Iluminação para varanda: como fazer e quais produtos usar

Iluminação para varanda: saiba como transformar o seu ambiente externo

Hoje, nós temos uma missão especial: te ajudar a planejar seu projeto de iluminação para varanda. Logo abaixo, você confere dicas de tudo o que precisa ser analisado antes de comprar os itens luminotécnicos e, por fim, uma lista com os produtos mais recomendados. Aproveite!

Analise o tamanho da varanda

Imagem de uma varanda de apartamento

Antes de ir para a melhor parte de um projeto de decoração, que é escolher os itens de iluminação, recomenda-se analisar o tamanho do espaço. Isso porque, ao medir toda a área que será transformada, você terá muito mais segurança para investir nos produtos, ou seja, depois desse planejamento, o seu bolso vai te agradecer!

Um exemplo disso é: caso a sua casa tenha uma varanda extensa, será necessário apostar em pontos de luzes estratégicas, por meio de plafons e nichos. Já se, por outro lado, a varanda é de um apartamento, será necessário apenas um baixo investimento, seja com um spots de embutir ou uma luminária divertida.

Defina o estilo da decoração

Imagem de varanda decorada

Caso você já tenha folheado uma revista de decoração de ambientes ou acessado sites especializados, com certeza já viu diferentes estilos, não é mesmo? Juntamente a isso, quem pretende mudar o visual da casa ou ambiente de trabalho, tem a comum dúvida de qual opção é a mais adequada.

O segredo para acertar na escolha é simples: opte por aquele que é mais a sua cara. Afinal, esse espaço é parte da sua vida. Então, nada melhor do que frequentar um local que te faça sentir inteiramente à vontade e feliz. Fácil, não é mesmo? Caso ainda tenha dúvidas, aproveite e veja o conteúdo sobre estilo de decoração.

Combine com o restante dos cômodos

Imagem de móveis combinando

Pronto! Com o ambiente totalmente metrificado e o estilo de decoração definido, chegou um dos momentos mais importantes: combinar seu projeto com o restante dos cômodos. Esse é um passo necessário, pois faz todo sentido à longo prazo.

Imagine-se entrando em uma casa decorada com o estilo minimalista: paredes brancas, rodapés, boiseries e muita luminosidade e, de repente, depara-se com um espaço com paredes escuras, utensílios de madeira e baixa incidência de luz. Com certeza a divergência será enorme, por isso, ao definir seu projeto, leve em consideração os outros espaços da casa ou ambiente de trabalho.

Escolha a iluminação para varanda

Por fim, chegou a hora mais interessante: escolher os itens de iluminação! Hoje, sabe-se que há uma infinidade de opções, desde produtos para áreas externas, como para quartos, banheiros, cozinha e muito mais. Então, neste momento, vale a pena colocar na balança quais desses itens condizem com o que você pretende transmitir no cômodo.

Como o objetivo deste post é te auxiliar ao máximo com seu projeto de iluminação para varanda, trouxemos uma lista com os principais produtos. Continue a leitura e saiba mais!

Arandela

Imagem de casa decorada com arandelas

A arandela é um item que permite uma variedade de possibilidades decorativas. Isso porque hoje existem opções reguláveis, como a Arandela Quasar, que destaca texturas, elementos geométricos, paredes e muito mais, tudo isso com perfeição!

Luminária de embutir

Imagem de ambiente decorado com luminárias de embutir

A luminária de embutir é um produto essencial para varanda, pois esses itens são fabricados para dar um toque a mais de sofisticação em ambientes externos. Para acertar em cheio na escolha, opte por um produto de alumínio e vidro!

Plafon

Imagem de página decorada com plafon

O tão querido plafon também deverá estar presente na sua lista de compras! Isso porque esse produto é indicado para compor tanto ambiente interno, quanto externo. Com ele, você consegue de forma prática iluminar uma área com tamanho menor.

Spot de embutir

Imagem de spots de embutir

Os spots de embutir são produtos baratos, práticos e econômicos. Eles são considerados itens decorativos com excelente custo-benefício, pois são produzidos com tamanho reduzido e garantem uma alta durabilidade.

Balizador

Imagem de uma escadaria com balizadores

Caso você tenha uma varanda extensa, vale a pena colocar na sua lista os balizadores de LED. Podem ser usadas na grama, ao redor de um jardim, próximos às escadarias ou em qualquer local que você deseja um toque a mais de luz.

Luminária decorativa

Imagem de uma varanda com luminárias decorativas

Aqui vai o toque de personalidade que o seu ambiente precisa! Atualmente existem produtos com modelos diferenciados: estilo motorcycle, clássico, moderno e muito mais. Deixe impressa a sua versão com esses itens.

Lâmpadas

Imagem de lâmpadas

Por fim, mas não menos importantes: as lâmpadas. Para uma transformação completa da sua varanda, escolha lâmpadas com voltagens adequadas, seja para tirar o local da total escuridão durante à noite ou para trazer uma delicadeza maior aos seus momentos especiais ao ar livre.

Então, agora que você conferiu dicas essenciais para definir a sua iluminação para varanda e, ainda, viu quais são os produtos recomendados para esse tipo de projeto, está muito mais preparada para investir o seu orçamento e surpreender a todos os convidados durante as ocasiões comemorativas.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo, nós teremos o prazer em lhe responder! Aproveite também e compartilhe este post com outras pessoas que você conhece, e que também amam ficar por dentro de assuntos sobre decoração e facilidade do dia a dia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.