Mocha mousse: a cor do ano na decoração e na arquitetura

Que os tons terrosos são as cores que vieram para ficar não é novidade para ninguém. Mas você conhece o mocha mousse?

A cor que dá o que falar e ganhado cada vez mais destaque no mundo das artes, moda e, principalmente, arquitetura. O melhor é que este ano promete ser marcado pela cor, tendo o Mocha Mousse como protagonista em diversas áreas da decoração.

Mas afinal, o que essa cor tem de especial? Por que todo esse destaque? Se você deseja conhecer mais sobre o mocha mousse, este guia é para você.

Aqui, na Decor Lumen, você vai aprender o que é o mocha mousse, como usá-la em decorações de projetos, como combinar com outros estilos e muito mais.

O que é a cor mocha mousse e por que adotá-la em projetos?

O mocha mousse é um tom neutro sofisticado, que se situa entre o bege quente e o marrom-claro. Sua profundidade permite criar ambientes aconchegantes e refinados, tornando-se uma escolha ideal para projetos contemporâneos e clássicos.

A cor acompanha as últimas tendências de estéticas minimalistas e tons terrosos com toques de sutileza e delicadeza para criar composições elegantes.

Benefícios da cor para o design de interiores

Aderir ao mocha mousse em projetos de decoração de ambientes é a escolha certa para quem deseja uma cor que combine versatilidade e tendência.

Isso acontece porque o mocha mousse é um tom de marrom que pode ser facilmente combinado com outras paletas de cores e materiais.

  • Para ambientes mais acolhedores e intimistas, basta combiná-lo com a iluminação e móveis certos e você terá um espaço relaxante que proporciona um conforto visual;
  • Já para projetos mais refinados que priorizem uma decoração neutra, aderir à cor a acessórios minimalistas é a escolha certa.

Seguindo a linha de raciocínio, é possível combinar o mocha mousse a diferentes tipos de decoração, seja aderindo a cor a móveis, acessórios decorativos ou pinturas, basta usar a criatividade.

Como integrar mocha mousse a projetos residenciais e comerciais

Agora que você já está familiarizado com a cor e com seus benefícios, acompanhe também de que forma ela pode ser incluída na decoração de projetos tanto comerciais quanto residenciais.

1. Aplicação em paredes e revestimentos

O mocha mousse consegue transformar o ambiente quando incluído em pinturas ou em papéis de parede. Para não sobrecarregar o ambiente, você pode selecionar uma ou duas paredes para receberem a cor, de preferência, paredes com menos decorações.

Outra opção é combiná-la com revestimentos, especialmente de madeira, cerâmica e de cimento. Aqui, basta pensar fora da caixa e escolher quais serão as peças da vez.

Prateleiras, vasos e outros objetos decorativos são opções excelentes para espalhar a cor pelo ambiente sem pesar. Para harmonizar tudo, basta ponderar onde a cor ficará exposta, por exemplo, se a parede for pintada de mocha mousse, evite sobrecarregá-la com outros elementos decorativos com a mesma cor.

2. Uso estratégico no mobiliário e estofados

Outras opções de elementos decorativos para aderir ao mocha mousse são os móveis e estofados. Aqui, o interessante é variar nas texturas para tirar a decoração do projeto do óbvio. A cor no sofá, por exemplo, se comporta muito bem no couro, suede, linho e veludo, especialmente se forem combinados com almofadas com tecidos diferentes, como seda e crochê.

Um conjunto de sofá com poltronas é uma excelente forma de incrementar o mocha mousse ao ambiente, destacando conforto e aconchego e podendo ser utilizado tanto em projetos residenciais quanto em projetos comerciais. Além dos estofados, a cor complementa a decoração do ambiente em alguns móveis, tornando a decoração fluida e harmônica.

É possível adicionar um toque de mocha mousse a mesas, cadeiras, armários e cômodas, criando um efeito de textura amadeirada. Esse efeito da cor no ambiente é extremamente versátil e pode ser embutido nos mais diversos cômodos e estilos de decoração.

3. O papel da iluminação na valorização da cor

Outra forma de valorizar o mocha mousse é por meio de uma iluminação estratégica. Luzes em tonalidades quentes combinam perfeitamente com a tonalidade terrosa da cor, adicionando um aspecto de conforto ao ambiente. Além disso, a presença dos tons luminosos amarelados unidos ao marrom confere ao espaço uma sofisticação e elegância inigualável.

Modelos de abajures, arandelas e pendentes para salas, quartos e escritórios cumprem perfeitamente essa função. Entretanto, algo que vale ressaltar é que, por se tratar de uma cor escura, o mocha mousse escurece o ambiente e demanda mais iluminação do que as cores claras. Por isso, ao adicioná-la ao ambiente, é importante analisar o quão iluminado naturalmente o espaço é.

Caso seja um espaço que receba pouca luz solar, o ideal é priorizar a cor em detalhes da decoração ao invés de adicioná-la a paredes e móveis grandes. Outra alternativa para espaços pouco iluminados é apostar em muitas luminárias diferentes, investindo em iluminação difusa, direta e indireta.

