Dicas de decoração: cores que combinam com dourado

Cores que combinam com dourado: conheça todas as tonalidades

A cor dourada, relacionada com decoração, nos faz lembrar de mansões luxuosas, com muito ouro e objetos rebuscados. Entretanto, essa é uma cor versátil, que pode sim ser utilizada em diversos estilos decorativos modernos, seja para dar um toque especial ou realmente fazer o ambiente brilhar.

Pensando nessa tendência, nós da Decor Lumen, preparamos um conteúdo completo sobre as cores que combinam com o dourado, para você não errar nas composições.

Continue lendo para descobrir tudo sobre esse universo elegante e sofisticado!

Como surgiu a tendência da decoração dourada

Imagem de uma sala contendo sofá, quadros e outros itens de decoração com a cor dourada e outros tons neutros

A cor dourada remete ao poder e potencialidade, e tudo isso devido às suas nuances brilhosas, as quais traduzem a concentração humana para olhares de admiração. Por conta desse aspecto, essa coloração começou a ser usada logo na antiguidade em casas dos poderosos, os quais desejavam esbanjar sua bonança financeira.

Além desse aspecto, essa tonalidade faz referência às pessoas que eram autoridades em determinadas épocas da história, como os faraós, por exemplo, os quais tinham suas tumbas cobertas por ouro e artefatos dourados. Outro lugar extremamente comum de encontrar essa cor é em templos religiosos, como no interior do Vaticano.

Atualmente, há sim objetos dourados que ainda relembram e reforçam o poder dos faraós, porém, hoje essa cor é utilizada parar compor elegância e sofisticação à um espaço. Dessa maneira, podemos refletir que claramente houve algumas modificações históricas e culturais até chegar ao ponto em que que estamos hoje.

Quais cores combinam com o dourado?

Por fazer parte de uma paleta que conquista a atenção dos indivíduos com facilidade, na hora de combinar outros tons com o dourado, o primordial é que haja equilíbrio.

Sendo assim, é necessário cautela no momento de inserir o dourado nos ambientes, de forma que seja possível dispor de harmonia e requinte. À vista disso, selecionamos alguns tons que combinam com a cor dourada, veja abaixo:

Marrom

Imagem de um quarto de casal visto de dois ângulos, contendo itens de decoração dourados e na cor marrom

O marrom é uma cor quente, a qual transmite sensações baseadas na calma, tranquilidade, conforto e aconchego. Então, é recomendado utilizá-la em locais que necessitam de calmaria e comodidade, como é o caso de cômodos como salas e quartos.

Quando composta com tonalidades douradas, oferece um ambiente requintado, em que a sofisticação é exalada por meio de detalhes que transformam o básico em luxo.

Branco

Imagem de um quarto de bebê com ornamentos dourados e brancos

Essa é uma combinação certeira para aqueles que desejam espaços claros e aconchegantes. A cor branca combina com a maioria das outras colorações, pois seu efeito neutro garante a possibilidade de receber mais informação sem pesar aos olhos.

Se articulado com o dourado, a elegância do ambiente é transparecida, seja por pequenos detalhes ou ornamentações de grandes proporções, como estátuas.

Bege

Imagem de uma sala de estar com a decoração que combina tons de dourado com bege

A cor bege se parece com o dourado em alguns aspectos. Conforme sua tonalidade, ela pode se aproximar muito de visuais que abrangem a pigmentação em ouro, mas claro, sem o brilho contido nela. É um tipo de coloração que se adequa em quase todos os ambientes, visto que é básica.

Quando combinada com nuances douradas, apresenta uma belíssima atmosfera sofisticada, em que é possível transmitir sensações de calma e conforto.

Azul escuro

Imagem de uma sala de estar vista de dois ângulos, contendo móveis e ornamentos dourados e na cor azul escuro

O azul é uma cor versátil, mas que, se aplicado na composição errada, pode trazer estranheza. Desse modo, se a escolha for realmente colocar essa coloração no ambiente, opte por um tom escuro, que não trace uma brigada visual com adornos inseridos no espaço.

A junção da cor azul escura com algumas particularidades em dourado pode render grandes vislumbres, os quais se tornam riquíssimos quando analisado esteticamente.

Cinza

Imagem de uma sala de estar com sofá na cor cinza e objetos de decoração dourados

Está aí uma composição límpida e minimalista, muito utilizada em decorações que seguem o estilo industrial. As tinturas acinzentadas estão completamente em alta, marcando presença em residências que desejam transmitir personalidade e objetividade ao passar informações visuais.

Logo, se combinada com tonalidades douradas, o cinza pode crescer e aparentar-se ainda mais presente no local em que foi usado. Adornos simples são recomendados, já que combinam de maneira agradável com ambientes um pouco mais escuros.

Qual estilo de decoração combina com você? Conheça-os e transforme seu lar com personalidade por meio de um post da Decor Lumen completo sobre o assunto!

Preto

Imagens de 2 quartos de casal que combina elementos na cor preta e dourada

Para fechar com chave ouro, selecionamos o preto, que consegue deixar um ambiente intimamente sublime, mas extremamente confortável. Sendo assim, a vontade é deixar um ambiente mais escuro, vá com tudo e tenha espaços modernos e charmosos.

Detalhes em dourado são o ponto de destaque quando colocadas em lugares em que o preto marca presença. Sendo assim, use e abuse dessa tonalidade e mistura.

Como e onde usar a cor dourada no ambiente?

Não há regra, você pode utilizar nos cômodos que desejar, desde que não insira os elementos de forma excessiva. Porém, algumas dicas de objetos são bem-vindas, tratando-se de artefatos e composições que contrastam assertivamente com essa coloração brilhosa e sofisticada. Confira!

Pendentes

Os pendentes dourados ficam lindíssimos quando presentes em ambientes que tenham coloração neutra, como o branco, preto e o cinza.

A iluminação com esse tipo de acessório pode transformar completamente o ambiente em um espaço mais requintado, por isso confira o post da Decor Lumen sobre 10 tipos de iluminação de ambientes para sua casa e saiba como combinar esses e outros itens!

Adesivos

Pequenos detalhes fazem sim a diferença! Por isso, aplicar adesivos que contenham tons em ouro ficam fantásticos em uma decoração baseado em preto e branco.

Painéis

Os painéis decorativos para parede são peças de destaque. Uma parede branca, com um painel preto e adornos em dourados é extremamente sofisticado.

Móveis

Os móveis também são objetos que podem conter colorações com brilho, principalmente quando inseridos em espaços criados para demonstrar elegância, e podem ser uma forma de lembrar decorações clássicas e nobres.

Por fim, é encontrada muita versatilidade na cor dourada, que compõe locais diferentes com sofisticação beleza e naturalidade. Tenha em mente que apostar nessa coloração é sinônimo de elegância, tendo a possibilidade de sentir toda a calma e tranquilidade de um ambiente.

A dica é: aproveite as nossas sugestões, arrisque-se e faça composições que irão brilhar os olhos!

Gostou do post? Então compartilhe em suas redes sociais e espalhe toda a sofisticação que decorações como essas podem transparecer.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.