Estilo provençal: o que é, características e como aplicar!

Dentre os inúmeros estilos de decoração que existem no universo da arquitetura e design de interiores, existe um que se destaca por ser capaz de unir romantismo e rusticidade em perfeita harmonia: o provençal.

Com uma história carregada de muita criatividade e inspiração na realeza francesa, esse conceito decorativo conquistou pessoas ao redor do mundo todo que apreciam requinte, arte e aconchego.

Até hoje, os adornos e estampas delicadas dessa estética conseguem chamar a atenção e despertar o desejo de integrá-los nos mais variados ambientes.

E claro que, se o assunto é deixar o seu espaço mais bonito de um jeito especial, nós não deixaríamos de falar sobre o tema, não é mesmo? Hoje, convidamos você a uma viagem pelo universo do estilo provençal, onde vamos explorar a origem do conceito, suas principais características e formas de trazer ele ao seu lar com muito equilíbrio e sofisticação.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

 

mesa de jantar com dezesseis com arquitetura provençal

O que é o estilo provençal?

O estilo provençal é um conjunto de estéticas românticas, clássicas e rústicas para decoração de ambientes que surgiu em meados de 1700 na cidade francesa Provença — daí vem seu nome.

Ele é inspirado no Rococó, presente no design de interiores do palácio de Versalhes, especialmente entre os períodos que ele habitou o rei Luís XV e a rainha Maria Antonieta.

sala de estar provençal

Mas apesar da inspiração, engana-se quem pensa que essa estética foi criada por alguém da nobreza: os criadores de todo o conceito foram os camponeses da época, inspirados na beleza e riqueza de detalhes do estilo Rococó das paredes e mobílias de Versalhes.

Como não tinham recursos para bancar os materiais caros da realeza, eles apostaram em toda a criatividade que tinham para recriar os móveis de luxo do palácio em suas casas.

O resultado não poderia ser outro: uma releitura mais simplista, campestre e acessível do estilo nobre que logo conquistou pessoas de todas as classes sociais por possuir características únicas.

Até hoje, muita gente se surpreende quando descobre a história do conceito provençal que, mesmo carregada de simplicidade, é um dos maiores sinônimos de sofisticação do mundo de design atual.

E se você é uma das várias pessoas apaixonada pelo requinte dos ambientes, essa é, sem dúvida, a estética para se apostar!

Quais as características do estilo provençal?

Assim como qualquer conceito de design, o estilo provençal é repleto de características que o tornam único, dentre elas:

  • Móveis antigos e rústicos de madeira maciça, com linhas e bordas curvas/sinuosas e aplicações folheadas a ouro;
  • Madeira com aspecto propositalmente desgastado (pátina) — na época, os móveis eram assim pela falta de recursos dos camponeses e isso acabou virando um dos pontos mais fortes do estilo;
  • Espelhos e quadros de pinturas campestres com molduras esculpidas em forma de conchas e adornos florais, reproduzindo os campos de lavanda e o mar próximo à região;
  • Lustres e abajures grandes, bem elaborados e, normalmente, com cristais;
  • Estofados e cortinas em materiais finos, como seda, linho e couro;
  • Detalhes em matelassê nas cabeceiras, sofás e poltronas;
  • Arranjos florais nos centros de mesa — especialmente as lavandas e flores selvagens;
  • Estampas florais e Toile de Jouy — um estilo de estamparia que retrata a vida no campo;
  • Louças rebuscadas, normalmente de porcelana, em tons sólidos ou estampas suaves;
  • Cores brancas, douradas, marrons e beges (da madeira), além de tons pastéis.

Como já deu para perceber, a paleta dourada é uma das mais presentes nessa estética, mas muita gente ainda não sabe muito bem como integrar essa tonalidade tão potente nos ambientes.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe, pois temos a solução aqui no blog: um post completo sobre cores que combinam com dourado na decoração. Corre lá para ver!

Quais as principais aplicações do estilo provençal?

Por ser bem diferente das estéticas contemporâneas e minimalistas que fazem sucesso hoje em dia, o estilo provençal não é muito aplicado em todo o lar.

É bem mais comum vê-lo em ambientes isolados, como quartos, salas de estar e jantar, ou ainda presente apenas em detalhes decorativos pelo espaço.

