O que é bivolt? Saiba como funciona esse sistema!

O que é bivolt? Saiba como funciona esse sistema!

Se você ainda possui dúvidas ao tentar definir o que é bivolt e, acima de tudo, entender como esse sistema contribui na realização de projetos luminotécnicos bem sucedidos, acaba de chegar ao blog post feito para responder essas e outras questões.

E acredite, conhecer sobre a tensão elétrica antes de investir em eletrodomésticos e itens para iluminação evitará a queima desses equipamentos e ainda acidentes decorrentes da má compreensão do assunto.

Quer conhecer mais sobre tensão 127V, 220V e principalmente, o que é bivolt? Siga com a Decor Lumen nessa conversa!

O que é bivolt e como funciona?

técnico realizado a medição de amperagem da tomada

O bivolt é, de forma simples, a capacidade de um equipamento ser ligado a um tipo de circuito. O aparelho bivolt funciona, portanto, através de alternações automáticas na voltagem. Mas como é feita essa troca? A alternância é realizada por um transformador no interior do equipamento, que ao receber a tensão, direciona a voltagem necessária.

Ao adquirir um abajur para o seu projeto ou residência, por exemplo, é essencial conferir antes da compra, a voltagem do item, para caso na hora de ligá-lo à tomada, não aconteça a perda do objeto ou acidentes que te coloquem em risco.

Se você costuma não prestar atenção neste detalhe antes das compras, acredite, perder eletrodomésticos e projetos luminotécnicos como um todo por displicência a informações úteis, não deve estar no seu checklist.

O que é a tensão de um equipamento?

destaque para mãos fazendo troca de equipamento de iluminação

Para entender o que é bivolt, é também importante responder a pergunta do que é tensão. A tensão é a voltagem de um equipamento, indicada pela quantidade de volts necessária para o funcionamento correto de eletrodomésticos.

Por exemplo, para acender arandelas em um projeto luminotécnico, conhecer a tensão destes itens facilita o entendimento de quantos volts serão utilizados para acendê-las e manter o fluxo de corrente elétrica seguro.

Cada equipamento para iluminação demanda uma quantia energética necessária para o funcionamento, reguladas em watts. A espessura dos cabos utilizados nas instalações também interferem no gasto de energia demandado.

Quer conhecer mais sobre estes consumos em equipamentos bivolt? Siga com a Decor Lumen nessa descoberta!

127V, 220V ou bivolt: qual a tensão certa?

sala de estar com iluminação bivolt

A tensão elétrica certa vai depender do padrão frequente utilizado em sua cidade. No Brasil há regiões conhecidas por utilizar 127V em residências e empresas, enquanto outras, são caracterizadas pelos altos índices de tensão 220V.

Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre estes padrões elétricos? Eles diferem na dimensão de fluxo energético, se você quer entender um pouco mais, confira os tópicos logo abaixo:

  • 127V: possuem fios de condução em eletricidade mais grossos para acionar lâmpadas ou eletrodomésticos, afinal, o fluxo elétrico é superior aos utilizados em tensões 220V, o que ocasiona o aquecimento de fios;
  • 220V: por sua vez as tensões 220V apresentam fios em padrões mais finos, pois o fluxo de energia é mais baixo, com menores riscos de incêndio nos cabos ou projeto elétrico como um todo;
  • equipamentos bivolt: itens bivolt apresentam ambas as voltagens que são alternadas a depender da região e padrão energético utilizado nesses locais. A alternância entre 127V e 220V é automática em grande frequência, mas esteja atento a aparelhos que demandam acionar manualmente a troca.

Por que modelos bivolt são escolhas acessíveis?

Sala de estar com iluminação bivolt

Modelos bivolt são acessíveis porque possibilitam que os usuários alternem o padrão de voltagem dos equipamentos e possam realizar mudanças levando os eletrodomésticos e equipamentos junto.

Ao pensar sobre o seu projeto luminotécnico, inclua aparelhos bivolt na lista de compras. Seguramente você não terá dores de cabeça em viagens ou mudanças de escritórios e residências.

Quais aparelhos costumam ser bivolt?

Quer conhecer equipamentos presentes em nosso dia a dia que possuem tensão bivolt? A Decor Lumen te conta mais:

  • carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.
  • eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt. Isso evita acidentes decorrentes de usos indevidos da voltagem.

E se você deseja conhecer mais sobre prevenção de acidentes em sistemas de iluminação, confira o post Dispositivo de Proteção de Surtos e Usos em Sistemas de Iluminação com LEDs que preparamos para você aqui no Blog!

Como reconhecer o que é bivolt em um projeto luminotécnico?

Lâmpadas bivolt em desta

Outra lei em território brasileiro aponta para a necessidade dos equipamentos elétricos possuírem etiquetas identificando a voltagem necessária para uso. Perceba, lâmpadas, refletores, plafons e itens de iluminação costumam apresentar estas informações.

De toda forma, para reconhecer o padrão de um aparelho você pode recorrer a especialistas no assunto, como profissionais eletricistas ou técnicos no assunto. A chave detectora dos itens também são utilizadas por quem possui familiaridade com eletricidade e oferecem o padrão em volts da tomada e também dos itens utilizados.

Interessante, não é mesmo? De hoje em diante, ao pensar sobre o seu projeto, pense também sobre o consumo de energia que cada equipamento demanda e o quão importante é optar por aqueles mais flexíveis.

A Decor Lumen te auxilia nesta e outras tarefas, produzindo conteúdos sobre temas diversos relacionados a iluminação de uma maneira acessível para você que se interessa por segurança e consumo consciente. Conhece alguém que também se interessaria sobre o assunto? Compartilhe este conteúdo!

Agora, aproveite e conheça também 5 dicas essenciais para Iluminação de lavanderia!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.