Sumário
Você está buscando alternativas para aumentar o espaço de uma casa e ainda deixá-la mais sofisticada? Então você acaba de encontrar a solução perfeita. O pé direito duplo é um recurso inovador da arquitetura para poder ampliar os espaços de uma residência, do chão ao teto. O resultado disso é um ambiente imponente e extremamente elegante.
Mas, além dessas vantagens, existem alguns outros benefícios que surgem através dessa solução arquitetônica, como a economia de energia, por exemplo.
Até aqui, você já deve estar muito interessado no assunto, não é? Então continue a leitura para descobrir tudo sobre esse tema.
O que é o pé direito duplo?
Nada mais é do que a elevação vertical do teto, tornando o ambiente maior — aumentando o tamanho do chão até o teto. Dessa forma, é possível explorar a decoração e iluminação do ambiente com intuito de torná-lo mais refinado.
Com relação à altura, essa formatação de pé direito deve conter o dobro da altura do imóvel. Isto é, se a residência possui 3 metros (padrão das casas brasileiras), o pé direito deve ter o dobro deste tamanho. Nesse exemplo, o pé direito duplo deve ter 6 metros.
A iluminação, nesse sentido, é primordial para tornar o ambiente ainda mais aconchegante e requintado. Aproveite para descobrir as 5 dicas de iluminação que você pode utilizar na sua casa. Afinal, a iluminação residencial contribui para o estímulo de conforto e concentração no local.
Tem diferença entre pé direito alto, duplo e triplo?
Sim, o tamanho é o que diferencia esses três tipos de pé direito. Selecionamos as alturas que diferenciam cada um:
- Pé direito tipo alto: deve ter altura de 3 metros entre o chão e o teto;
- Pé direito tipo duplo: tem o dobro do tamanho do imóvel, a partir de 5 metros de altura;
- Pé direito tipo triplo: representa o triplo da altura da casa, a partir de 8,4 metros.
No caso dos duplos e triplos, o tamanho do chão ao teto já permite a elaboração de um cômodo a mais, como um mezanino ou quarto.
Uma sala menor também pode ser uma ótima opção, por isso, aproveite para conhecer 6 ideias fantásticas para decorar uma sala pequena. Assim, você vai deixar todos os locais sofisticados!
Em quais cômodos podem ser aplicados os pés direitos duplos?
O pé direito pode ser aplicado em apenas uma parte da casa ou em toda a edificação, gerando uma sensação de amplitude no ambiente.
Geralmente, os ambientes escolhidos para realizá-lo são os ambientes com maior fluxo de pessoas, saiba quais são os 5 ambientes em que o pé direito duplo se encaixa perfeitamente:
- Sala de estar;
- Hall de entrada;
- Quarto;
- Biblioteca;
- Sala de jantar;
Como você notou, a sala é o ambiente mais desejado para instalar um pé direito elevado, aproveite para descobrir 7 dicas para realizar a decoração da sala.
Quais as vantagens e desvantagens do pé direito duplo?
Como comentamos no início deste texto, existem diversos benefícios na instalação do pé direito, mas existem muitos outros que a Decor Lumen vai te contar agora.
Prós da instalação:
- Amplia o ambiente, gerando uma imponência do cômodo;
- Geralmente, são melhor ventilados por serem maiores;
- Aumenta o contato com ambientes externos, pois geralmente as janelas desses ambientes são maiores;
- O gasto com energia é aproveitado para mais de um cômodo, haja vista que alguns modelos aproveitam o espaço para criar novos ambientes;
- O imóvel é valorizado devido à sensação de amplitude gerada;
Contras da instalação:
- A manutenção e limpeza se tornam mais complexas pela longa distância entre o piso e o teto;
- Oscilação de temperatura, pois no inverno o ambiente pode ficar mais frio e no verão, mais quente.
Como fazer o décor de um ambiente com pé direito duplo?
O pé direito elevado agrega muita amplitude ao local, o que transmite uma sensação de aconchego. Mas para deixar o espaço ainda mais sofisticado, é preciso seguir estes três passos:
1. Realize a iluminação adequada do local
Com certeza, você deve ter visto algumas imagens inspiradoras para ambientes de pé direito, certo? Você deve ter notado que todas elas possuem uma característica em comum: a iluminação.
Isso acontece porque a sofisticação desse teto mais alto só estará completa com as luzes adequadas para exaltar o espaço.
Saiba quais tipos de iluminação é possível explorar nesses ambientes:
- Lustres;
- Painéis de LED;
- Abajures;
- Refletores de LED;
- Spots;
- Pendentes;
- Arandelas.
Aproveite para se aprofundar no assunto de como realizar a iluminação do pé direito duplo, nesse post, trazemos ideias fantásticas para você iniciar o seu projeto de iluminação do seu ambiente.
2. Escolha móveis sofisticados
Opte por móveis sofisticados para combinar com o mesmo estilo da casa de teto elevado. Além dos demais móveis, você pode incluir puffs, sofás, banquetas e poltronas estofadas para tornar o ambiente mais aconchegante.
3. Use objetos de decoração ao seu favor
Além dos móveis e da iluminação, é possível apostar nos objetos de decoração para somar ao décor do cômodo. Aqui, estão algumas ideias:
- Almofadas;
- Plantas decorativas e cachepots;
- Lanternas estilosas;
- Caixas decorativas;
- Quadros;
- Livros;
- Espelhos;
- Painéis;
- Cestos e bandejas decorativas;
- Quadros vivos.
No blog da Decor Lumen, já temos um post completo de como decorar um pé-direito duplo, nesse post, você encontrará dicas sensacionais de como deixar seu ambiente extremamente elegante.
Olá, sou Regiane Rocha, consultora luminotécnica e designer de interiores apaixonada por transformar espaços com luz. Acredito que a iluminação vai além do funcional, influenciando emoções e bem-estar. Com mais de 15 anos de experiência e formação em Design de Interiores, crio soluções inovadoras e funcionais, sempre preocupada com a sustentabilidade. Minha abordagem é colaborativa, buscando entender cada projeto para trazer à vida a visão dos meus clientes. Compartilho meu conhecimento para destacar a importância da luz em nossas vidas, esperando inspirar positivamente a todos.