E para te ensinar a decorar cada um desses cômodos nessa estética rebuscada sem cometer erros, nós separamos algumas dicas, olhe só:

Estilo provençal na sala de estar

A sala de estar é um dos cômodos que mais bem recebem a decoração de estilo provençal, já que o mix de mobílias rústicas com os estofados adornados característicos da estética dão um toque aconchegante ao espaço.

Para trazer todo o conforto da Provença à sua sala, aposte em um jogo de sofá de couro marrom em matelassê e jogue uma manta em tom nude para criar contraste.

Adicione uma mesa de centro em madeira maciça e, se seu espaço for grande, aposte em uma poltrona na mesma estrutura que a mesa, com estofado floral.

Outro elemento que cai muito bem nessa equação é o tapete, que pode ser colocado sob as mobílias para trazer personalidade e ainda mais aconchego à decoração.

Se você quiser dicas de como escolher a tapeçaria certa, aproveite para conferir nosso post completo sobre tipos de tapetes, do persa ao sisal.

sala de estar provençal

Estilo provençal na sala de jantar

O estilo provençal também marca muita presença na sala de estar, trazendo um mix de funcionalidade e requinte.

Nossa dica para você dar um toque de charme a esse espaço é apostar em uma mesa de madeira maciça com pés esculpidos e cadeiras na mesma estrutura, com estofado floral ou Toile de Jouy. Ah, e não esqueça do arranjo de flores no centro!

mesa de jantar com dezesseis com arquitetura provençal

Para complementar o espaço de forma funcional e refinada, invista em uma cristaleira para exibir suas louças e taças e um lustre de cristal para decorar e iluminar.

Para manter tudo em equilíbrio e evitar que a luz pese demais visualmente, prefira um lustre com, no máximo, metade do tamanho da superfície da mesa.

Estilo provençal nos quartos

O quarto também é um excelente ambiente para o estilo provençal, mas é importante considerar que a maneira como ele será aplicado vai depender se o espaço é infantil ou adulto.

Confira as dicas para ambos:

Quarto provençal para adultos

No quarto adulto à provençal, o mais interessante é investir em uma mobília escura ou branca com aplicações douradas para trazer um toque de seriedade e sofisticação ao espaço.

A cabeceira esculpida, ou em matelassê, também vai muito bem, além de uma penteadeira com espelho amplo e emoldurado.

Quarto provençal de adulto

Quarto provençal para crianças e bebês

Para as crianças e bebês, o quarto dessa estética recebe melhor a mobília robusta em tom branco sólido — a cor clara traz luminosidade natural ao espaço e cria um ambiente naturalmente acolhedor.

Invista em camas e berços bem clássicos, cobertos por um mosqueteiro — que não só contribui no visual, mas também na proteção dos pequenos durante as noites de verão.

Quarto provençal de criança

Em ambos quartos adultos e infantis nessa estética, é sempre interessante apostar em uma decoração com papel de parede, seja floral ou Toile de Jouy.

Além de se manter fiel ao estilo, você ainda garante a beleza do espaço sem precisar investir em muitos itens, já que a parede colorida faz esse trabalho.

Estilo provençal no corredor e hall de entrada

Fazer a decoração do hall de entrada e dos corredores da casa com o estilo provençal é uma ótima forma de causar uma primeira impressão requintada e cativar as visitas pelo visual do espaço.

Além disso, essa também é a oportunidade de trazer mais personalidade para áreas facilmente negligenciadas na hora de decorar, já que focamos nos cômodos em si, normalmente.

hall de entrada no estilo provençal

Para não errar, invista em mobílias rebuscadas que sejam multifuncionais — sapateiras ou baús que funcionam como banquetas, por exemplo.

Ah, e não esqueça das paredes: se jogue nos quadros e, principalmente, espelhos esculpidos, que ajudam a criar mais amplitude no ambiente.

Agora que você conhece tudo sobre a história, características e melhores aplicações do estilo provençal, que tal testá-lo e trazer todo o charme dos campos franceses para o seu lar?!

Aproveite para continuar explorando o mundo da decoração conferindo nosso post sobre o estilo Boho, que traz toda a energia boêmia ao ambiente.

Retornamos em breve com mais dicas de decoração e iluminação.

Até mais!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.