10 ideias para você reformar sua casa sem obra: confira!

A palavra reforma muitas vezes vem acompanhada de medo, afinal, esse processo geralmente exige tempo, dinheiro e paciência, certo? No entanto, existem algumas formas de reformar um ambiente sem aquele quebra-quebra, sabia? É simples, basta fazer uma reforma sem obra! Sim, é mais do que possível transformar um ambiente sem toda a sujeira e gastos que as grandes reformas geram.

Para isso, você pode contar com a Decor Lumen! Por aqui, selecionamos 10 dicas de como reformar casas gastando pouco, para deixar todos os seus cômodos com novos ares, seguindo as melhores tendências de decoração. Desde papéis de parede até itens decorativos, neste checklist você irá conhecer truques infalíveis para fazer uma repaginação na sua casa, de um jeito rápido e sem obras.

10 ideias para reforma de casa sem obras!

A renovação sem demolição se torna um processo necessário em algumas casas, seja para valorizar determinados espaços ou atualizar um design antigo. Mas, as obras podem se tornar um grande desafio devido ao tempo gasto, valor a ser investido ou até mesmo pela sujeira que esse quebra-quebra proporciona.

Nós estamos aqui para lhe ajudar a reformar os seus cômodos residenciais sem precisar passar por todo esse sufoco e, o melhor, economizando. Vamos para as dicas?

1- Invista na iluminação

A iluminação de uma casa pode influenciar diretamente no comportamento e no sentimento dos moradores, ou seja, as luzes são tudo em um projeto. Por isso, você pode começar a sua transformação, considerando esses objetos. Para decorações com toque moderno, as fitas de LED chegam com tudo, destacando móveis e áreas específicas.

Outra dica é apostar em luminárias de mesa, ou pendentes. Essas peças são atemporais e super funcionais, possibilitando sua aplicação em diferentes cômodos, como sala de estar ou quarto.

Imagem de um ambiente interno decorado com luminárias e objetos

2- Opte por novas pinturas

Uma parede colorida e pronto, o ambiente ganhou cara nova! Se a sua parede tem uma cor que não combina com os mobiliários ou está com a pintura mais antiga, chegou a hora de passar uma outra mãozinha de tinta aí. A combinação utilizada é capaz de criar contrastes e trazer novas sensações para o cômodo, por isso, é uma ótima alternativa para reformar sem obra.

Mas, para não errar na pintura, busque por tonalidades que combinem com todos os móveis e que transmitem o estilo desejado para o cômodo. Uma dica para as casas pequenas, é apostar em paredes com cores neutras, pois causam uma sensação de amplitude.

Casal pintando paredes de um ambiente interno

3- Troque as cortinas

As cortinas possuem um papel importante na decoração e, por isso, também conseguem renovar o ambiente. Além de serem elegantes, ainda são funcionais, pois evitam grande parte da passagem da luz solar nos cômodos, tornando-os mais frescos e agradáveis. Para isso, se o seu espaço é compacto, opte por opções mais simples, menos volumosas e que não pesam tanto. Já para ambientes maiores, as opções robustas ficam incríveis.

Priorize também cortinas com tecidos mais clean para não causar nenhum tipo de poluição visual.

Imagem de quarto de casal decorado com cortinas

4- Restaure os mobiliários

Se comprar móveis novos está fora de questão, você pode utilizar a criatividade e reformar os antigos. É possível pintar, envelopar ou adicionar um papel adesivo por sua da estrutura. Caso queira opções de transformações mais radicais, pode optar por outras técnicas, como envelhecimento e pátina.

Imagem de ambiente interno decorado com mobílias

5- Adicione novos objetos decorativos

Ter os mesmos enfeites decorativos por muito tempo enjoa e, dessa forma, sua mini reforma pode começar por eles! Uma ótima ideia é trocar as almofadas, adicionar quadros nas paredes, porta-retratos e outros objetos que fazem sentido com o estilo de decoração da sua casa. Prateleiras, vasos, velas e luminárias de mesa também ajudam a dar vida aos espaços.

Imagem de parede decorada com quadros

6- Aposte em espelhos

Os espelhos, além de ser itens decorativos incríveis, também proporcionam uma sensação de amplitude para os espaços, ideal para cômodos com espaços reduzidos. Além disso, essas peças curingas e versáteis, também são capazes de suavizar cores mais fortes dos móveis das paredes.

A boa notícia é que os espelhos são super adaptáveis e, dessa forma, conseguem se encaixar em diferentes estilos de cômodos, desde decorações mais clássicas até as opções mais criativas e diferentes, por exemplo.

Imagem de quarto de casal decorado com espelho

7- Insira plantas nos cômodos

Uma decoração afetiva com plantas é sinônimo de aconchego e conforto! Mas, além de trazer bem-estar, as plantas também são protagonistas nas decorações que estão e, dessa forma, são excelentes alternativas para repaginar o visual da sua casa. Aposte em vasos com plantas em cantinhos vazios do cômodo, e veja como irá ganhar um ar mais fresh!

Imagem de ambiente interno decorado com plantas

8- Use papéis de paredes

Eles são os melhores aliados de decorações DIY e na transformação de ambientes. Os papéis de parede conseguem dar uma cara nova para qualquer espaço em poucos minutos e gastando pouco. Sua instalação é prática e fácil, sem toda aquela sujeira.

Para decoração mais chique, os papéis de parede com estampas em arabesco e cores mais suaves são as melhores opções. Já para decorações inovadoras, ousar nas cores não faz mal!

Imagem de pessoa aplicando papel de parede em ambiente interno

9- Aposte em novos revestimentos

Apesar de não ser um processo tão simples como os outros, trocar os revestimentos pode ser uma opção rápida, quando necessário. Para economizar um pouco mais, é possível adicionar o mesmo revestimento em diversos ambientes da casa.

Você também pode apostar e fazer sobreposições de pisos, sobre outro revestimento. Para isso, é preciso buscar pisos em materiais que permitam essa sobreposição, como o piso de vinílico, por exemplo.

Imagem de pessoa aplicando revestimento em ambiente interno

10- Use adesivos de parede

Assim como os papéis de parede, os adesivos são ótimos para transformar a decoração. Essa alternativa é perfeita para ambientes onde você quer um toque mais divertido, criando diferentes desenhos e estilos. A vantagem dos adesivos é que eles podem ser usados diretamente na parede ou por cima de revestimentos existentes.

Imagem de ambiente interno decorado com adesivos

Viu só como existem diferentes maneiras de transformar um ambiente sem quebra-quebra e em pouco tempo? Basta usar a criatividade e buscar pelos melhores materiais, conferindo uma reforma de qualidade.

Gostou das ideias de como ter uma casa totalmente reformada sem a necessidade de fazer um grande investimento? Deixe aqui um comentário com sua opinião! Continue navegando em nosso blog para conhecer outros conteúdos sobre iluminação e decoração!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.