O que é bivolt? Saiba como funciona esse sistema!
Se você ainda possui dúvidas ao tentar definir o que é bivolt e, acima de tudo, entender como esse sistema contribui na realização de projetos luminotécnicos bem sucedidos, acaba de chegar ao blog post feito para responder essas e outras questões.
E acredite, conhecer sobre a tensão elétrica antes de investir em eletrodomésticos e itens para iluminação evitará a queima desses equipamentos e ainda acidentes decorrentes da má compreensão do assunto.
Quer conhecer mais sobre tensão 127V, 220V e principalmente, o que é bivolt? Siga com a Decor Lumen nessa conversa!
O que é bivolt e como funciona?
O bivolt é, de forma simples, a capacidade de um equipamento ser ligado a um tipo de circuito. O aparelho bivolt funciona, portanto, através de alternações automáticas na voltagem. Mas como é feita essa troca? A alternância é realizada por um transformador no interior do equipamento, que ao receber a tensão, direciona a voltagem necessária.
Ao adquirir um abajur para o seu projeto ou residência, por exemplo, é essencial conferir antes da compra, a voltagem do item, para caso na hora de ligá-lo à tomada, não aconteça a perda do objeto ou acidentes que te coloquem em risco.
Se você costuma não prestar atenção neste detalhe antes das compras, acredite, perder eletrodomésticos e projetos luminotécnicos como um todo por displicência a informações úteis, não deve estar no seu checklist.
O que é a tensão de um equipamento?
Para entender o que é bivolt, é também importante responder a pergunta do que é tensão. A tensão é a voltagem de um equipamento, indicada pela quantidade de volts necessária para o funcionamento correto de eletrodomésticos.
Por exemplo, para acender arandelas em um projeto luminotécnico, conhecer a tensão destes itens facilita o entendimento de quantos volts serão utilizados para acendê-las e manter o fluxo de corrente elétrica seguro.
Cada equipamento para iluminação demanda uma quantia energética necessária para o funcionamento, reguladas em watts. A espessura dos cabos utilizados nas instalações também interferem no gasto de energia demandado.
Quer conhecer mais sobre estes consumos em equipamentos bivolt? Siga com a Decor Lumen nessa descoberta!
127V, 220V ou bivolt: qual a tensão certa?
A tensão elétrica certa vai depender do padrão frequente utilizado em sua cidade. No Brasil há regiões conhecidas por utilizar 127V em residências e empresas, enquanto outras, são caracterizadas pelos altos índices de tensão 220V.
Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre estes padrões elétricos? Eles diferem na dimensão de fluxo energético, se você quer entender um pouco mais, confira os tópicos logo abaixo:
- 127V: possuem fios de condução em eletricidade mais grossos para acionar lâmpadas ou eletrodomésticos, afinal, o fluxo elétrico é superior aos utilizados em tensões 220V, o que ocasiona o aquecimento de fios;
- 220V: por sua vez as tensões 220V apresentam fios em padrões mais finos, pois o fluxo de energia é mais baixo, com menores riscos de incêndio nos cabos ou projeto elétrico como um todo;
- equipamentos bivolt: itens bivolt apresentam ambas as voltagens que são alternadas a depender da região e padrão energético utilizado nesses locais. A alternância entre 127V e 220V é automática em grande frequência, mas esteja atento a aparelhos que demandam acionar manualmente a troca.
Por que modelos bivolt são escolhas acessíveis?
Modelos bivolt são acessíveis porque possibilitam que os usuários alternem o padrão de voltagem dos equipamentos e possam realizar mudanças levando os eletrodomésticos e equipamentos junto.
Ao pensar sobre o seu projeto luminotécnico, inclua aparelhos bivolt na lista de compras. Seguramente você não terá dores de cabeça em viagens ou mudanças de escritórios e residências.
Quais aparelhos costumam ser bivolt?
Quer conhecer equipamentos presentes em nosso dia a dia que possuem tensão bivolt? A Decor Lumen te conta mais:
- carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário.
- eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt. Isso evita acidentes decorrentes de usos indevidos da voltagem.
E se você deseja conhecer mais sobre prevenção de acidentes em sistemas de iluminação, confira o post Dispositivo de Proteção de Surtos e Usos em Sistemas de Iluminação com LEDs que preparamos para você aqui no Blog!
Como reconhecer o que é bivolt em um projeto luminotécnico?
Outra lei em território brasileiro aponta para a necessidade dos equipamentos elétricos possuírem etiquetas identificando a voltagem necessária para uso. Perceba, lâmpadas, refletores, plafons e itens de iluminação costumam apresentar estas informações.
De toda forma, para reconhecer o padrão de um aparelho você pode recorrer a especialistas no assunto, como profissionais eletricistas ou técnicos no assunto. A chave detectora dos itens também são utilizadas por quem possui familiaridade com eletricidade e oferecem o padrão em volts da tomada e também dos itens utilizados.
Interessante, não é mesmo? De hoje em diante, ao pensar sobre o seu projeto, pense também sobre o consumo de energia que cada equipamento demanda e o quão importante é optar por aqueles mais flexíveis.
A Decor Lumen te auxilia nesta e outras tarefas, produzindo conteúdos sobre temas diversos relacionados a iluminação de uma maneira acessível para você que se interessa por segurança e consumo consciente. Conhece alguém que também se interessaria sobre o assunto? Compartilhe este conteúdo!
Agora, aproveite e conheça também 5 dicas essenciais para Iluminação de lavanderia!