Lustres modernos: tudo o que você precisa saber antes de comprar!

Qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça quando você lê ou ouve a palavra lustre? Certamente, ainda para a maioria das pessoas, essa luminária remete à exuberância e sofisticação. Mas, uma tendência que vem ganhando cada vez mais força é a de ambientes decorados com lustres modernos.

De fato, as opções clássicas ainda são utilizadas em vários ambientes privados, como residências, hotéis, entre outros. Contudo, nos dias atuais, cada vez é mais comum o uso de itens com design mais descolado. Por conta dessa pluralidade, o mercado inovou e, com isso, é possível encontrar várias opções acessíveis. Pensando nisso, nós da Decor Lumen separamos dicas para te ajudar a escolher o mais adequado para sua casa! Veja no próximo tópico quais são os fatores primordiais na hora da compra.

4 dicas para escolher um lustre moderno

Escolher a luminária certa para compor um projeto de iluminação pode ser um desafio. Por isso, hoje a nossa proposta é simplificar todo esse processo para você. Veja 4 dicas essenciais e desfrute de um ambiente totalmente novo.

Depois disso, veja também o post sobre luz quente, fria e neutra:

1. Pendente ou lustre: qual escolher?

Antes de comprar, é importante saber o configura esse produto. Afinal, muitas pessoas consideram pendentes e lustres como a mesma coisa, mas existe uma diferença: os pendentes possuem um ramo único, mesmo quando composto em conjunto, segue sendo apenas uma direção só. Por outro lado, o lustre é aquele que tem ramificações e cada uma delas possui uma lâmpada. Agora que você sabe o que procurar, está preparado para ir para o próximo tópico.

2. Como escolher o tamanho certo?

Por mais elegante, moderno e estiloso que seja, a luminária precisa ser do tamanho certo para oferecer o charme que você procura. Para isso, é bem simples, basta considerar o tamanho e a altura do seu cômodo. Por exemplo, uma sala de pé direito alto necessita de um produto com o dobro do tamanho do que uma sala de pé direito regular. Dessa forma, recomenda-se o acompanhamento de um profissional da área de arquitetura e decoração.

Confira também: luz indireta, direta e difusa, quais as diferenças e onde usar?

3. Considere as características do cômodo

Além do tamanho, é importante lembrar também que cada ambiente pede um tipo diferente de iluminação, tanto quanto falamos da cor e intensidade quanto no modelo da luminária. Então, quando você for escolher o item mais moderno para sua casa ou projeto, use as dicas abaixo :

Qual devo usar na sala?

A primeira coisa que precisa ser analisada em um projeto de iluminação para sala é a quantidade de luz da luminária. De forma geral, é importante que o item seja capaz de abranger todo o cômodo.

As opções modernas existem em diversos modelos, dos mais chamativos aos mais discretos, por isso, se a sala possui a estética contemporânea, com diversos itens decorativos, é recomendável escolher as opções mais discretas. Agora, se você quer que todos os holofotes sejam para a luminária, como no caso dos ambientes clássicos, invista nos modelos mais exuberantes.

Qual devo usar no quarto?

Já quando falamos de escolher o modelo certo para o quarto, no entanto, é necessário investir em uma iluminação mais suave, já que esse espaço é específico para momentos de descanso.

Por isso, não há a necessidade de uma abrangência como na sala, aposte nas opções centrais que iluminam de cima para baixo, com uma luz quente e confortável aos olhos. Ainda pensando nisso, você pode conferir aqui qual a melhor luz para dormir.

Qual devo usar na cozinha?

Para a iluminação da cozinha, é preciso garantir o aspecto funcionalidade, com o bom aproveitamento do espaço. Os modelos mais discretos são os mais recomendados, pois nesse cômodo, tão importante do que o apelo estético, a simplicidade também conta muito. Aqui, vale o uso de spots para auxiliar na iluminação de bancadas ou de fitas de LED nos armários.

4. Combine o lustre com o estilo da decoração

Por fim, um último cuidado a ser tomado é com o estilo do ambiente. É claro que existem diversos modelos de lustres modernos, mas combinar com a decoração é essencial. Veja alguns modelos:

Com essas dicas você será capaz de transformar o ambiente de sua preferência: sala, cozinha, hall de entrada, quarto e muito mais. Aproveite essa experiência para criar a casa dos seus sonhos.

Caso você tenha alguma dúvida em relação ao conteúdo, deixe um comentário aqui embaixo, teremos o prazer em lhe responder. Aproveite também para compartilhar este artigo com as pessoas que você conhece e que também adoram conhecer novidades relacionadas à decoração e iluminação.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.