Ideias criativas de decoração para quarto de casal pequeno

Decoração para quarto de casal pequeno: mito ou verdade? Se você acompanha o blog Decorlumen, com certeza já sabe que a decoração funcional e criativa é o salva-vidas dos espaços, independentemente do tamanho deles.

Caso não saiba, a resposta é: sim, quartos de casal podem – e devem – ser bem-decorados, mesmo pequenos, basta fazer isso de forma a trazer vida ao ambiente e otimizar ao máximo o espaço reduzido do cômodo, de forma simples, bonita e eficiente.

Isso, claro, envolve alguns aspectos básicos da decoração, tais como iluminação, paleta de cores, escolha dos móveis e dos itens decorativos que farão parte do conjunto. Tudo isso, aliado ao estilo do casal, proporciona um leque de opções que podem ser exploradas a fim de se criar um quarto lindo, aconchegante e cheio de personalidade!

Dúvidas de como fazer isso? Preparamos um conteúdo especialmente voltado às melhores dicas de decoração para o seu quarto pequenininho! Acompanhe a leitura e saiba como aproveitar ao máximo o espaço e criar o verdadeiro santuário do casal, olha só:

  • Revisitando a paleta de cores

É muito comum que a paleta de cores seja o último aspecto a se pensar quando falamos em decoração. No entanto, vale ressaltar que esse deve ser um dos principais elementos do checklist decorativo para espaços reduzidos.

O mix de cor é a única parte da decoração que não interfere no espaço do cômodo – e ainda assim é faz toda a diferença para quem tem pouco espaço para trabalhar, mas não abre a mão do décor criativo.

Por isso, deve ser prioridade para o espaço do casal, uma vez que uma boa parte das sensações, do estilo e da própria personalidade do cômodo vêm das cores não só das paredes, mas também dos móveis, dos acessórios e demais itens que façam parte do conjunto.

Então, em primeiro lugar na nossa lista de ideias criativas, revisitar a paleta de cores é o primeiro passo para conseguir um espaço compacto, mas muito aconchegante! A dica é escolher cores que tragam a sensação de tranquilidade (já que estamos falando de um quarto), mas que não criem o clima de morbidez e frieza.

Dependendo do estilo do casal, as cores podem ser mais neutras, pastéis ou até as mais vibrantes. Caso vocês gostem de cores ousadas, o ideal é dar destaque a uma única parede, para criar contrastes e não diminuir visualmente o espaço.

dica de paleta para quarto

  • Aposte no estilo minimalista

O minimalismo é uma tendência de decoração contemporânea muito forte e presente nos dias de hoje. A técnica consiste em, basicamente, utilizar o mínimo de elementos decorativos de forma estratégica para poupar espaço sem perder na estética dos ambientes.

Para quartos de casais menores, esse estilo é uma ótima ideia para se investir, uma vez que ela une o melhor do décor com as vantagens de consumir pouca área útil do cômodo. Dessa forma, você não perde espaço e agrega valor estético.

A decoração minimalista se aplica principalmente à escolha dos objetos decorativos. Vale lembrar que o minimalismo pode até parecer simples, mas nada tem de básico, sendo uma ótima forma de trazer personalidade e aconchego ao quarto principal.

decoracao para quarto de casal

Nossas dicas para criar um conjunto minimalista incluem itens como:

  • Espelhos: o verdadeiro coringa da decoração de espaços reduzidos, os espelhos ampliam visualmente o espaço, criando a sensação de amplitude indispensável para ambientes menores. Você pode adicioná-los a uma parede inteira ou ao guarda-roupas – agregando ainda mais funcionalidade à peça;

decoracao para quarto de casal

  • Porta-retratos: colocar os melhores momentos do casal em display é um dos motivos que tornam a decoração com porta-retratos tão especial. Embora o objeto seja clichê para alguns, eles ainda são uma maneira simples e significativa de decoração, além de cair muito bem como décor do espaço íntimo do casal;

decoracao para quarto com porta retratos

  • Plantas ornamentais: porque um toque de verde e vida fazem bem a todos os lugares! A decoração com plantas já é uma tendência antiga e funciona muito bem tanto para o quarto quanto para os espaços-comuns da casa. Para lugares com pouca metragem, o ideal é investir em plantas de pequeno ou médio porte, para não comprometer o fluxo do cômodo;

decoracao de quarto com plantas

  • Quadros decorativos: para complementar as cores da parede ou para trazer valor decorativo às paredes mais neutras, quadros decorativos são uma aposta segura e estilosa para decoração em todos os contextos. No quarto principal, vale apostar em frases inspiracionais, retratos temáticos ou até mesmo fotografias de elementos apreciados pelo casal;

decoracao de quarto com quadros

  • Caixas decorativas: essas são para quem deseja trazer não só beleza, mas também funcionalidade à decoração do espaço compartilhado. Com as caixas decorativas, vocês têm espaço extra para armazenar pertences, itens compartilhados e o que mais desejarem.

decoracao para quarto pequeno

  • De olho na iluminação

Por fim, como não poderia deixar de ser, as dicas Decorlumen para decoração de quarto de casal pequeno desembarcam no mundo da iluminação decorativa. Como você já sabe, a iluminação é um aspecto fundamental em todos os cômodos da casa.

Aliás, caso você queira saber mais sobre o assunto, temos um post com dicas de iluminação para cozinha – não deixe de conferi-lo!

De volta ao quarto master, a iluminação pode ser aprimorada de duas formas: por meio de luminárias de teto e por meio de luminárias de chão. Assim, é possível criar o balanço perfeito entre as duas extremidades do cômodo e garantir uma iluminação adequada e cheia de personalidade.

dica de iluminacao para quarto

No teto, o ideal é investir em algo mais decorativo, como um pendente. Hoje já existem centenas de modelos de diversos estilos, inclusive os minimalista. No entanto, o casal pode chegar em um consenso sobre o estilo e o material da peça – madeira, aço, acrílico e afins.

Já no chão, a dica é apostar em peças funcionais, como os tradicionais abajures, ou até mesmo luminárias de parede – conhecidas como arandelas. Da mesma forma, a multiplicidade de opções é um prato cheio para os amantes do décor. É importante que esses objetos de iluminação complementem o restante da decoração, fechando com chave de ouro a harmonia decorativa.

E então, o que achou das nossas dicas? Aqui no blog você também encontra mais dicas para decorar todos os cômodos da sua casa! Aproveite para acompanhar nossas atualizações semanais e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos exclusivos. Agora é com você: mãos à massa e até mais!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.