Teto de gesso com LED: conheça esse acabamento na decoração

Deseja uma iluminação aconchegante e com um toque de bom gosto? O teto com gesso em LED pode garantir essa sofisticação em diversos ambientes de sua casa, proporcionando ambiente, decoração e até mesmo luz natural com muito estilo.

Utilizada com frequência nos projetos de iluminação, o teto de gesso com LED é uma opção que conquista os consumidores por seu baixo custo e versatilidade, podendo ser usado em diferentes tipos de residência com uma rápida instalação.

Hoje, você descobrirá todos os segredos desse teto, incluindo os tipos, como é feito e sugestões de locais para instalar em sua casa, confira!

Como a iluminação com gesso é feita?

Para investir no gesso com LED, o teto precisa ser rebaixado em uma medida aproximada de 15 cm e outra de 2,45 m. Também é utilizada no projeto para a luz rebater no local indicado, fazendo com que a iluminação fique equilibrada, sem pontos mais claros ou mais escuros.

Vale lembrar que a iluminação em teto de gesso não substitui a iluminação principal do ambiente, ela acontece de maneira secundária, com menos intensidade e em locais estratégicos pelo teto do espaço. Com a função de deixar a iluminação do ambiente com um toque mais aconchegante.

Quais os tipos de iluminação para gesso?

O teto de gesso com LED pode acontecer de diferentes maneiras em ambientes diferentes, confira quais são os tipos de iluminação para gesso e escolha aquele que mais combina com o clima de sua casa.

1. Fitas de LED

A fita de LED é uma opção a se considerar na hora de investir em tetos de gesso, isso porque elas possuem um ótimo custo-benefício.

Além disso, possui múltiplas opções de cores no mercado — desde as mais claras para ambientes onde é necessária uma iluminação intensa, como as com o toque amarelado, ideais para espaços de descanso.

quarto iluminado com a instalação de fitas de led

O LED geralmente é a solução em iluminação mais escolhida pelos consumidores que desejam criar um projeto de iluminação diferenciado em suas casas por trazer diferentes propostas a depender do ambiente. Porém, a manutenção das fitas de LED com gesso são mais elaboradas.

Os perfis de LED também são ótimas opções para apostar em uma iluminação. Confira mais sobre!

2. Lâmpada tubular de LED

Quando uma lâmpada tubular de LED é considerada na hora de fazer um projeto de iluminação com teto de gesso, ela pode proporcionar ao ambiente um toque aconchegante ao propor uma iluminação indireta.

ambiente iluminado com lampadas tubulares de led no teto

Então, as lâmpadas tubulares podem ser uma ótima opção para o projeto! Não deixe de considerá-las se você for criar um teto de gesso.

3. Spots embutidos

Mais acessível do que a proposta de iluminação com fitas de LED para instalação. As lâmpadas tubulares não realizam o direcionamento da luz em diferentes extremidades, realizadas com spot embutidos nas sancas, refletindo um feixe de luz de maneira direcionada.

sala iluminada com spots embutidos LED

No mercado, os modelos de spot estão disponíveis de forma quadrada e redonda em materiais com plástico ou alumínio escovado, trazendo requinte à decoração.

4. Spots em trilhos

Com os spots em trilho, a iluminação em teto de gesso fica ainda mais especial e muito charmosa. Porque esses tipos de luminárias permitem que a luz seja direcionada conforme a sua intenção.

Dessa forma, esse tipo de projeto é muito utilizado em ambientes com características do tipo industrial com um toque mais moderno e especialmente na cor preta, criando um contraste com o gesso branco, deixando a decoração ainda mais interessante.

ambiente iluminado com spots em trilho

Isso significa que o teto de gesso com LED pode deixar o espaço único, trazendo a decoração do espaço sofisticada e com uma iluminação conforme a proposta adotada pelo consumidor.

Aproveite para ver tudo sobre trilhos eletrificados!

Quais os modelos utilizados de sanca de gesso?

Assim como os tipos de iluminação que podem ser utilizadas em teto de gesso com LED, existem modelos de sanca que valorizam o projeto de iluminação, conforme seu desejo.

Confira as opções disponíveis!

Sanca fechada

A sanca fechada trata-se de uma moldura de gesso instalada nas laterais de um teto com as paredes.

Dessa forma, na parte central do teto, o gesso não é instalado, fazendo com que a luz reflita na direção do chão apenas, criando um efeito único ao ambiente.

