Sumário
Lâmpadas vintage: inspirações para criar uma decoração vintage!
Você está pensando em mudar a decoração da sua casa ou do ambiente de trabalho para o estilo vintage? Então, as lâmpadas de filamento são perfeitas para isso! Elas possuem design simples, mas conseguem proporcionar um resultado incrível.
Esses produtos são chamados de lâmpadas vintage, pois lembram as luminárias antigas e incandescentes, além disso, elas conseguem transformar qualquer espaço, oferecendo o visual antigo.
Se você é do time que admira as decorações mais clássicas, saiba que elas estão cada vez mais conquistando espaço em projetos decorativos. Elas são cheias de personalidade, leveza e dão uma sensação de nostalgia para formar ambientes cheios de charmes.
O que é uma decoração vintage?
Uma decor vintage é basicamente uma decoração pensada no estilo antigo, sem modernizações ou adaptações. São basicamente espaços criados com móveis e objetos usados antigamente.
Pode ser caracterizado também por todas as decorações que formavam as casas entre 1920 e 1980. A grande ideia do estilo vintage é “quanto mais velho melhor”. Saiba mais sobre esse e outros estilos de decoração no post do blog.
Decor vintage nas luminárias
Quando trata-se do aspecto iluminação, existem vários modelos de lâmpadas vintage, o design que elas são fabricadas alinha estética, sustentabilidade e claro, funcionalidade.
Um modelo de luminária muito usado nesse estilo são os pendentes barra de estrela aramado, eles conseguem criar um design modernizado e dão um charme para os ambientes.
Ah! E os pendentes soquetes não poderiam ficar de fora! São ótimas opções para fazer a transformação de qualquer espaço e oferecem uma impressão mais antiga, inspirada nas décadas de 70 e 80.
Ideias de como usar as lâmpadas na decoração
As lâmpadas vintage se tornaram muito populares ao longo dos últimos anos, pois elas possibilitam a utilização de diferentes maneiras e, ainda, são capazes de transformar o espaço com pequenos detalhes. É só usar a criatividade!
Para te ajudar a aproveitar todos os cômodos da sua casa da melhor forma, selecionamos algumas ideias. Veja abaixo.
1. Como arranjo em cima das mesas
A primeira dica para você usar essas lâmpadas é como arranjos sobrepostos em cima das mesas. Nessa proposta, você pode usar as de filamento, formando diferentes modelos de arranjos luminosos.
2. No banheiro
Um dos principais lugares que essas lâmpadas podem ser adicionadas são nos banheiros. Seu design por si só já é o suficiente para transformar seu banheiro. Elas oferecem um estilo minimalista e garantem a valorização de cada detalhe do seu cômodo.
3. Sobre a mesa de jantar
Os pendentes são bastante utilizados nas salas de jantar e nas cozinhas, pois são capazes de oferecer mais personalidade para esses lugares indicados para momentos leves, tornando-os mais atrativos e aconchegantes.
São ótimas opções para dar destaque aos ambientes que estão com uma decoração mais simples, conseguindo transformar em ambientes mais harmônicos e aconchegantes.
4. Lâmpadas ao lado da cabeceira
Outra finalidade dessas lâmpadas é para serem inseridas nos quartos. Seu uso é bastante comum ao lado de cabeceiras de camas, para quartos que possuem um espaço menor ou que precisam de um objeto capaz de oferecer um toque especial.
Uma dica é escolher um modelo de lâmpada com um tamanho maior e pendurá-lo do lado da cama com o auxílio de um suporte ou até de um gancho, tudo isso para construir um estilo ainda mais vintage.
Dica extra: inove no jeito de pendurar as lâmpadas
Essa dica extra foi escolhida para te ajudar a formar um ambiente mais contemporâneo, mas que ainda tenha detalhes do estilo vintage.
Você pode inovar na formar de pendurar seus pendentes e lâmpadas, os adicionando em formas de zigue-zague ou de um jeito que fiquem soltas em cima de algum objeto.
Por exemplo, sabe aquele espaço sem graça que precisa de um toque especial? Então, é aí que entra a criatividade! Você pode escolher uma lâmpada vintage com um pendente e ainda, incluir objetos de decoração que combine com esse espaço, criando um design único e, é claro, no estilo antigo.
Diferenças entre o retrô e vintage
Muitas pessoas se confundem e acham que o conceito de retrô é sinônimo de vintage. No entanto, eles possuem características e estilos diferentes. A principal diferença entre os dois é que o retrô é um conceito que retrata o sucesso que as peças do passado foram, tudo isso através de objetos e móveis modernizados.
Já o estilo vintage faz o uso de peças realmente antigas, como falamos anteriormente. Usar essas lâmpadas é um combo de peças com uma tecnologia moderna, porém com design antigo.
Gostou de saber mais sobre as lâmpadas vintage e das nossas dicas de decoração? Agora você pode criar e inovar na decoração da sua casa apenas com esses artigos luminotécnicos!
Não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e te convidamos a dar uma olhadinha nas tendências de decoração para 2022 e descobrir ainda mais de como transformar os ambientes da sua casa.
Olá, sou Regiane Rocha, consultora luminotécnica e designer de interiores apaixonada por transformar espaços com luz. Acredito que a iluminação vai além do funcional, influenciando emoções e bem-estar. Com mais de 15 anos de experiência e formação em Design de Interiores, crio soluções inovadoras e funcionais, sempre preocupada com a sustentabilidade. Minha abordagem é colaborativa, buscando entender cada projeto para trazer à vida a visão dos meus clientes. Compartilho meu conhecimento para destacar a importância da luz em nossas vidas, esperando inspirar positivamente a todos.