4. Mocha mousse em ambientes grandes e pequenos

Outro ponto a ser considerado na hora de distribuir a cor pelo ambiente é avaliar o espaço. Para cômodos pequenos que precisam de estratégias para valorizar o espaço, evite adicionar móveis grandes na cor ou adicionar o mocha mousse em paredes.

Quando a necessidade é criar uma sensação de amplitude em espaços pequenos, as cores mais escuras devem ser evitadas ou aplicadas somente em pequenas doses. Aqui, você pode adicioná-la em vasos, quadros, espelhos e outros acessórios de decoração.

Já para ambientes maiores, onde o espaço não é um problema, a cor mocha pode ser incrementada com mais liberdade. Paredes pintadas em mocha mousse e móveis grandes são bem-vindos aqui. Invista em aparadores, cristaleiras, mesas de centro, armários, sofás e poltronas na cor sem medo. Mas lembre-se de não exagerar!

5. Materiais e acabamentos que valorizam a cor

Para valorizar ainda mais o ambiente com a cor, experimente aplicá-la em materiais e acabamentos estratégicos. A madeira é a grande protagonista aqui, podendo ser utilizada em tonalidades mais claras ou mais escuras.

As lascas foscas e acetinadas também conseguem garantir um toque de sofisticação e elegância únicos ao ambiente. Metais nobres também destacam a cor, conferindo um toque de luminosidade ao ambiente que contrasta com as demais decorações.

Mocha mousse na paleta de cores: combinações estratégicas

A combinação de cores é algo fundamental para compor a decoração de um projeto de modo autêntico e harmônico. Seja para projetos com decorações boho, minimalista ou vintage, o tom se adequa perfeitamente à decoração quando harmonizado com a paleta de cores certa.

A seguir, trouxemos alguns exemplos de estilos e cores para combinar o mocha mousse.

 

 

Contrastando com tons quentes e terrosos

  • Mocha mousse + terracota para um efeito acolhedor;
  • Mocha mousse + verde-musgo para um toque natural e equilibrado.

Uso da cor em propostas vibrantes e modernas

  • Mocha mousse + azul-marinho para um contraste refinado;
  • Mocha mousse + dourado para um visual luxuoso.

Combinações neutras para projetos minimalistas

  • Mocha mousse + off-white para um visual clean;
  • Mocha mousse + cinza-claro para sofisticação discreta.

Aplicação da cor em diferentes estilos arquitetônicos

Agora que você entendeu como combinar o mocha mousse com outras paletas de cores, acompanhe alguns estilos arquitetônicos onde a cor pode ser aplicada e de que forma aplicar.

Estilo contemporâneo

Nada melhor para compor um estilo atual e moderno do que cores atuais e modernas, o mocha mousse é perfeito aqui.

Combiná-lo com móveis de texturas lisas e formatos geométricos adiciona sofisticação ao ambiente. Metais nobres somados à cor, seja em luminárias ou detalhes nos móveis, também ajudam a unir modernidade à elegância e conforto.

Saiba mais sobre o estilo contemporâneo!

Estilo industrial

A estética industrial é conhecida por elementos de ferro e madeira bruta, remetendo a máquinas e outros elementos modernos.

O mocha mousse entra em cena trazendo equilíbrio ao ambiente e contrastando a estética rústica e bruta do estilo industrial com a sofisticação e aconchego da cor. É possível combiná-la com decorações de concreto, cerâmica e ferro, ressignificando os elementos brutos do ambiente.

Aproveite para conferir o guia sobre iluminação industrial!

Estilo clássico

O estilo clássico é conhecido pela presença marcante da madeira e estofados e é aqui que o mocha mousse entra. Invista em móveis com detalhes curvados trabalhados em madeira com a tonalidade de marrom.

Penteadeiras e espelhos com bordas detalhadas na cor mocha ficam incríveis. Aqui, almofadas e colchas de tecidos aveludados com detalhes na cor também são muito bem-vindas, remetendo ao luxo e à tradição.

E aí, te convencemos a aderir ao mocha mousse em seus projetos? A nova cor do ano é uma tonalidade autêntica que chegou para ficar no campo das artes, especialmente na decoração. Utilize o mocha mousse em seus trabalhos e leve modernidade e sofisticação para seus clientes.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de continuar acompanhando o blog da Decor Lumen para mais dicas de projetos e planejamentos. Leia nosso post sobre decoração orgânica e se inspire na estética!

Confira também em nosso canal do YouTube.

Sou Beatriz Nunes, designer de interiores, apaixonada desde a infância pelos encantos dos tecidos e cores. Após me formar na Unifaat, mergulhei no mundo da decoração. Descobri que a decoração vai além da estética; é a essência de um ambiente saudável e expressa nossa identidade. Desde 2021, faço parte da equipe Decor Lumen, onde nossa missão é proporcionar o melhor em decoração aos clientes. Minha jornada é dedicada a criar espaços que unem beleza e conforto, transformando sonhos em realidade. Pronto para começar?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.