Sanca Invertida

Nesse modelo, as laterais são mais profundas e o meio do teto é mantido em relevo.

Todo o projeto de iluminação para esse tipo de sanca é pensado para a luz refletir apenas nas laterais. Tornando o ambiente mais aconchegante dependendo da cor de lâmpada escolhida.

Quais são os materiais utilizados para o teto de gesso?

Para se fazer um teto de gesso, dois materiais podem ser usados em sua construção: drywall e placas de gesso!

Olha só como eles podem ser aplicados.

Drywall

O drywall possui instalação simplificada, sendo facilmente aplicado no teto, sem produzir entulhos — o que torna essa opção mais prática.

As placas possuem, geralmente, 1,20 m x 1,80 m e funcionam agrupadas por meio de emendas com parafusos, proporcionando maior conforto acústico e térmico.

Quer continuar aprimorando a sua residência, mas sem sujeiras? Temos um conteúdo com diversas ideias de como reformar a casa sem obra!

Placas de gesso

As tradicionais placas de gesso são velhas conhecidas do consumidor, e possuem a medida de 60 x 60 cm, tornando seu acabamento melhor do que o drywall — vale ressaltar que esse fator dependerá de quem irá executar a instalação.

As placas de gesso tradicionais são indicadas para pequenos ambientes e sua instalação tende a ser ainda mais rápida se o espaço estiver vazio.

Para qualquer um dos tipos de materiais usados, vale ressaltar que o responsável pela execução terá papel fundamental para o resultado. Por isso, opte por profissionais qualificados para a realização dos serviços a fim de um acabamento profissional.

Quais os melhores ambientes para utilizar o teto de gesso com LED?

Em cada ambiente, o teto de gesso com LED tem uma comunicação diferenciada trazendo ao espaço um visual diferente.

Confira a proposta do teto de gesso em cada ambiente.

Sala de estar

O teto de gesso com LED sala de estar traduz a sofisticação do ambiente, especialmente se as cores de lâmpadas e paredes utilizadas formarem o equilíbrio necessário para um espaço aconchegante. Ou até mesmo para interação e momentos de confraternização entre familiares e amigos.

O toque clássico pode ser potencializado com o tipo de sanca escolhido, propondo uma decoração ainda mais interessante ao espaço.

O teto de gesso fica perfeito em uma decoração que envolve móveis de luxo. Caso queria algumas dicas de como montar uma sala de estar luxuosa, confira o nosso post!

Quartos

Neste ambiente, o teto de gesso com led quarto pode funcionar de maneira indireta. Isto é, o jogo de luzes pode ser direcionado conforme o gosto do morador.

E essas luzes podem deixar o espaço ideal para momentos de descanso e relaxamento, proporcionando maior acolhimento.

Banheiro

A dobradinha banheiro com teto de gesso com LED é fantástica! Isso porque deixa o ambiente mais leve, intimista e sofisticado.

É indicado reforçar a durabilidade do gesso com tinta epóxi e massa PVC para garantir que o material irá durar muito mais tempo.

Quer aprimorar a decoração de um banheiro? Confira as dicas do nosso post exclusivo sobre o tema!

Cozinha

No ambiente da cozinha, o teto de gesso também é super indicado, especialmente quando a cozinha é interligada com outros ambientes, transformando-a em um espaço integrado e de convivência.

O reforço do gesso, assim como no banheiro, deve ser feito para garantir que o material dure por mais tempo. Com esses detalhes em mente, você conseguirá adicionar toque moderno à decoração.

Veja também ideias de luminárias para cozinhas de apartamento!

Gostou de saber os detalhes do teto de gesso com LED?! Utilize todas as dicas para criar um cômodo perfeito para a sua residência!

Aproveite também para conferir outras dicas que fazem parte do universo da decoração e iluminação no blog da Decor Lumen!

Decor Lumen

Desde 1995, a Decor Lumen tem sido referência em iluminação e decoração, proporcionando uma jornada única ao transformar sonhos em realidade com projetos que refletem cuidado e expertise.

Trabalhamos com produtos de alto padrão e enviamos para todo o Brasil. Além disso compartilhamos conhecimento valiosos com conteúdos assinados por profissionais renomados em arquitetura e design de interiores.

Ao longo de mais de 25 anos, nos consolidamos como uma fonte confiável e experiente.

Confie na Decor Lumen para guiar suas escolhas e transformar seus espaços, tornando cada ambiente especial e apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.