Teto decorado: inspirações para o seu projeto

Quando o assunto é decoração para casa, pensamos logo em tapetes, quadros, papéis de paredes, vasos e outros itens que transformam o piso, as paredes ou as estantes do ambiente. Mas é possível inovar e ir além: os tetos também podem ser transformados e dar um ar incrível à decoração!

Ter um teto decorado será o diferencial do seu projeto e trará beleza, harmonia e criatividade para o espaço que está sendo decorado. Poucas vezes o teto recebe atenção, e é aqui que você pode se sobressair na decoração.

Muito além de apenas um espaço neutro, com uma lâmpada para oferecer iluminação, os tetos podem ser incorporados e complementados por lustres, objetos decorativos de iluminação, papéis de parede, adesivos, camadas de tintas, forros, gesso, madeira e muito mais!

Precisando de inspiração para renovar a decoração dessa parte do espaço? Continue a leitura e conheça nossas dicas:

5 inspirações para decorar o teto

Para transformar o teto acima de nossas cabeças, não existe uma única opção certeira ou fórmula mágica. São diversas as possibilidades que você pode trabalhar e decorar esse espaço, o que é muito bom! Confira a seguir algumas inspirações de decoração para o teto que podem transformar o seu projeto:

1. Teto decorado com gesso

Uma opção bastante conhecida é decorar o teto com sancas de gesso que, combinadas com uma boa iluminação, criam um ambiente sofisticado e moderno.

As sancas são estruturas criadas com gesso no teto que formam fendas por onde passa a luz. Ao adicionar um acabamento ao teto e uma forma complementar de iluminação, as sancas de gesso permitem um ar de elegância e minimalismo.

Essa é uma escolha popular, pois tem aplicação fácil e prática nos projetos, além de não exigir muito orçamento. Assim, a satisfação é garantida: o visual do teto fica lindo, moderno e elegante – sem gastar muito.

Existem diferentes tipos de sancas, como a sanca aberta, que tem abertura no espaço central do teto e traz uma iluminação indireta que reflete no teto, garantindo uma iluminação confortável ao ambiente.

A sanca fechada, por outro lado, não apresenta essa abertura e tem o forro rebaixado apenas no ponto em que há o encontro entre a parede e o teto. As luzes aqui costumam ser centrais, no teto, e a sanca é complementada com spots de luz.

2. Papel de parede até no teto!

Os tetos podem, ainda, receber uma dose perfeita de cores, artes, desenhos ou estampas com a aplicação de papéis de parede. Eles podem, inclusive, serem combinados com as sancas e os espaços abertos por elas.

A decoração utilizando papel de parede no teto garante uma dose de personalidade e movimento ao ambiente. Você pode tanto aplicá-lo apenas no teto, levando toda a atenção da decoração para o local, quanto combinando a aplicação na parede com o teto, dando um aspecto de harmonia e continuidade na decoração.

As cores podem ser vivas, em estampas multicoloridas e chamativas ou até mesmo em padrões mais discretos e básicos, que vão adicionar um tom mais clássico ao teto.

A harmonização dessa decoração é completada ainda com as iluminações escolhidas, que podem ser indiretas com sancas de gesso, com iluminação embutida ou até mesmo com elegantes e modernas iluminações pendentes.

3. Lustres que trazem classe ao ambiente

Sinônimos de elegância, sofisticação e requinte, os lustres são uma opção perfeita para criar ambientes com um ar luxuoso e exuberante.

Essa peça, que é tão clássica, é encontrada em diferentes formatos e tamanhos e, por isso, são diversas as composições que podem ser feitas com essa iluminação. Desde os lustres com cristais até os mais rústicos, eles têm o potencial de serem o item mais evidente de decoração e dominar o ambiente com sua suntuosidade.

E engana-se quem pensa que os lustres combinam apenas com grandes salões: eles podem ser aplicados na sala, na cozinha, nos quartos e até mesmo nos banheiros ou lavabos.

O que é preciso estar atento é se o tamanho do lustre é compatível com o tamanho do ambiente e com sua organização. Eles precisam se adaptar ao espaço, para não serem exageradamente grandes e desproporcionais ao ambiente.

4. Cimento queimado: estilo industrial até no teto

O estilo industrial é uma tendência muito notável na decoração e arquitetura nos últimos tempos: paredes de cimento queimado, móveis rústicos e tubos aparentes ganharam as casas e estabelecimentos.

E, se tem em mente a implementação desse estilo de decoração, saiba que os tetos também são espaço para ele!

O teto decorado no estilo industrial recebe a pintura em estilo cimento queimado, que imita o concreto natural, e pode ser finalizado com iluminações que dão o toque final no visual rústico, como os pendentes de metal.

5. Pintura no teto

Uma opção barata e prática de ser colocada em ação é a adição de camadas de tinta no teto, que vai ganhar cor e contraste com a pintura.

Embora seja uma decoração básica, são muitas as formas de decorar o espaço apenas com tinta: com cores vibrantes e chamativas, que dão um toque de ousadia e atitude ao ambiente. Cores em tons mais sóbrios também têm seu lugar, como os tons terrosos, o verde escuro ou o azul petróleo.

Você pode pintar apenas o teto, ou criar uma composição em que a tinta pegue também parte do rodapé superior, preenchendo bem o espaço e trazendo presença das cores na decoração do espaço.

Viu só como o teto pode ganhar vida e personalidade de diferentes formas? E é possível decorar esse espaço com orçamentos diferentes, desde a aplicação de simples pinturas ou papéis de parede, até o emprego de lustres.

E já que estamos falando de teto, as luzes são elementos indispensáveis ali! Então, para deixar o seu projeto melhor ainda, que tal dar uma conferida em nosso post que explica qual o melhor tipo de iluminação para o seu projeto?

Agora que você já se inspirou com as 5 ideias apresentadas nesse post, decorar o seu espaço ficou um pouco mais fácil, não é mesmo? Se quiser mais conteúdos como este, continue aqui em nosso blog: publicamos sempre dicas de decoração para transformar o seu lar.

Contamos com você nos próximos posts, até lá!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.