Modelos de mesa de jantar: opções rústicas e modernas

As mesas de jantar são o centro das atenções de ambientes como sala de jantar, cozinha e área gourmet. Elas podem ter diferentes formatos, cores e serem fabricadas de materiais mais rústicos ou sofisticados. Por isso, é muito comum as pessoas terem dúvidas na hora de escolher este item de decoração.

Pensando nisso, hoje trouxemos com detalhes os principais tipos de mesas de jantar e sugestões de estilos que cada uma combina, confira!

Qual o melhor formato de mesa de jantar?

Mais que um móvel bonito, a mesa de jantar é funcional! É um apoio para as refeições do dia a dia, um local para reunir a família e amigos e, muitas vezes, também serve como base para jogos de cartas ou tabuleiros.

Assim, o formato e tamanho da mesa devem facilitar a interação entre as pessoas e a circulação no local em que ela será colocada.

Mesa de jantar redonda

A mesa de jantar redonda é ideal para salas de jantar com área pequena, pois permite um aproveitamento de espaço para acomodação das cadeiras e ainda deixam o entorno mais livre para a circulação.

Com o tampo de formato redondo, os pés podem ter diferentes formatos: como pés palitos, pés cruzados, estrutura aramada geométrica, em cone e muitas outras!

Mesa de jantar oval

A mesa oval tem proposta parecida com a redonda de otimizar o espaço, porém é indicada para áreas retangulares. É um formato moderno e sofisticado, diferente do comum.

Tenha certeza que uma mesa oval vai elevar o nível da sala de jantar! Se você quer que ela se destaque ainda mais, combine móveis com linhas retilíneas no mesmo ambiente, como um aparador retangular.

Mesas de jantar quadrada

A mesa de jantar quadrada é uma escolha muito elegante para a sala de jantar! É um modelo com os espaços bem definidos, geralmente com 4 ou 8 lugares. Como os pés são dispostos nos cantos, a mesa de jantar quadrada suporta mais peso e é mais estável que os modelos redondos.

Se você quer uma mesa com esse formato, mas não conta com muito espaço na sua casa, pode escolher encostá-la na parede ou fazer um canto alemão.

Mesa de jantar retangular

Já para quem conta com uma ampla sala de jantar, a mesa retangular é perfeita para acomodar mais lugares! É um modelo que se adapta melhor a espaços com formato estreito e comprido.

A mesa retangular pode contar com pés nas pontas, com um pé central ou ainda com uma estrutura metálica. Os lugares na mesa podem ser dispostos com cadeiras nas laterais e nas pontas ou somente nas laterais, depende do gosto pessoal e da forma com que a base está disposta.

A mesa de jantar pode ser de quais materiais?

Além do formato, outro ponto a ser analisado na mesa de jantar é o material que ela é feita. Cada um pode ter um visual diferente que vai agregar ao espaço.

Por ser um móvel com volume grande, muitas vezes, o estilo da mesa de jantar é que define a decoração do ambiente. Veja os 4 materiais mais usados e a proposta de cada um:

1. Mesa de jantar em madeira

A madeira é um material clássico na decoração de interiores e pode se adaptar a todos os estilos de decoração. As mesas de jantar podem ser confeccionadas toda em madeira ou com base em outro material.

Para uma área gourmet que segue um estilo rústico, a mesa em madeira de demolição é uma ótima escolha. Já se o tampo em madeira conta com uma base de ferro preto, o estilo da mesa já se encaixa mais com a decoração industrial.

2. Mesa de jantar com tampo em vidro

O tampo em vidro dá um ar elegante para a mesa de jantar! Ela pode contar com pés em madeira ou metal com diferentes designs que se adaptam ao estilo e à proposta do ambiente.

A transparência do vidro nos tampos de mesa já foi bastante explorada no design de interiores, mas hoje o que faz sucesso são os vidros leitosos na cor branca ou preta.

Confira modelos de poltronas para compor a sala de jantar.

3. Mesa de jantar com tampo em mármore

A beleza do mármore oferece uma visão imponente para a mesa de jantar! A pedra natural é famosa por ter uma cor predominante de fundo e veios marcantes que variam a cor, a espessura e o tamanho.

É um móvel que pode se adaptar a decorações modernas, minimalistas ou clássicas, dependendo da pedra ser mais clara ou escura. A base pode ser feita em metal ou em madeira.

Hoje, vimos alguns modelos de mesas de jantar que podem deixar sua sala de jantar mais funcional e bonita! Mas, se você está decorando outros espaços, aqui no blog, temos um post completo sobre modelos de mesa, acesse para conferir!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.