Lâmpadas Vintage: inspirações e dicas de como usá-las!

Lâmpadas vintage: inspirações para criar uma decoração vintage!

Você está pensando em mudar a decoração da sua casa ou do ambiente de trabalho para o estilo vintage? Então, as lâmpadas de filamento são perfeitas para isso! Elas possuem design simples, mas conseguem proporcionar um resultado incrível.

Esses produtos são chamados de lâmpadas vintage, pois lembram as luminárias antigas e incandescentes, além disso, elas conseguem transformar qualquer espaço, oferecendo o visual antigo.

Se você é do time que admira as decorações mais clássicas, saiba que elas estão cada vez mais conquistando espaço em projetos decorativos. Elas são cheias de personalidade, leveza e dão uma sensação de nostalgia para formar ambientes cheios de charmes.

O que é uma decoração vintage?

Uma decor vintage é basicamente uma decoração pensada no estilo antigo, sem modernizações ou adaptações. São basicamente espaços criados com móveis e objetos usados antigamente.

Pode ser caracterizado também por todas as decorações que formavam as casas entre 1920 e 1980. A grande ideia do estilo vintage é “quanto mais velho melhor”. Saiba mais sobre esse e outros estilos de decoração no post do blog.

Imagem de um ambiente interno decorado com peças vintage

Decor vintage nas luminárias

Quando trata-se do aspecto iluminação, existem vários modelos de lâmpadas vintage, o design que elas são fabricadas alinha estética, sustentabilidade e claro, funcionalidade.

Um modelo de luminária muito usado nesse estilo são os pendentes barra de estrela aramado, eles conseguem criar um design modernizado e dão um charme para os ambientes.

Imagem de um ambiente decorado com pendentes no estilo vintage

Ah! E os pendentes soquetes não poderiam ficar de fora! São ótimas opções para fazer a transformação de qualquer espaço e oferecem uma impressão mais antiga, inspirada nas décadas de 70 e 80.

Ideias de como usar as lâmpadas na decoração

As lâmpadas vintage se tornaram muito populares ao longo dos últimos anos, pois elas possibilitam a utilização de diferentes maneiras e, ainda, são capazes de transformar o espaço com pequenos detalhes. É só usar a criatividade!

Para te ajudar a aproveitar todos os cômodos da sua casa da melhor forma, selecionamos algumas ideias. Veja abaixo.

1. Como arranjo em cima das mesas

A primeira dica para você usar essas lâmpadas é como arranjos sobrepostos em cima das mesas. Nessa proposta, você pode usar as de filamento, formando diferentes modelos de arranjos luminosos.

Imagem de uma mesa de canto decorada com ornamentos vintage

2. No banheiro

Um dos principais lugares que essas lâmpadas podem ser adicionadas são nos banheiros. Seu design por si só já é o suficiente para transformar seu banheiro. Elas oferecem um estilo minimalista e garantem a valorização de cada detalhe do seu cômodo.

Imagem de um banheiro decorado com elementos vintage

3. Sobre a mesa de jantar

Os pendentes são bastante utilizados nas salas de jantar e nas cozinhas, pois são capazes de oferecer mais personalidade para esses lugares indicados para momentos leves, tornando-os mais atrativos e aconchegantes.

São ótimas opções para dar destaque aos ambientes que estão com uma decoração mais simples, conseguindo transformar em ambientes mais harmônicos e aconchegantes.

Imagem de uma sala de jantar decorada com elementos vintage

4. Lâmpadas ao lado da cabeceira

Outra finalidade dessas lâmpadas é para serem inseridas nos quartos. Seu uso é bastante comum ao lado de cabeceiras de camas, para quartos que possuem um espaço menor ou que precisam de um objeto capaz de oferecer um toque especial.

Uma dica é escolher um modelo de lâmpada com um tamanho maior e pendurá-lo do lado da cama com o auxílio de um suporte ou até de um gancho, tudo isso para construir um estilo ainda mais vintage.

Imagem de lâmpadas do estilo vintage ao lado da cabeceira de uma cama

Dica extra: inove no jeito de pendurar as lâmpadas

Essa dica extra foi escolhida para te ajudar a formar um ambiente mais contemporâneo, mas que ainda tenha detalhes do estilo vintage.

Você pode inovar na formar de pendurar seus pendentes e lâmpadas, os adicionando em formas de zigue-zague ou de um jeito que fiquem soltas em cima de algum objeto.

Por exemplo, sabe aquele espaço sem graça que precisa de um toque especial? Então, é aí que entra a criatividade! Você pode escolher uma lâmpada vintage com um pendente e ainda, incluir objetos de decoração que combine com esse espaço, criando um design único e, é claro, no estilo antigo.

Imagem de pendentes com lâmpadas no estilo vintage

Diferenças entre o retrô e vintage

Muitas pessoas se confundem e acham que o conceito de retrô é sinônimo de vintage. No entanto, eles possuem características e estilos diferentes. A principal diferença entre os dois é que o retrô é um conceito que retrata o sucesso que as peças do passado foram, tudo isso através de objetos e móveis modernizados.

Já o estilo vintage faz o uso de peças realmente antigas, como falamos anteriormente. Usar essas lâmpadas é um combo de peças com uma tecnologia moderna, porém com design antigo.

Gostou de saber mais sobre as lâmpadas vintage e das nossas dicas de decoração? Agora você pode criar e inovar na decoração da sua casa apenas com esses artigos luminotécnicos!

Não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e te convidamos a dar uma olhadinha nas tendências de decoração para 2022 e descobrir ainda mais de como transformar os ambientes da sua casa.

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.