Spot redondo ou quadrado: saiba qual escolher

Que a iluminação é um aspecto fundamental na hora de planejar um projeto de interiores a gente já sabe. Agora, que os spots de embutir estão voltando a fazer cada vez mais sucesso nos projetos dos designers e arquitetos, isso sim é uma novidade.

Essas peças são capazes de proporcionar uma valorização ainda maior do ambiente, o tornando mais harmônico e confortável, principalmente durante a noite. Os spots são utilizados para trazer uma iluminação mais focada, que enfatiza pontos específicos no espaço.

Incrível, não é mesmo? Porém, com a variação dos modelos redondos e quadrados disponíveis hoje em dia, fica difícil escolher qual é a melhor para sua casa. Por isso, trouxemos dicas que vão te ajudar a sanar as seguintes questões: spot redondo ou quadrado? Qual é o melhor? Para descobrir é só continuar a leitura!

Spot redondo ou quadrado: conheça as vantagens de cada um!

Quando pensamos na criação de um projeto luminotécnico com spot de embutir, logo surge a dúvida sobre qual é o melhor modelo e quais as vantagens de cada um deles. Pensando nisso, compilamos todas as informações úteis para você conseguir decidir entre o spot redondo ou quadrado. Confira!

Spot redondo

Os spots são utilizados para uma iluminação complementar, ou seja, não é a principal de um espaço. Essas opções oferecem luzes com mais enfoque, ideais para os ambientes que possuem outros tipos de luminárias, seja para criar um efeito com jogos de luz ou iluminar um outro objeto.

Esses modelos possui inúmeras vantagens, entre elas a versatilidade, modernidade, a alta durabilidade e a economia. Além disso, podem ser instaladas em forros de madeira ou de gesso. Preparamos algumas ideias para te inspirar a instalar os spots redondos em diferentes ambientes da sua casa. Veja:

Sala de estar com spots centrais no teto

  • Cozinha: iluminação sobre bancadas e mesas;
  • Quarto: luzes na cabeceira;
  • Sala: luzes para criar pontos de focos em quadros ou móveis;
  • Iluminação direcionada em nichos, estantes e roupeiros.

Spot quadrado

Os spots no modelo quadrado são opções mais fáceis de combinar. Dessa forma, podem ser adicionados em qualquer ambiente. Esse modelo apresenta um design mais simples, elegante e discreto, perfeito para os ambientes com estilo minimalista.

Antes de adquirir os seus, verifique a potência que cada lâmpada oferece, para não criar ambientes com alta incidência de luz e sem harmonia. Para te ajudar nisso, trouxemos algumas opções de spot quadrado. Confira!

Sala de estar com spots quadrados no teto

  • Spot com lâmpadas de 7w: essa opção é indicada para ambientes internos que necessitam de luzes mais uniformes e moderadas. Ideal para banheiros e lavabos, sobre quadros ou em salas de leitura;
  • Spot com lâmpadas de 12w: esse modelo pode ser utilizado tanto em locais internos quanto externos, que necessitam de uma iluminação mais potente, como sala de estar ou ao redor de piscinas e jardins;
  • Spot com lâmpadas de 5w: já essa opção, é indicada para os ambientes que precisam de iluminação mais suaves, como os corredores, estantes ou nichos.

Agora que você já sabe quais são as vantagens de cada modelo, está preparado para instá-los em sua iluminação residencial. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para te ajudar nesse momento. Vamos conhecê-las?

O que levar em consideração na hora de instalar o spot

Os spots são itens de iluminação criados para compor os ambientes internos ou externos, em função disso, existem vários modelos que podem ser embutidos ou sobrepostos em forros de gesso e madeira. São ótimas alternativas para as pessoas que buscam por locais com decorações mais clean.

Para conseguir fazer uma escolha assertiva do modelo ideal, confira algumas sugestões que separamos para não errar no seu projeto luminotécnico!

Posição das peças

Em locais como cozinhas e banheiros, a posição ideal para os spots são em cima de bancadas e pias, vale usar o centro da mesa ou o comprimento da bancada para criar um ponto de referência. Já em cômodos com os quartos e sala, é essencial que não seja adiciona focos de luz em frente a televisão, para evitar reflexos na tela.

Cozinha com spots instalados no teto

Temperatura da iluminação

Um aspecto muito importante para levar em consideração na hora de instalar os spots é a temperatura da cor da lâmpada. A intensidade (medidas em Kelvin) dessas temperaturas é o que vai diferenciar cada uma delas:

  • Luz quente: temperatura abaixo de 3300 Kelvin;
  • Luz neutra: temperatura 3300K a 5300 Kelvin;
  • Luz fria: a partir de 5300 Kelvin.

As cores quentes, geralmente amareladas, são recomendadas para locais que necessitam de mais conforto como quartos e salas. Já as de tons neutros, são indicadas para cômodos que exigem mais atenção para estudo ou trabalho. As opções de luz fria são recomendadas para locais que precisam de iluminações mais intensas, por exemplo, os banheiros e cozinhas.

Imagem de spots de iluminação instalados em um ambiente interno

Necessidade de iluminação

Uma grande dúvida que surge na hora de fazer a escolha dos spots, é sobre a quantidade para cada ambiente. Essa quantidade dependerá da necessidade de iluminação do cômodo ou da área aberta.

Sendo assim, é importante fazer uma observação geral do local, de preferência com um profissional. Vale ressaltar que focos de luz em excesso podem provocar uma poluição visual para o espaço.

Cozinha decorada com spots no teto

E aí, gostou das nossas dicas para escolher o spot ideal? Esperamos ter te ajudado a descobrir qual é o melhor modelo para sua casa. Agora conte para gente qual será sua escolha: spot redondo ou quadrado?

Confira também nosso post sobre os tipos de luminárias e quais são as finalidades de cada uma.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.