10 tipos de iluminação de ambientes para sua casa!

Buscando tipos de iluminação que se adequam ao seu projeto luminotécnico? Pois acaba de encontrar o blog post escrito especialmente para você, venha com a Decor Lumen desvendar os segredos de ambientes bem iluminados.

Hoje sabe-se que os espaços que contam com luz bem direcionada ou ampla quando necessário, auxiliam no aumento de produtividade em home offices e até mesmo no descanso de quem pretende transformar quartos ou salas de estar com investimentos controlados, por isso são tão importantes escolher as opções ideais.

Siga nesta interessante leitura sobre tipos de iluminação de ambientes e sinta-se em casa com a Decor Lumen!

1 – Luz difusa: conforto com tradição

quarto com luz difusa

Se ao buscar tipos de iluminação você busca escolhas confortáveis sem abrir mão do tradicional, as luzes difusas são as melhores opções. Isso porque através desse tipo de luminárias, com lâmpadas centralizadas no teto, o ambiente é mantido uniformemente iluminado.

Deseja diminuir os contrastes dos seus projetos? Com a Decor Lumen você encontra itens para iluminação difusa de quartos, salas de estar, banheiros e demais ambientes.

  • Quarto: para iluminação difusa de quartos, você pode contar com pendentes e plafons centralizados.
  • Salas de estar: para clarear de maneira difusa sua sala de estar, lustres podem ser utilizados.
  • Banheiro: projetos luminotécnicos de banheiros incluem painel LED de embutir e plafons em posição central.

2 – Luz direta: foco nos detalhes

cozinha com luz direta

O tipo de iluminação direta é aquele que leva o foco da fonte luminosa em objetos de destaque ou mesmo em locais dos cômodos nos quais você deseja colocar atenção.

Possui um papel de parede bonito que merece ganhar vida? A luz direta auxilia no processo! Deseja destacar os móveis de uma cozinha planejada? Os itens originários do estilo industrial são belas opções: confira logo abaixo.

  • Cozinha: ótimas opções de iluminação direta em cozinhas são os trilhos com spot, aposte nessa ideia industrial.
  • Hall: já para contribuir com luz direta nessa área, opte com spots direcionados.
  • Lavanderia: aposte em arandelas como fonte luminosa direta. Aproveite para conferir detalhadamente as 5 dicas essenciais para iluminação de lavanderia aqui no nosso blog!

3 – Luz indireta: um tipo de iluminação discreta

banheiro com luz indireta

A terceira sugestão que a Decor Lumen preparou especialmente para você é o uso da opção indireta para ressaltar a beleza de ambientes de maneira discreta, criando ares mais intimistas e convidativos.

Quer saber onde utilizá-las? A gente te conta os detalhes!

  • Quarto: escolha pendentes com revestimentos orgânicos e invista em conforto para quartos.
  • Lavabo: selecione arandelas em cúpulas que ofereçam aos ambientes luz indireta e mais descanso aos olhos.

4 – Luz quente: investimento em descanso

sala com luz quente

Se você deseja ao pesquisar tipos de iluminação para agregar ao seu ambiente um clima acolhedor, escolha luzes quentes como as amarelas, sendo muito bem-vindas em cômodos como salas de estar e quartos.

Já em ambientes que demandam maior produtividade, continue com a leitura do texto e descubra as melhores opções logo em seguida!

5 – Luz fria: maior produtividade presente

consultório com luz fria

Para investir em tipos de iluminação que apostam em maiores níveis de concentração e atenção assegurada, a Decor Lumen sugere o uso de lâmpadas brancas, opções indicadas para espaços de home offices, lavanderias e áreas externas como piscinas.

Ficou curioso para entender mais sobre o assunto? Confira os tipos de lâmpadas ideais para o seu projeto luminotécnico.

6 – Luz de tarefa: um tipo de iluminação ativa!

escrivaninha com luz de tarefa

Também utilizada para classificar projetos deste âmbito, as luzes de tarefa são utilizadas para atividades que demandam atenção, como o próprio nome já adianta.

Se você deseja compor espaços mais ativos, aposte em luminárias para cozinha, escritórios e quartos com mesinha de estudos, optando também por lâmpadas em opções mais fortes e com grandes alcances.

7 – Luz de destaque: ressalte o que é importante

Sala com luz de destaque

Como o próprio nome já diz, os tipos de iluminação de destaque costumam dar foco para os detalhes mais importantes da decoração. Sabe aquele objeto decorativo que você ama e deseja destacar em sua sala de estar? A luz de destaque são bem-vindas junto a ele!

Sabe aqueles azulejos charmosos presentes na cozinha ou área gourmet? Invista em arandelas e trilhos! Aproveite ainda e conheça também 5 ideias para transformar área de serviço em área de churrasco e lazer.

8 – Luz linear: sequência de sucesso

ambientes com luz lienar

Eis um tipo de decoração que a Decor Lumen preparou para o seu projeto que pretende investir em linhas de luz contínuas no teto, trazendo ares de sobriedade presentes em tendências modernas.

A luz linear é originária do estilo industrial e pode ser incluída através de spots sequenciais ou ainda com perfis de LED e embutidos: inclua no seu projeto e nos conte o resultado aqui no post!

9 – Luz de orientação: praticamente um convite

ambiente com luz de orientação

Se você busca um tipo de iluminação que orienta as pessoas a transitar por um espaço, aposte nas luzes para orientação. Elas costumam estar presentes em escadas, áreas externas com piscina e caminhos bem iluminados.

Não sabe como adicionar luz de orientação nesses ambientes? Aposte em embutidos, balizadores e spots direcionados!

10 – Aposte em tipos de iluminação por ambiente!

sala de jantar e estar com iluminação especial

E para fechar com chave de ouro a Decor Lumen destaca: invista nas opções pensando no ambiente a ser iluminado. Isso porque cada espaço demanda um foco e temperatura de luz diferente.

Deseja iluminar quartos, salas de estar, banheiros, cantinhos do café, cozinhas ou áreas externas de maneira efetiva e em estética charmosa? Vale a pena conferir as nossas dicas semanalmente postadas aqui no blog. Gostou do conteúdo? Compartilhe com a sua amiga ou amigo que pretende elevar o nível de sofisticação e praticidade em casa.

Siga conosco na próxima semana: até mais!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.