10 melhores modelos de abajur para quarto: como escolher

O quarto é um dos principais cômodos da casa: é nele que recarregamos as energias. Por isso, cada detalhe que envolve a decoração e a iluminação devem ser planejados, a fim de garantir mais conforto e bem-estar.

Sabendo disso, o que faz a diferença na conquista desse objetivo é a escolha certa dos adereços, que podem ajudar de alguma forma. Uma dica são os abajures, que contribuem para ter um ambiente aconchegante e iluminado.

Com tantas opções disponíveis hoje em dia, o fato de escolher o melhor modelo pode ser uma escolha difícil. Por isso, a Decor Lumen reuniu aqui diversas dicas e modelos para quarto. Para encontrar o modelo ideal, continue a leitura!

Veja os 10 principais tipos de abajures para quarto

O diferencial nos abajures na decoração é a possibilidade de transformar o espaço de forma estratégica, causando um efeito único e apropriado aos quartos usando iluminação difusa!

1. Cerâmica

Os objetos de cerâmica são uma escolha clássica, mas que funciona muito bem em diferentes estilos de cômodos. Feitos em um material neutro, você pode encontrá-los em diferentes cores. Além disso, independentemente de qual seja a decoração escolhida para o seu quarto, você vai encontrar um abajur de cerâmica para combinar, pois existem opções em cores neutras que harmoniza muito bem com várias outras tonalidades.

Quarto de casal decorado com abajures de cerâmica

2. Vidro

Os modelos feitos em vidro são a união perfeita de sofisticação e simplicidade. Seu tom neutro e sua transparência conversam com diferentes tipos de estilos, permitindo que eles se misturem ao ambiente de forma harmoniosa. Posicione-os em pontos estratégicos pensando também em encontrar uma iluminação adequada.

Quarto de casal decorado com abajures de vidro

3. Metal

Os abajures com a base feita em metal chamam atenção, e agregam modernidade e estilo. Aposte em bases circulares para um efeito mais contemporâneo, e quando o objetivo for uma aparência clássica, procure pelas bases alongadas. Os modelos com acabamento neste tipo de material funcionam muito bem com cores frias e sóbrias.

Quarto de casal decorado com abajur de metal

4. Clássico

Os modelos clássicos carregam com si o visual dos tempos antigos. Tradicionais, costumam contar com uma cúpula que envolve a lâmpada. Assim como as plantas, os vasos decorativos e os quadros, os abajures refletem a personalidade dos moradores da casa, por isso, procure um modelo com cores e acabamentos que façam sentido para você.

Imagem em destaque de abajur clássico

5. Rústico

As luminárias rústicas também costumam possuir uma cúpula ao redor da lâmpada, e muitas vezes trazem elementos como madeira, palha cordas, e fibras naturais no geral, remetendo à natureza e trabalhos manuais. Colaborando com elementos que costumam compor o estilo boho chic. Alguns modelos possuem recortes na tela e criam lindas imagens na parede, funcionando basicamente como quadros luminosos.

Imagem em destaque de abajur rústico em uma decoração de quarto

6. Contemporâneo

Os modelos contemporâneos são tipos de abajur minimalistas que lembram luminárias, e reúnem elementos inovadores, trazendo um ar futurístico aos ambientes. Para um efeito de simetria, experimente adicionar um par desses objetos no quarto, como por exemplo ao lado da cama, próximo a cabeceira.

Imagem em destaque de um abajur contemporâneo em cabeceira ao lado da cama

7. Cristal

Os modelos com a base ou detalhes em cristal são uma escolha sofisticada, que de forma semelhante às peças de vidro pode se relacionar com diferentes tipos de decoração. Por tratar-se de um item que reforça a personalidade dos moradores, considere o quão requintado será o espaço.

Imagem de quarto de casal decorado com abajur de cristal

8. Piso

Modernos, os abajures de piso são modelos para quarto que funcionam de forma complementar aos móveis e à decoração dos cômodos. Você pode aproveita-lo para trazer um contraste de cores quando for o desejo, ou reforçar a paleta de cores escolhida.

Quarto de casal decorado com abajur de piso

9. Mesa

Os abajures de mesa são uma escolha elegante que costuma complementar outros itens do quarto. Além disso, costumam ser muito utilizados para iluminação uma iluminação mais focada ao lado da cama, ou então em uma bancada de estudos dentro do próprio quarto.

Quarto de casal decorado com abajur de mesa em cabeceira

10. Parede

Apesar de pouco explorados, as peças confeccionadas para parede são modelos que acrescentam um ar retro e romântico aos ambientes. Sua posição pode, inclusive, ajudar a direcionar o olhar para outros elementos de destaque.

Quarto de casal decorado com abajures de parede

Como escolher o abajur certo para o quarto?

Existem alguns pontos antes de escolher um modelo incrível, a fim de garantir uma compra bem sucedida. São eles:

  • Tamanho e proporção do objeto

Após definir a função da luminária no seu quarto, reflita sobre o local exato onde ele será utilizado. Seja em mesas de cabeceira, escrivaninhas, ou no chão, o importante é reservar um espaço adequado para o modelo escolhido.

  • Estilo e tipo de decoração

Mesmo que seu objetivo com a compra desse item seja tê-lo como um item funcional, não há como fugir de seu efeito decorativo. Por isso, considere a estética e o material utilizados no objeto, e relacione com o ambiente no qual ele será inserido.

  • Tipo de luz

A lâmpada é o principal ponto quando falamos no quesito funcionalidade. Por isso, reflita sobre o efeito de cor que você deseja – mais quente ou mais frio –, tendo em mente que a luz amarela é ideal para criar um ambiente acolhedor e aconchegante, enquanto a luz branca torna o ambiente mais sóbrio e é mais indicada para atividades no computador e atividades de leitura.

Modelos de abajur para quarto: o que prevalece?

O abajur pode ser uma forma de trazer contraste, textura e forma para os ambientes. Apesar de ser um item bastante funcional, mesmo os modelos mais simples contribuem para determinar o estilo da decoração. Por isso, considere tanto esse aspecto quanto a iluminação na hora de adicionar um desses no quarto!

Essa foi a nossa lista de sugestões de modelos para quarto, para mais dicas de iluminação e decoração continue acompanhando as postagens do blog. Complemente a leitura e confira o nosso post que ensina como usar abajures na sala.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.