos painéis de LED, é que eles possibilitam uma iluminação homogênea, clean e que não chama a atenção. Confira também nosso post sobre instalação de fita LED!

Pendentes de luz para trabalhar

Imagem de uma mesa de home office com pendentes

Os pendentes, por outro lado, são ótimos para quando você vai trabalhar com frequência na cozinha, sala ou outros ambientes. Os pendentes são recomendados porque, mesmo iluminando de forma ampla, eles seguem sendo bastante direcionados, assim, são ótimos tanto para trabalho quanto para qualquer outra situação realizada no ambiente.

3. Opte por intensidades menores de luz

Pode parecer contraditório uma dica como essa, após dizer sobre os cuidados com ambientes escuros, mas a realidade é que essa dica é complementar. Ambientes escuros ou com muitos contrastes são danosos para as pessoas que estão trabalhando, na mesma medida que ambientes iluminados demais podem atrapalhar e prejudicar na mesma medida.

Por isso, tente trabalhar vários focos de luz, só que todos sendo menos intensos. Dessa maneira, você consegue trabalhar uma luz mais saudável para os olhos e menos concentrada.

Confira também: Dicas de como fazer um ambiente de estudos.

4. Opte pela luz complementar!

Andando de mãos dadas com a dica anterior, a luz complementar é sempre muito bem-vinda quando o assunto é luminárias para home office, isso porque quando trazemos uma iluminação menos intensa, ainda necessitamos de um foco de luz mais próxima de nós ou do objeto de trabalho, por isso, os objetos de mesa sempre caem muito bem no serviço remoto.

Por meio dela você pode direcionar um pouco mais a luz e iluminar exatamente aquela parte que estava precisando, sem cansar ou prejudicar a vista.

5. Aposte na luz natural

Imagem de um espaço de trabalho home office iluminado com luz natural

Para finalizar, é claro que as artificiais são muito necessárias e auxiliam a visão quando o dia resolve não colaborar, mas é sempre necessário que o seu local de trabalho tenha uma boa iluminação natural, já que esta é muito mais saudável para os olhos. Mesmo assim, alguns cuidados são necessários quanto à posição dos computadores em relação às janelas, para que o reflexo não atrapalhe o seu rendimento.

Então, o que achou de nossas dicas para escolher luminárias para home office? Esperamos que você consiga organizar a iluminação de sua casa e que possa trabalhar tranquilamente. Aproveite também para conferir nosso post sobre 10 inspirações de iluminação para a sala. E até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.