Edícula: como escolher os melhores temas para a sua!

edícula é um tipo de extensão da casa que tem recuperado muita popularidade, ela é versátil e acessível, e se você tem pesquisa o que é edícula ou como construir a melhor para seu tipo de ambiente, vai conhecer ótimas ideias em nosso post de hoje!

O que é edícula e sua história

O significado mais literal de o que é edícula tem a ver com “pequena edificação”, e já foi um tipo de cômodo muito popular algumas décadas atrás, quando as casas costumavam ter quintais maiores e, para aumentar a renda, era comum que famílias construíssem esse cômodo no fundo do quintal para alugar para recém chegados na cidade ou mesmo para usar como quarto para visitas ou empregados.
Com o tempo, além de os quintais acabarem diminuindo, o costume de alugar um cômodo no próprio quintal também deixou de ser um costume e muitas edículas acabaram ficando abandonadas nos fundos das casas ou foram até mesmo demolidas.
Mas as tendências contemporâneas de decoração não demoraram em achar maneiras criativas de ocupar esses espaços, transformando o sentido de o que é edícula para um conceito de lazer, recreação e uma oportunidade para reunir mais pessoas com conforto, em um ambiente onde você pode criar temas especiais e usar de muitas maneiras.

Ideias para sua edícula

Entre as diversas tendências, vale a pena destacar aquelas que mais têm caído no gosto do público e reinventando esse espaço cheio de aconchego e funcionalidade:

Edícula gourmet

Edicula gourmet

O Brasileiro é o maior apaixonado pela área gourmet, e já exportamos diversos estilos para esse canto da casa que faz tanto sucesso. A edícula gourmet não precisa necessariamente ser uma edícula com churrasqueira, pelo contrário, pode ser transformada naquele espaço para fazer refeições em família e com visitas, tomar um chá à tarde ou usar o espaço da churrasqueira para construir um genuíno forno de pedra e fazer massas caprichadas.
O interesse na edícula gourmet é dispôr um bom espaço para as refeições, que pode ser uma mesa comprida ou um par de bancadas, especialmente quando o ambiente tiver churrasqueira.
Invista em um tema, seja rústico, de azulejos portugueses ou mais romântica, colocar alguns pequenos detalhes temáticos transforma completamente o ambiente e, por ser um espaço voltado para as refeições, que tal caprichar com um pendente bem amplo, com iluminação mais amarelada e difusa? Isso aumenta a sensação de bem-estar.

Edícula com churrasqueira

Edicula Churrasqueira

Agora vamos falar especialmente para os churrasqueiros: uma edícula para churrasquear é o sonho de muitos entusiastas. Invista em uma churrasqueira bem estruturada e capriche na bancada, usando pedras mais difíceis de riscar e esquentar, de preferência com tons escuros. Isso ajuda a manter a cerveja fresca e não racha com o calor constante.
Instale um pendente bem direcionado para a área de cozinhar e decore com os diversos painéis e quadros entalhados divertidos com o tema. Tijolos a mostra é sempre uma opção clássica, efetiva e econômica para dar seu tom ao ambiente, aqui no nosso blog trazemos mais dicas especiais de iluminação para área de churrasco.

Edícula de jardim

Edicula Jardim

Se você é entusiasta da jardinagem, a edícula de jardim logo vai se tornar seu espaço favorito. Ela pode ser o lugar perfeito para guardar os equipamentos de jardinagem e mudas, reservar plantas em crescimento e guardar os artigos de limpeza da casa.
As ideias são diversas para esse tema. O espaço de vivência merece mesas e cadeiras trançadas em vime e, claro, armar um pergolado para as plantas trepadeiras preencherem todo o espaço de vida.
Você ainda pode aproveitar a parede do fundo para armar um jardim vertical passando um conjunto de estrados e suspendendo as plantas, dá até pra criar um sistema de irrigação bem prático com tubulações.
Para dar o tom, especialmente à noite, não podem faltar as arandelas ao redor e também espetos e spots para dar uma iluminação diferenciada e também ajuda no crescimento das plantas.

Edícula com piscina

Edícula com piscina

edícula com piscina vai ser uma ótima companheira para os dias de sol, mas para fazer o melhor desse espaço, é importante investir na instalação de decks para evitar escorregões e manchas no piso.
Para aproveitar melhor o sol, você pode projetar um teto mais curto e estender um toldo retrátil, assim todo mundo pode passar mais tempo na beira da piscina. Cadeiras de praia e um cooler sempre a postos são a lei em todo ambiente à beira da piscina!
Para manter a segurança, é fundamental a instalação de balizadores indicando os limites da piscina.

Aproveitando ao máximo sua edícula

edicula

Mais do que um espaço de lazer, em maioria dos estilos é possível embutir um banheiro social, um espacinho para guardar suas ferramentas e artigos de limpeza do dia a dia. Muitas famílias ainda gostam da ideia de ter um cômodo extra na edícula, seja um quarto para hóspedes ou uma sala de televisão para se reunir à noite e, agora, em tempos de home-office, certamente esse é um espaço oportuno para trabalhar livre das interferências do dia a dia em casa.
Gostou das ideias para otimizar seu ambiente? A Decor Lumen está sempre trazendo diversas ideias para você transformar seus espaços, conheça mais do nosso blog e se inspire!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.